Lead Time: saiba a importância de reduzi-lo

Agilidade

Conhecer o lead time do seu negócio é fundamental para que sua empresa tenha sucesso diante de concorrentes do mercado. Isso porque, produzir e entregar um projeto ao seu cliente no tempo pré-estabelecido é fundamental para a sua satisfação e também para que ele volte a te procurar para o desenvolvimento de projetos futuros. Apesar de ser um processo voltado a longo prazo, realizar o cálculo também é importante para que você conheça melhor onde estão os gargalos da seu negócio e também onde a produtividade anda baixa e que precisa melhorar.

Em razão da importância do lead time nas empresas de tecnologia, nós produzimos um artigo que traz o porque de você priorizar a redução no prazo de entrega dos projetos aos seus clientes. Confira a seguir.

O que é Lead Time?

Traduzindo ao pé da letra para uma forma mais simplificada, Lead Time é o mesmo que “prazo de entrega”. Ou seja, dentro do mercado de tecnologia, o conceito se trata do período compreendido entre a data de realização de um pedido até o dia da entrega do produto finalizado ao cliente. Presente em diferentes áreas da engenharia, a medida é muito comum em equipes de desenvolvimento de software pois permite que a liderança técnica saiba como anda a produtividade do time e dá um panorama maior da sua eficiência ao longo do mês.

Calcular esse tempo de entrega é um dos fatores mais importantes para garantir a capacidade competitiva de uma empresa e ampliar suas possibilidades de expansão de mercado. Antes de tudo, é importante que todo o projeto seja dividido em etapas micro e que seja tirada uma média de quanto tempo cada etapa leva para ser feita. Após isso, fica mais fácil definir quanto tempo leva para que o projeto seja entregue ao cliente a partir do dia no qual ele entrou como demanda. Nos dias atuais, o lead time é facilmente medido por um sistema de kanban, seja ele físico ou virtual, por meio de aplicações web como o Trello. 

Qual a importância do Lead Time?

Dentro de uma empresa, todo e qualquer líder sempre tem em mente que aumentar a produtividade e diminuir o tempo de produção é uma das melhores maneiras para se ter melhores resultados. Por conta disso, saber como ter um bom gerenciamento do lead time é importante porque possibilita a otimização dos processos de produção da empresa, sobretudo a diminuição do tempo gasto no desenvolvimento das features, desde a entrada do projeto ao kanban até a sua entrega ao cliente.

Ter a noção exata do lead time dos seus projetos também contribui para a realização de planejamentos organizacionais mais eficientes. Afinal, conhecer o tempo gasto para a entrega de cada funcionalidade permite que os gestores analisem e planejem medidas que podem ser adotadas para redução desse período.

É claro que se trata de um processo longo, porém, após alguns meses realizando o cálculo do lead time, é possível ter uma base de quanto tempo leva para sua equipe desenvolver cada feature do projeto. Com esse número em mãos, a liderança técnica da empresa consegue ter um panorama maior sobre quais pontos precisam ser melhorados e quais são os pontos mais fortes do seu time.

Além disso, após esse período de análise, é possível até mesmo negociar melhores prazos de entrega com futuros clientes para que o projeto seja feito num período de tempo ideal. Afinal, os consumidores tendem a optar por empresas que oferecem produtos e serviços em menor prazo e, principalmente, a ser fiéis a empresas que cumprem o prazo prometido.

Como faço o cálculo?

Para que o cálculo do lead time seja feito de uma maneira eficiente e com bons resultados algumas etapas em andamento do seu projeto precisam ser relatadas e analisadas. O primeiro passo é dividir todo o projeto em micro etapas iguais ou semelhantes para que seja mais fácil de verificar e fazer uma média de quanto tempo leva para ser desenvolvida. Após esse processo, faça a listagem de tudo que precisa ser produzido para que o projeto seja entregue com 100% de funcionamento ao cliente.

No começo, o processo pode ser um pouco empírico já que sua equipe ainda não tem uma base de quanto tempo leva para a produção da feature em questão, por isso se trata de um processo a longo prazo. Após as entregas das primeiras funcionalidades, algumas funcionalidades podem ter tempo variável já que podem ser produzidas por profissionais diferentes. Após o fechamento do mês ou da entrega ao cliente, faça uma análise junto a sua equipe e calcule o tempo médio de produção das etapas.

O lead time é a soma do tempo de todas essas etapas. Com o passar do tempo, esse número tende a ficar mais fiel à sua realidade e é possível saber quais setores a produtividade anda mais baixa e que precisam de uma atenção maior. Por isso, busque deixar em evidência para sua equipe qual etapa leva mais tempo para ser produzida e de quanto tempo ela precisou.

Por que calcular o Lead Time?

Com esse cálculo em mãos, é possível que a sua empresa saiba determinar prazos para seus futuros clientes, além de conhecer mais seu time e encontrar gargalos que podem atrapalhar o andamento do projeto. Além disso, com ele é possível aumentar a satisfação do cliente, já que um projeto entregue na data correta ou de forma adiantada passa uma credibilidade maior da sua empresa no mercado. O cálculo do lead time também é importante para mudanças no gerenciamento do projeto e também na otimização dos mesmos.

Como reduzir?

Como dito anteriormente neste artigo, reduzir o lead time é fundamental para que sua empresa consiga crescer de uma maneira mais ágil e rápida. Para que isso seja possível, existem algumas atitudes que podem ser tomadas de modo que sua equipe de desenvolvimento se torne mais produtiva, principalmente nas etapas que demandam mais tempo de execução.

O primeiro passo para reduzir esse tempo de entrega é ter fluxos de trabalho bem definidos. Esse ponto é importante para que sua equipe evite os atrasos e minimize os períodos de inatividade durante os procedimentos. Além disso, ter uma boa organização permite que o líder técnico visualize o andamento das tarefas de forma mais simples e visual e aumente a agilidade nas tomadas de decisão.

Outro procedimento que pode (e deve) ser adotado é a implementação de metodologias ágeis no desenvolvimento do seu projeto. Dentre as mais utilizadas está o Scrum, metodologia na qual todos na equipe sabem o que cada um dos seus integrantes está fazendo e quais as suas respectivas responsabilidades. Com a implementação, é certeza que a produtividade da sua equipe deve aumentar e o lead time diminuir.

Além disso, é importante que a equipe saiba priorizar demandas e consiga dividir os processos em partes menores, de modo que eles possam ser desenvolvidos mais rapidamente e não atrase a produção de nenhuma outra etapa até à entrega ao cliente.