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Gestão de times remotos: Benefícios e dicas para um bom resultado

Gestão

O trabalho remoto tem cada vez mais ganhado espaço no Brasil, empresas na busca por serem mais atrativas aos colaboradores estão adotando a medida que já é bastante utilizada no mundo a fora.

O problema é que a gestão de times remotos não é uma das tarefas mais simples, e quanto maior esse time é maior é a complexidade do gerenciamento.

Aqui na ez.devs já tivemos o nosso time completo trabalhando dessa maneira, e nessa época aprendi algumas coisas sobre como fazer a gestão de esquipes remotas.

E é com base nessa experiência que quero compartilhar os nossos erros e acertos na gestão de times remotos. Vamos lá?

Benefícios de se ter um time remoto

Antes de falar dicas de gestão, primeiro você precisa entender quais benefícios de ser ter um time descentralizado.

1. Não tenha barreiras de contratação

O primeiro e mais óbvio é que não há limite físico para a contratação, dessa forma você consegue pegar profissionais de qualquer canto do mundo.

Imagina o quanto isso impacta na hora de escolher os melhores profissionais. Ao contrário de ter que escolher os melhores talentos de São Paulo por exemplo, você pode escolher os melhores talentos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte ou qualquer outra cidade do mundo.

2. Economia de custos

Time remoto significa sem estrutura física, ou seja, você não precisa gastar milhares de reais por mês para manter aquele escritório gigante para todo o seu time trabalhar.

Além de que você não precisa se preocupar com a escola, que é um dos maiores problemas quando falamos de limite físico.

3. Alto engajamento do time

Quando falamos de trabalho remoto, não estamos falando apenas de trabalho, estamos falando de liberdade para que a pessoa possa tomar as melhores decisões para sua vida pessoal.

Menos tempo no trânsito, mais tempo com a família, maior conforto são alguns dos benefícios que afetam a qualidade de vida do profissional.

Tudo isso retorna para o seu negócio, pois quando o colaborador se sente valorizado ele tem um alto engajamento com a empresa.

Além de que vagas remotas ainda não são tão comuns no Brasil, o que leva a integrante do time pensar duas vezes antes de aceitar outro trabalho.

Dessa maneira a taxa de turnover de empregos remotos são baixíssimas.

Cuidados ao se gerenciar um time remoto

Diga não ao microgerenciamento

O primeiro e principal ponto que eu aprendi na gestão de times remotos é: Não faça microgerenciamento.

O microgerenciamento pode ser ruim até para times presenciais, mas quando falamos de times remotos ele pode ser ainda mais perigoso.

O fato é que você não consegue acompanhar o dia a dia do profissional, aquela passada atrás da mesa do seu time para ver o que eles estão fazendo não vai mais acontecer.

Então aprenda a confiar, escolha metrificar os resultados ao invés de controlar todas as variáveis, esse vai ser o ponto chave de todo o sucesso de sua gestão.

Entenda a comunicação assíncrona

Trabalho remoto é diferente de Home-Office, trabalho remoto significa que o seu time pode estar espalhado por qualquer lugar do mundo, inclusive em lugares com o fuso horário diferente.

Então para isso funcionar você precisa entender que a comunicação em um trabalho remoto é assíncrona, e é tudo bem as pessoas não responderem na hora que você precisa.

O importante aqui é ter as regras bem claras, caso seja necessário ter um horário que todo mundo esteja online, ou que em caso de urgência tenha um meio de comunicação síncrono, é importante deixar alinhado entre todo o time.

Tenha metas definidas e claras para todo o time

Para que as dicas anteriores funcionem é importante que as metas e resultados esperados sejam muito claras e (claro) que todo o time tenha ciência delas.

Então faça um bom processo de onboarding e mantenha uma boa comunicação com o time durante o tempo todo.

Trello auxilia na gestão de times remotos.
Ferramentas como o Trello são boas para manter um bom alinhamento do time.

Foco na comunicação

De conclusão quero deixar o mais importante, foco na comunicação.

Um dos maiores riscos de qualquer empresa é a comunicação, quando falamos de trabalho remoto esse risco cresce exponencialmente. Afinal, se é difícil manter um bom entendimento com o time todo no mesmo espaço imagine com cada um espalhado pelo canto do mundo.

Dessa maneira é fundamental ter um canal de comunicação extremamente aberto e prático para que todas possa se comunicar com facilidade.

Nas próximas semanas vou escrever um artigos com as melhores ferramentas para a gestão de times remotos, fique ligado.

Qualquer dúvida deixe nos comentários que respondemos o mais rápido possível!

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