fbpx

Inclusão no mercado de trabalho

Este texto foi produzido pela Vanessa Moura, a Vanny (@wonderwanny), desenvolvedora e Community Manager na Stack OverFlow, que nos conta um pouco sobre os desafios e benefícios de prezar pela inclusão no mercado de trabalho. 


Desde que eu comecei no mercado de trabalho de TI, escuto opiniões mistas sobre abrir espaço e preferência para minorias, na tentativa de diversificar e retificar aquela imagem precária de que a área de de tecnologia é predominantemente masculina cisgênero.

Já ouvi muitas pessoas falando sobre meritocracia e que as pessoas que estão ali estão apenas por merecerem. Mas eu sou da ideia que todos nós merecemos oportunidades iguais e nós sabemos (e temos números) que comprovam que essa realidade não é tão verdadeira.

Algumas pessoas têm muito mais vantagens em processos seletivos de trabalho e por trás disso vem uma fila enorme de dependências que impedem determinados grupos sociais de progredirem na mesma velocidade que outros. E isso é culpa da sociedade injusta a qual vivemos nos dias de hoje.

Muitas empresas abrem vagas prioritárias para influenciar a diversidade dentro da empresa sem nem ao menos ter um plano de ação para desenvolver essa pessoa. Eu mesma já participei de programas de estágio voltados a mulheres e fiquei completamente decepcionada com o descaso em que fui tratada. Além disso, não tive metade do meu potencial explorado, o que me fez pensar que esses programas de inclusão são apenas uma fachada para algumas empresas cumprirem com a “agenda”.

É claro que existem corporações sérias, que têm compromisso com o desenvolvimento e crescimento dos seus funcionários. Sabemos que uma pessoa bem motivada e recompensada traz lucros para as empresas e se sente mais realizada como profissional. Esse é o jogo onde todos são vitoriosos.

Refletindo sobre isso, resolvi escrever alguns pontos sobre a importância da diversidade dentro do ambiente de trabalho.

Mas o que seria diversidade?

Em termos gerais, diversidade é qualquer dimensão que pode ser usada para diferenciar grupos e pessoas uns dos outros. 

Significa respeito e valorização das diferenças. 

Todos nós trazemos conosco diversas perspectivas, experiências de trabalho, estilos de vida e culturas. A diversidade é definida por quem somos como indivíduos, e abrange a gama de semelhanças e diferenças que cada indivíduo traz para o local de trabalho, incluindo, mas não se limitando à, nacionalidade, idioma, raça, cor, deficiência, etnia, gênero, idade, religião, orientação sexual, identidade de gênero, status socioeconômico, condição de veterano e estruturas familiares. 

Definimos a diversidade da força de trabalho como um conjunto de atributos individuais que, juntos, nos ajudam a buscar os objetivos organizacionais com eficiência e eficácia. Em termos simples, a diversidade é a mistura.

O que é um local de trabalho diversificado?

A maioria das pessoas pensa em um local de trabalho diversificado como um ambiente de trabalho que promove a inclusão de funcionários de diferentes gêneros, etnias e origens raciais. Embora isso seja verdade, há mais do que isso.

O significado da diversidade tornou-se mais complexo. Uma força de trabalho diversificada inclui pessoas com variedade em uma série de categorias diferentes, como:

  • Religião
  • Cultura
  • Orientação sexual
  • Língua
  • Formações educacionais
  • Habilidades
  • Necessidades

Os benefícios da diversidade no local de trabalho

Saiba porque é importante investir na diversidade na hora do recrutamento

1. Novas perspectivas

Ao contratar pessoas de diversas origens, nacionalidades e culturas, você está trazendo uma nova gama de perspectivas para a mesa. Isso pode levar a benefícios como melhor resolução de problemas e aumento da produtividade. Pense nisso como uma caça ao tesouro: você terá mais sucesso enviando todos da equipe na mesma direção? Ou você vai reunir informações mais rapidamente por ter uma equipe que se divide estrategicamente?

2. Grupo de talentos mais amplo

Os funcionários não estão mais simplesmente procurando um emprego com o expediente das nove horas da manhã às cinco horas da tarde e que pague bem. Eles estão procurando um espaço onde possam crescer, se sentir aceitos e ser desafiados. E é por isso que uma empresa que adota a diversidade atrai uma gama mais ampla de candidatos, que procuram um lugar progressivo para trabalhar.

Além disso, as gerações millennial e Gen Z são as mais diversas da história. Da mesma forma, um estudo da Glassdoor em 2020 descobriu que 76% dos funcionários e candidatos a emprego relatam que uma força de trabalho diversificada é um fator importante ao avaliar empresas e ofertas de emprego. Como resultado, empresas diversas têm maior probabilidade de atrair os melhores talentos.

Por outro lado, uma empresa que também busca ativamente a inclusão e a diversidade de candidatos terá acesso a um leque de talentos mais amplo. Embora você deva sempre ser seletivo sobre quem você contrata, ser excessivamente exigente com características que não importam diminuirá significativamente o número de pessoas que você pode considerar. É por isso que abraçar a diversidade de origem, pensamento, etnia e outros fatores são essenciais para encontrar boas contratações.

3. Mais inovação

A diversidade no local de trabalho leva à inovação. Se você pensar bem, a correlação faz sentido. Se você tiver um grupo homogêneo de pessoas, é provável que tudo (desde seus padrões de pensamento a experiências de vida e habilidades de resolução de problemas) também seja semelhante. E a mesmice não leva a soluções criativas. Por outro lado, um grupo heterogêneo de funcionários contribuirá com perspectivas únicas que podem levar a inovações no pensamento.

É o mesmo motivo pelo qual as empresas saem do local para reuniões estratégicas importantes ou por que uma mudança no ritmo pode ajudá-lo a resolver aquele problema no qual você está preso há dias. Sabe-se que novas circunstâncias e ambientes geram novas idéias, e um estudo recente também descobriu que as empresas que têm uma boa pontuação nos indicadores de diversidade tendem a ser comprovadamente mais inovadoras.

4. Melhor desempenho do funcionário

Diversidade e inclusão caminham juntas. Quando você cria um ambiente de trabalho onde os funcionários veem uma representação de uma variedade de culturas, experiências e formas de pensar, eles ficam mais propensos a se sentirem confortáveis ​​sendo eles mesmos. Isso, por sua vez, leva a funcionários mais felizes e produtivos.

Por outro lado, a pesquisa descobriu que uma cultura rígida e homogênea pode sufocar a diversidade cognitiva natural devido à pressão para se conformar. Se os funcionários não sentem que podem ser eles mesmos no trabalho, é mais provável que temam a rejeição e não produzam seu melhor trabalho.

5. Aumento dos lucros

Existem muitos estudos que mostram que diversas equipes simplesmente têm um desempenho melhor e, como resultado, geram mais lucros. Um relatório da McKinsey de 2015 sobre 366 empresas públicas descobriu que aquelas no quartil superior para diversidade étnica e racial na gestão tinham 35% mais probabilidade de ter retornos financeiros acima da média do setor. 

Além disso, aqueles no quartil superior para diversidade de gênero tinham 15% mais probabilidade de ter retornos acima da média do setor. Outro estudo da McKinsey descobriu que as empresas de capital aberto dos EUA com diversos conselhos executivos têm um retorno sobre o patrimônio 95% maior do que aquelas com conselhos homogêneos. Ainda outro estudo do Boston Consulting Group descobriu que aumentar a diversidade e inclusão nas equipes de liderança leva a um melhor desempenho financeiro. Claramente, a diversidade compensa.

Os desafios de criar uma força de trabalho diversificada

Como em tudo na vida, criar uma força de trabalho diversificada não é fácil. E se fosse, veríamos mais pessoas de outros grupos em cargos de liderança, mais frequentemente.

1. Preconceitos injustos

Infelizmente, existem indivíduos que não toleram pessoas que são diferentes deles. Isso pode resultar em atos de racismo, LGBTQfobia, assédio sexual ou mesmo discriminação religiosa.

Se essas dificuldades se desenvolverem em sua empresa, isso pode criar um ambiente de trabalho desconfortável, hostil (e até perigoso) e prejudicar a reputação de sua empresa. Você precisará implementar políticas rígidas contra qualquer forma de discriminação no local de trabalho e tomar medidas imediatas contra aqueles que não cumprem as regras.

2. Barreiras de comunicação

Um exemplo que ninguém pensa é que ter uma equipe diversificada pode significar que alguns dos membros falam línguas estrangeiras… Isso pode resultar em uma lacuna de comunicação entre os funcionários, o que terá um impacto negativo na produtividade da sua empresa.

Você pode evitar isso contratando pessoas multilíngues para fazer traduções. Existem também vários aplicativos de tradução no mercado que você pode escolher. Você pode até considerar o envio de funcionários para cursos educacionais para aprender novos idiomas. Como um bônus lateral, isso os ajudará a se comunicar com clientes estrangeiros.

Preencher a lacuna de comunicação entre os funcionários fará sua empresa crescer e abrirá mais portas para o sucesso.

3. Diferentes interpretações da etiqueta profissional

Culturas diferentes têm tradições diferentes. Além disso, eles também têm valores e etiquetas diferentes no que diz respeito ao local de trabalho. Isso pode causar mal-entendidos entre os membros da equipe e, potencialmente, levar a conflitos.

Para superar isso e evitar conflitos no local de trabalho, certifique-se de que seus funcionários entendam e respeitem as tradições uns dos outros.

A conclusão é que, para muitos que não olham essas lacunas como problema e não enxergam a inclusão como solução, acabam por pensar que programas de capacitação e inclusão de minorias seja uma forma trapaceira. O que elas não pensam é que a sociedade já trapaceia quando dificulta os caminhos para muitos e facilita o caminho para alguns poucos.

Grandes avanços na tecnologia foram concretizados por pessoas diferentes, em lugares diferentes do mundo, com culturas diferentes, pensamentos, histórias, experiências, necessidades diferentes. Imagine um mundo onde todos temos oportunidades iguais de nos desenvolvermos como profissionais e tivermos acesso a direitos iguais. Com certeza, teríamos uma sociedade mais avançada, com oportunidades a todos.

Públicações relacionadas

Contratar desenvolvedores: 3 dicas para 2022

Entra ano, sai ano… e a corrida para contratar desenvolvedores continua cada vez mais desafiadora para tech recruiters tanto do Ler o artigo completo

Mercado de tecnologia: Como superar a escassez de talentos em 2022

Saiba como driblar a escassez de talentos no mercado de tecnologia e tenha um time com os melhores profissionais de Ler o artigo completo

O trabalho presencial terá seu fim decretado em 2022?

Uma ideia já discutida antes da pandemia, que no Brasil contava com poucos adeptos, tornou-se a única opção para manter Ler o artigo completo

Reuniões online em excesso e os prejuízos que elas trazem para o seu time

Reuniões que poderiam ser e-mails... por que isso acontece tanto? Com a migração do sistema presencial para o trabalho remoto, Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos