fbpx

Github: por que você deve utilizá-lo em seu projeto?

O Github é uma plataforma destinada a pessoas desenvolvedoras que possui inúmeras funcionalidades e benefícios para tais profissionais. Contando atualmente com mais de 56 milhões de usuários, essa ferramenta consiste basicamente em um serviço em nuvem que hospeda um software chamado Git, que é um sistema de controle de versão.

Nele, pessoas desenvolvedoras de todo o mundo podem hospedar projetos open source (ou de código aberto) sem qualquer custo. O acesso ao código permite que colegas de profissão contribuam em seu projeto e que você contribua no deles, o que também torna a ferramenta em um espaço de aprendizado com uma enorme riqueza de conteúdo. Além disso, com tantos usuários, o Github é um excelente veículo de networking, no qual profissionais podem construir seu próprio portfólio e tech recruiters podem analisar na prática o trabalho de pessoas desenvolvedoras que pretende contratar.

Quando se trata de projetos, a versatilidade do Github fica ainda mais notável. A plataforma pode ser utilizada como repositório de códigos para projetos fechados à comunidade, que é um recurso utilizado por equipes que contam com muitas pessoas desenvolvedoras e precisam desenvolver um projeto de forma mais organizada e produtiva. Neste repositório, é possível adicionar, além dos códigos em si, fotos, vídeos, ou quaisquer outros tipos de dados e arquivos que sejam necessários ao desenvolvimento do projeto. Já que o Github é um sistema baseado em nuvem, é possível ter acesso às informações e documentos de qualquer lugar, o que facilita o andamento do trabalho.

Além disso, essa ferramenta permite que se faça controle de versão nos projetos, recurso que tem a finalidade de gerenciar as diferentes versões de um código. Ao acompanhar e analisar as alterações que ocorreram entre versões, a pessoa desenvolvedora pode identificar, com maior facilidade, que partes dos códigos estão interferindo em outras funções do projeto, ou que alterações fizeram surgir erros nas novas versões, dentre outras possibilidades. Com uma maior facilidade na detecção dessas inconsistências, a solução das mesmas passa a ser mais eficiente também.

Outro dos recursos do Github que pode ser muito útil ao desenvolvimento de um projeto é o Issues, um espaço em que é possível gerenciar projetos e, especialmente, corrigir eventuais erros. Nele, pessoas desenvolvedoras de dentro e de fora de sua equipe podem colaborar para identificar e apontar falhas, além de poderem apresentar soluções para as mesmas. Também é possível procurar essas resoluções em outros projetos que tenham tido problemas parecidos com os do seu. Quanto ao gerenciamento de projetos, o Issue também permite que o usuário organize as tarefas que ainda devem ser feitas de acordo com suas prioridades.

O Github ainda conta com a ferramenta Pull Request, na qual é possível se comunicar com a equipe sobre mudanças que estão prestes a serem feitas no código, colocando em pauta os detalhes e características que devem ser alterados ou adicionados antes que as mudanças sejam efetivamente aplicadas. Esse recurso funciona, de certa forma, como um controle de qualidade, uma vez que as alterações são enviadas a profissionais responsáveis pelo projeto antes de serem implementadas de fato. O Pull Request também pode ser utilizado de forma aberta, por meio da qual é possível observar a revisão de mudanças sugeridas e compará-las com outras versões.

A plataforma também possui funcionalidades de redes sociais, que potencializam ainda mais as formas de colaboração entre usuários, já que tornam possível seguir perfis, acompanhar projetos e trocar mensagens privativamente com outras pessoas desenvolvedoras. A facilidade de manter contato com colegas de plataforma contribui para o desenvolvimento de projetos mais aperfeiçoados pela ajuda e experiência de outros profissionais.

Por fim, vale lembrar que no Github é possível utilizar aplicativos complementares em seu projeto, os quais podem ser achados e comprados na própria plataforma. Também é possível criar os aplicativos que podem auxiliar no bom andamento de seu projeto, construindo-o de acordo com as características e necessidades de seu software. Com tantos recursos disponíveis, a praticidade que o Github proporciona a pessoas desenvolvedoras é indiscutível. Não é à toa que a plataforma conta com dezenas de milhões de usuários ativos, mais de 3 milhões de organizações participantes e mais de 100 milhões de repositórios nela hospedados. Procure explorar ainda mais essa ferramenta que é tão boa para quem está se inserindo no mercado de trabalho quanto para quem já está atuando em um projeto.

Públicações relacionadas

5 Podcasts de Tecnologia para desenvolvedores
artigo com dicas de podcast de tecnologia para desenvolvedores

Elencamos neste conteúdo, cinco podcasts de tecnologia para você complementar seus estudos na área de desenvolvimento de software. Confira! Profissionais Ler o artigo completo

Conhecendo a fundo os principais frameworks de front-end
frameworks front-end guia criado em parceria com a rocketseat

Em parceria com a Rocketseat, montamos um guia detalhado sobre os 3 frameworks JavaScript mais utilizados pelo ecossistema tech.

Angular: um framework de destaque no desenvolvimento front-end
trabalhando com framework angular em desenvolvimento web

Conheça o framework Angular, que está fazendo sucesso entre desenvolvedores, e entenda quais características tem para tornar o desenvolvimento de Ler o artigo completo

NestJS: introdução e aplicação de CRUD usando MongoDB
aplicação de NestJS

Alexander Yokogawa, desenvolvedor da EZ.devs, introduz o assunto NestJS e mostra como é possível desenvolver a base de aplicações back-end Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos