Headhunting no Brasil: saiba como ele pode ser um diferencial

Negócios

Possuir um time de colaboradores capacitados tem um efeito positivo em todos os setores do mercado. Na área de tecnologia isso vem se tornando um grande diferencial, especialmente devido a baixa disponibilidade de profissionais no mercado. É por esse motivo que cada vez mais empresas de TI vêm apostando em headhunters no Brasil. 

Mas, o que é o headhunting?

Essa é a prática de especialistas em recrutamento. O headhunter atua nas empresas como o responsável pela busca de talentos no mercado de trabalho. Seu trabalho demanda uma variedade de habilidades e características específicas, que o habilitam para essa prática. Em empresas de TI esse profissional é particularmente importante, por se tratar de um nicho extremamente especializado.

O know-how de um headhunter é sua principal arma. Antes de mais nada, esse é um especialista que necessita de muita experiência no ramo. Afinal, ele depende, diversas vezes, de perceber as sutilezas que podem unir um novo profissional e uma empresa. Por isso, antes de mais nada é preciso conhecer bem as experiências anteriores do seu headhunter.

Na maioria das profissões, networking é um diferencial. Contudo, no caso de um headhunter ele se torna um requisito. Para esses especialista, quanto mais contatos, melhor. Como é de se imaginar, para ser capaz de conectar empresas e talentos ele deverá conhecer diversas pessoas na área. Dessa forma, ele conseguirá saber onde achar os profissionais ou até pedir indicações.

No fim, o trabalho de um headhunter é uma mistura entre ótimo relacionamento humano e expertise do mercado. Sua contribuição na empresa se dará de forma construtiva, ajudando para que você monte, pouco a pouco, o time perfeito da sua startup. A seguir, compreenda melhor como ele pode ser um diferencial no ramo de tecnologia.

Headhunting em tecnologia no Brasil

Os benefícios em buscar por uma pessoa para fazer o headhunting de algumas peças para o seu time são vários. Mesmo assim, é importante entender como contratar um headhunter também pode colocar seu negócio na frente da concorrência. Confira!

Powered by Rock Convert

Especialização

Um headhunter com familiaridade na área de tecnologia não será apenas capaz de encontrar bons profissionais para preencher uma vaga. Mais importante que isso: ele indicará o profissional certo. Pode não parecer, mas essa é uma diferença fundamental. O trabalho desse profissional não é apenas recrutar um talento, mas identificar a pessoa adequada para o perfil da vaga e, acima de tudo, da empresa.

Empresa em evidência

Pode parecer apenas uma suposição, mas possuir um headhunter é uma boa forma de dar visibilidade à sua empresa. Uma vez que existe uma cultura de recrutamento relacionada ao seu negócio, as pessoas podem se interessar mais por ele. Afinal, assim como o headhunter, os profissionais do mercado também estão fazendo networking e conhecendo novas oportunidades de trabalho.

Alternativa ao processo seletivo

Mesmo sendo a forma mais tradicional de procurar por novos colaboradores, nem sempre o processo seletivo é a melhor opção. Ele ainda é um modelo extremamente eficiente, é claro. Contudo, ter alternativas é sempre um diferencial. Uma empresa que possua formas diferentes de encontrar talentos, aplicadas para diferentes situações, pode ter uma vantagem.

Enfoque na atividade

Se sua empresa possui um responsável pela busca de novos talentos, ela não precisará que uma liderança se responsabilize por esse processo inteiro. Mesmo que algum membro da empresa auxilie o headhunter a montar um perfil para a vaga, ele não precisará despender tempo na procura pelo colaborador correto. 

Eficiência

Via de regra, um headhunter é uma pessoa com longa experiência no mercado. Por isso, ele provavelmente conhecerá atalhos para chegar no resultado. Isso é especialmente importante para situações emergenciais, nas quais é muito difícil manter a vaga aberta por um período longo. 

Considere a opção

A contratação de um headhunter pode ser um passo fundamental caso sua empresa possua dificuldades em encontrar talentos, especialmente para cargos de lideranças. Além disso, este serviço pode ser prestado por empresas terceirizadas. Isso é é fundamental para algumas empresas que não possuem estrutura ou orçamento suficiente para alocar um novo funcionário.

É importante ter em mente que o capital humano é um dos maiores bens de um negócio. Mantê-lo funcionando corretamente depende de boas escolhas. Unidas à uma administração eficiente, isso pode gerar resultados melhores para a sua startup.