KPI Desenvolvimento de Software: quais aplicar na sua equipe de TI

Gestão

Implementar KPI de desenvolvimento de software são fundamentais para verificar se a empresa está ou não no caminho certo para o crescimento. Esses indicadores de desempenho mensuráveis são bastante conhecidos já que indicam se o seu negócio está ou não atingindo as metas pré-estabelecidas seja a médio ou a longo prazo.

Também chamados de Key Performance Indicators, esse tipo de métrica é muito importante pois ajuda a liderança de uma empresa a saber quais pontos é preciso melhorar ou quais aspectos sua startup possui como destaque diante dos concorrentes.

Por meio do KPI de desenvolvimento de software, todos os profissionais conhecem e tornam-se envolvidos nos objetivos da empresa, a fim de alinhar os esforços em torno das estratégias estabelecidas pelos gestores de ti. Por meio dos resultados apontados nos indicadores, é possível quantificar o desempenho da empresa e permite que os trabalhadores entendam o quanto suas atividades colaboram para o sucesso desses números.

Além disso, é importante ressaltar que cada empresa pode acompanhar KPIs específicos para seu tipo de negócio, seja ela startup de tecnologia, marketing ou financeira. Por conta disso, não existem um padrão de quais indicadores precisam ser seguidos. Cabe à liderança da empresa definir as melhores métricas e metas a serem atingidas. Escolher indicadores errados para sua startup pode trazer uma falsa sensação de crescimento ou até mesmo de estagnação que podem não condizer com a realidade.

Qual a importância dos KPIs e porquê utilizá-los?

Como dito anteriormente, diversas áreas podem utilizar esses indicadores, sendo que são fundamentais para toda e qualquer empresa que busca um crescimento organizado, consciente e de forma ágil. Por facilitar a medição de desempenho dos processos, a partir das informações coletadas durante semanas fica mais fácil corrigir alguns gaps que possam vir a aparecer.

A principal importância relacionada a KPI de desenvolvimento de software é no aumento da comunicação e da transparência entre colaboradores e liderança de tecnologia. Dessa forma, é possível definir objetivos claros para cada setor da equipe sobre o que precisa ser feito para alcançar um projeto ideal no final, além, é claro, de conseguir monitorar se tudo está sendo feito como planejado.

Dentro de qualquer empresa quantificar e qualificar seus processos e suas atividades e suas operações são a melhor forma de conseguir entregar um produto no qual o cliente se sinta satisfeito e volte a procurar sua empresa para projetos futuros. Dessa forma, isso aumenta ainda mais a importância de se utilizar KPIs.

Os resultados da implementação de KPI de desenvolvimento de software são voltados para médio e longo prazo. Após um certo período de tempo, benefícios como melhor qualidade, aumento da produtividade e desempenho dos colaboradores, serão facilmente notados e suas metas ficam mais fáceis de serem atingidas.

Como definir um bom KPI de desenvolvimento de software?

Antes de se iniciar um planejamento para formulação dos melhores KPI de desenvolvimento de software que sua empresa precisa analisar, é preciso começar entendendo quais os objetivos da sua startup e como vai ser feito o planejamento para que sejam alcançados. Além disso, é super importante que as metas estejam bem definidas e que toda a equipe esteja ciente do que precisam fazer para alcançá-las.

Para que isso seja possível, busque ouvir feedbacks de pessoas que já trabalharam com esses indicadores e busque conhecimento por meio de leituras mais especializadas sobre o assunto. Dessa forma, você consegue dominar tudo o que os KPIs podem oferecer e passar isso com segurança para todo o time de desenvolvimento.

Após a definição, faça a análise de quais seriam os principais indicadores que fariam mais sentido para sua startup. Isso pode variar bastante de acordo com o porte da empresa, já que equipes maiores exigem mais atribuições e exigências. Com isso, é importante analisar com bastante atenção algumas características que servem para definir um bom KPI de desenvolvimento de software.

A primeira delas é a relevância. Escolha indicadores que mostrem números relevantes e que realmente indicam resultados. Durante a análise você vai se deparar com uma série de aspectos que poderiam ser metrificados, porém, faça uma ordem de relevância entre eles e escolha apenas os principais.

Já a segunda característica fundamental é a periodicidade dos números. Um KPI de desenvolvimento de software precisa ser medido constantemente, seja semanal ou mensal. Por isso, verifique onde há periodicidade na sua startup em relação ao números e adicione entre os primeiros indicadores na ordem de relevância.

Quais os principais KPIs de desenvolvimento de software?

Durante a produção e o planejamento do desenvolvimento de algum software, a utilização de KPIs é fundamental para acompanhamento de resultados. Por conta de falhas, erros e bugs que podem vir a ocorrer (até mesmo com certa frequência) e para facilitar o trabalho da equipe de tecnologia, metrificar essas quantidades é importante para saber como lidar com problemas técnicos e também para servir como base para projetos futuros. Por isso também a importância de um monitoramento constante.

Confira a lista a seguir com alguns dos KPIs mais utilizados em empresas de tecnologia e desenvolvimento de software:

  • Tempo de entrega de projetos;
  • Número de bugs apresentados no sistema;
  • Controle de orçamento;
  • Work In Progress (WIP);
  • Tempo de ciclo;
  • Velocidade das sprints;
  • Taxa de retrabalho.

O processo de análise e acompanhamento em equipe

Assim como qualquer tipo de métrica, analisar e comparar os KPIs que você escolheu implementar no seu negócio pode fazer com que sua startup evolua. Isso acontece porque com essa análise mais aprofundada de como anda sua equipe de desenvolvimento, as tomadas de decisão são mais fáceis de serem executadas pela liderança de tecnologia, principalmente quanto os índices forem abaixo do esperado.

Por conta disso não utilize os KPIs apenas para manter uma organização sobre como andam as coisas, mas sim para executar planos de ação caso algo esteja totalmente fora do padrão ou do esperado. Além disso, realizar esse acompanhamento em equipe permite que todos os envolvidos na empresa saibam onde estão errando e o que precisam melhorar, além, é claro, de mostrar transparência por parte da empresa com os colaboradores.

Com informações: Algar Telecom, Logical Minds e Cronapp