fbpx

Hard Skills e Soft Skills que todo CTO deve ter

Possuir Hard Skills e Soft Skills específicas pode fazer toda a diferença no trabalho de um CTO. Como todo líder de empresa, esse profissional precisa possuir habilidades voltadas para gestão de pessoas, negócios e também ter domínio de aspectos técnicos, como linguagens de programação e gerenciamento de projetos. Isso é importante para que sua startup se desenvolva da melhor maneira possível e com um menor índice de problemas ao longo do caminho.

Por conta dessa importância na área, nós produzimos um artigo que detalha as principais hard skills e soft skills que todo CTO deve ter. Talvez isso possa ajudar profissionais a melhorarem suas características ou auxiliar você a contratar o líder técnico ideal. Confira nas linhas a seguir.

Hard Skills

Planejamento de projetos

Por se tratar de uma área bastante técnica, um bom CTO deve saber executar corretamente o planejamento dos seus projetos. Isso porque, para que um determinado produto tenha um bom resultado final, é necessário que técnicas de gerenciamento de projetos sejam executadas de uma forma ágil. Ter experiência com SCRUM e Kanban são fundamentais para o currículo de um diretor de tecnologia.

Nesse planejamento, o profissional é responsável por realizar um levantamento de requisitos sobre quais funcionalidades entrarão no projeto. Além disso, ele precisa entender e montar esse planejamento de acordo com as necessidades da empresa e de seus clientes. O CTO realiza ainda análises de escopos e limitações de projetos, estudo de soluções, e também trabalha para garantir o sucesso de produtos, gerenciando tempo, processos, priorização, recursos e prazos.

Conhecimento estratégico

Assim como citado anteriormente, para que um CTO consiga planejar projetos ele precisa ter um conhecimento estratégico bem elaborado. Esse profissional se torna o líder e responsável por escolher quais tecnologias serão utilizados no produtos, implementar essas linguagens e desenvolver estratégias para aprimorar e aperfeiçoar o produto.

Como seu foco está no cliente, no produto final e no aumento da receita, é importante que todo CTO esteja bem atualizado sobre o surgimento de novas tecnologias – e das mais utilizadas -, para que ele possa entender onde é indicado utilizar cada linguagem de programação. Dessa forma, o profissional consegue passar as principais instruções para sua equipe de desenvolvimento. Esse pensamento estratégico é importante para que erros de execução não aconteçam e para que produto final não tenha problemas.

Conhecimento técnico

Dando sequência às principais hard skills necessárias em um CTO, ter conhecimento técnico é o mais importante. Um profissional que almeja um cargo de CTO precisa ter experiência prática em engenharia da computação e áreas similares. Como ele será o líder técnico de uma equipe, ele precisa organizar todo o time e apresentar soluções para possíveis erros técnicos que possam vir a acontecer na execução de um projeto.

É por isso que a maioria dos CTOs é formada em ciência da computação e possui conhecimento em arquitetura de sistema, programação e design de software. Apesar de nem todas essas habilidades estejam presentes nos profissionais, possuir conhecimento prático da parte técnica e experiência na área os torna mais bem preparados para lidar com tipos de desafios técnicos.

Saber contratar profissionais

Além das características citadas anteriormente, é super importante que um CTO saiba como contratar profissionais. Por ele ser o responsável por montar os times de desenvolvimento, saber onde encontrar desenvolvedores, quais suas características e em quais áreas há maior necessidade pode ajudar no andamento do projeto e na gestão da equipe.

O CTO precisa ser capaz de identificar e atrair desenvolvedores que não sejam apenas talentosos, mas que façam parte da cultura da empresa. Além de ser importante saber detectar problemas de desempenho entre os funcionários o quanto antes, para que a empresa não sofra com resultados fora do esperado. Por isso, busque profissionais em que você possa confiar e que goste de trabalhar em conjunto para que os objetivos da empresa sejam atingidos e as metas possam ser concluídas.

Soft Skills

Comunicação

Além das hard skills, as soft skills também são importante para qualquer CTO. Por conta disso, ter um profissional com capacidade de se comunicar é super importante para o crescimento do seu negócio. Por se tratar de uma área bastante técnica, o CTO que conseguir transmitir suas ideias de forma mais simples e didática tende a ter mais facilidade no gerenciamento dos seus projetos. 

Outra característica importante é saber ouvir outras pessoas. O CTO precisa compreender totalmente o que é necessário tanto do lado do negócio quanto do desenvolvimento e saber lidar com todos os desafios para que possa transmiti-los de forma eficiente. Certifique-se de entender se seu time de desenvolvimento está realmente entendendo o que você está dizendo.

Ter perfil de liderança

Essa soft skill é bem óbvia mas não podemos deixar de falar. Como líder técnico da sua equipe de desenvolvimento, cabe ao CTO indicar quais caminhos devem ser percorridos e quais prioridades o projeto deve ter. Além disso, é o CTO que define qual linguagem de programação será utilizada no produto e qual será o seu time.

Essa escolha pode se tornar um passo complicado pois definir uma stack de tecnologia de forma errada pode comprometer (e muito) o desenvolvimento do projeto. Essa liderança é tem papel importante também na solução de problemas, pois o líder técnico é o responsável por analisar e amarrar pontas que tenham ficado soltas.

Organização

Ter uma boa organização também faz parte do leque de habilidades de um CTO. Ao entrar em um projeto técnico, todo líder de tecnologia precisa ser organizado o suficiente para definir uma lista de prioridades e também para montar sua equipe de desenvolvimento. Todo projeto inicial precisa de desenvolvedores que saibam trabalhar em mais de uma área (Full-stack). Após um nítido crescimento do seu negócio, escolher profissionais específicos que atuarão em cada setor (Front-end, Back-end, e etc) garante aumento da produtividade.

Ser organizado garante também que as sprints de desenvolvimento sejam efetivas, feitas em um período mais curto de tempo e que o menor número de problemas aconteça durante a execução.

Públicações relacionadas

Alinhando oportunidades de trabalho aos seus objetivos de carreira em tecnologia
construindo um plano para sua carreira em tecnologia

O mercado de tecnologia sempre foi considerado um ramo em ascensão, tendo em vista as inúmeras inovações e a sua Ler o artigo completo

Como usar o algoritmo do Linkedin para ser encontrado na rede?
Algoritmo do linkedin: como ser encontrado?

Conheça como o algoritmo do LinkedIn funciona e como podemos nos favorecer dele para conquistar as melhores oportunidades.

Burnout em desenvolvedores: o que fazer para evitar
burnout no trabalho - pessoa com as mãos na cabeça sentado a frente do computador

Nosso time de Customer Success conta como é possível driblar o estresse excessivo no dia a dia e evitar o Ler o artigo completo

Salário para desenvolvedores em 2021
Salário para atuar como desenvolvedor em 2021

Confira neste artigo quais são os salários que um desenvolvedor pode receber em 2021.

Veja todos os nossos artigos