Afinal, qual é a importância da tecnologia no crescimento empresarial?

Negócios

Nos processos de gestão e nas estratégias de muitos negócios, a tecnologia tem proporcionado mudanças significativas. Seja para a automatização das etapas produtivas ou para a expansão de sua atuação no mercado, a importância da tecnologia no crescimento empresarial agrega valor e cria um diferencial competitivo.

Com a tecnologia cada vez mais presente nos negócios, o gestor passa a ter uma visão mais ampla da situação da empresa. Além disso, o investimento em inovação cria rotinas e procedimentos mais inteligentes, ou seja, de modo automatizado.

Bom, se você ainda está em dúvida sobre a importância da tecnologia no crescimento empresarial, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

A importância da tecnologia no crescimento empresarial

A automação dos processos e a utilização de ferramentas e sistemas cada vez mais diferenciados têm estreitado o relacionamento entre pessoas e empresas, possibilitando uma verdadeira revolução na vida moderna. Entregar um produto e/ou serviço com qualidade e dentro do prazo não é uma tarefa fácil. Por isso, cada vez mais empresas passam a aderir à tecnologia para ajudar na organização. Por exemplo, muitos sistemas conseguem verificar em que etapas há erros e falhas na execução dos processos e implementar medidas preventivas e corretivas para não comprometer os resultados. Com a adoção da tecnologia nos processos produtivos, entre outros, é possível:

  • reduzir as falhas e o retrabalho;
  • fornecer respostas rápidas às demandas internas e externas;
  • desburocratizar os processos internos, simplificando o controle, a execução e a fiscalização;
  • otimizar o tempo, reduzir os custos e aumentar a produtividade.

No dia a dia das empresas, a tecnologia trouxe uma melhora substancial nos processos, facilitando a execução das tarefas e agregando maior segurança na realização das operações corporativas.

Os benefícios da tecnologia para os processos

Muito além de automatizar tarefas e processos operacionais, a importância da tecnologia no crescimento empresarial se revela como um importante instrumento de gestão.

Hoje em dia, os chamados softwares de gestão ERP (Enterprise Resource Planning) integram toda a empresa, independentemente do tamanho, porte ou segmento de atuação. Ou seja, todos os processos são inter-relacionados e gerenciados em uma única plataforma, de qualquer lugar e a qualquer hora, bastando apenas ter acesso à internet. Investir em tecnologia deixou de ser uma alternativa e passou a ser um item de grande necessidade.

Com a informatização dos órgãos fiscalizadores e a exigência de um número maior de informações em um menor prazo, isso passou a demandar maior rapidez e confiabilidade na prestação dos serviços por parte das empresas. Entre os principais benefícios que a adoção da tecnologia possibilita aos processos, podemos destacar os que seguem.

Aumento da agilidade

Os processos passam a ser realizados com maior rapidez, ou seja, é possível aumentar a capacidade produtiva sem comprometer os prazos e a qualidade. Além disso, há uma redução significativa da mão de obra e dos custos trabalhistas.

Padronização dos processos

A tecnologia permite que as formas como as tarefas são executadas sejam padronizadas, documentadas e controladas com maior eficiência, possibilitando a manutenção dos níveis de qualidade.

Redução de custos

Não há dúvidas de que a tecnologia “enxuga” ao máximo os custos incorridos nos processos, tanto de produção quanto administrativos. Isso possibilita um melhor planejamento dos recursos empregados e a eliminação de gastos desnecessários. Por sua vez, essa economia pode ser revertida em investimentos para atividades específicas e que resultem em uma maior receita para a empresa.

Além dos benefícios citados, maior segurança em todas as etapas do negócio, melhoria dos processos e tomadas de decisão mais eficientes também podem ser verificadas. A importância da tecnologia no crescimento empresarial representa um diferencial de mercado e a possibilidade de alcançar melhores resultados utilizando os recursos disponíveis de forma racional.

Então, gostou do conteúdo? Aproveite que está por aqui e continue aprimorando seus conhecimentos com este outro artigo sobre o que é MVP (Minimum Viable Product) e como utilizá-lo. Boa leitura!

Sobre o Autor

mm

Gabriel Malinosqui

Apaixonado por empreendedorismo e tecnologia.
Atualmente atuo como CEO na ez.devs e ajudo a empresas construirem seus produtos digitais

Entre com seus dados para a ligação.