Você já ouviu falar sobre Kudos?

O nome pode ser meio estranho, porém é uma ferramenta simples e que pode mudar muito o ambiente da sua empresa.

Se você trabalha com gestão de equipes e pessoas, sabe que a prática do reconhecimento e gratidão são muito importantes. Através dessas práticas podemos melhorar e manter um ambiente saudável na empesa.

Os Kudos podem auxiliar muito nesse processo. Mas afinal o que é isso, e como funciona?

Confere esse post, que você vai entender tudo o que precisa para aplicar isso com sua equipe.

O que são os Kudos?

Os Kudos são cartões para escrever agradecimentos, ou reconhecer o trabalho de um colega. Pode-se também usá-los para parabenizar a equipe de um projeto ou setor da empresa.

A ideia como já mencionei anteriormente, é ajudar a criar um ambiente mais agradável dentro da equipe e até mesmo da empresa. Afinal, quem não gosta de receber um elogio ou ter seu trabalho reconhecido?

Os cartões (kudos) podem ser aplicados até mesmo de forma digital. Mas eu particularmente prefiro utilizar os cartões físicos, acho que fica mais pessoal e tem mais efeito nas pessoas.

Fazendo uma busca na internet, você pode até encontrar templates prontos para baixar. Com cabeçalhos como “Parabéns”, “Bom trabalho” entre outros. Isso tudo ajuda a deixar a dinâmica mais divertida, e a envolver mais pessoas.

No site da Liga Ágil, tem uns templates bem interessantes para galera geek. Confere aqui!

Como funciona?

Bom, apenas para esclarecer, existem várias formas de aplicar a ferramenta dos kudos na sua empresa. Neste post eu vou explicar como fizemos a aplicação em nossas equipes e empresa.

Primeiramente, você precisa baixar o template dos kudos e imprimir alguns cartões. Ou se preferir pode deixar só alguns post-its para que as pessoas possam escrever, e depois utilizar a versão dos cartões decorados.

Para quebrar um pouco a timidez das pessoas, coloque uma urna (KudoBox) do lado dos cartões e canetas coloridas. Ai elas poderão escrever as mensagens, e colocá-las na urna após terminar.

O cartão deve conter o nome de quem está escrevendo o Kudo e o seu destinatário, além da mensagem é claro.

Depois, defina uma cadência para abrir a urna, pode ser uma vez por semana. Peguei todos os cartões e coloque no Kudo Board. Que é um quadro, onde ficarão todos os cartões.

É importante que este quadro fique em um local onde todas as pessoas da empresa tenham acesso. Além disso, é bom que fiquem é um local onde todos passem diariamente, mas que não atrapalhe a circulação das pessoas.

Depois de expostos, as pessoas que receberam os Kudos podem retirá-los do board e guardá-los ou colocá-los na sua mesa de trabalho. É legal pedir para que deixem os Kudos ali por um tempo, pelo menos até a próxima remessa ser colocada. Assim todos podem ver e o board sempre estará cheio.

Um passo além

Depois que os Kudos tiverem se tornado rotina dentro da empresa, é interessante acrescentar mais recursos.

Como por exemplo, toda vez que abrir a urna marcar o nome de quem escreveu e recebeu os Kudos. Assim pode rolar uma premiação no final ou meio do ano, para aquele que fez o maior número de doações, e também para o que mais recebeu. Dependendo do tamanho da empresa, e quantidade de Kudos, pode-se fazer isso até em ciclos menores.

Lembrando é claro, que você também pode deixar que as pessoas simplesmente escrevam o cartão e coloquem direto no board. Sem ter a necessidade de passar pela urna.

No entanto nas experiências que tive, percebi que a urna ajuda a diminuir a inibição do pessoal no começo. E claro, além disso a urna ajuda a ter mais alguns recursos, como o exemplo de premiação que citei acima.

E ai, gostou da ideia? Se precisar de ajuda para implementar isso na sua empresa, ou quiser compartilhar alguma experiência com o uso de Kudos, deixe nos comentários.

Entre com seus dados para a ligação.