Lean Inception: como ela auxilia no seu MVP

Negócios

A Lean Inception é um dos principais métodos utilizados atualmente por empresas que buscam a transformação digital. Assim como o Scrum e o Kanban, a Lean Inception também tem como objetivo acelerar os processos de desenvolvimento de produtos digitais sem que a qualidade seja afetada. Além disso, ela se trata de um workshop de uma semana que permite ser trabalhada em conjunto com a validação do MVP, enxugando todo o processo de desenvolvimento de funcionalidades de um sistema, lançando o principal ao cliente e colhendo feedbacks que serão úteis no futuro.

Por conta da importância desse método em startups e scale-ups, nós produzimos um artigo que detalha melhor como implementar esse processo na sua equipe e quais sua vantagens em ser utilizada. Confira a seguir.

O que é Lean Inception e qual sua relação com o MVP

Ter em mente qual o conceito de MVP é o primeiro passo para entender como a Lean Inception funciona e como pode agregar para seu negócio. MVP significa Minimum Viable Product (Mínimo Produto Viável), ou seja, é versão mais simples de um produto que já pode começar a ser desenvolvido. Resumidamente, validar um MVP é o mesmo que aprovar o começo de um projeto com apenas o que há de mais importante, podendo ter a adição de novas funcionalidades posteriormente.

Isso é importante para as empresas em razão de que se for preciso planejar o desenvolvimento de todas as features extras junto com o projeto base do seu produto digital, o tempo que isso leva pode fazer com que você perca o timing e, consequentemente, clientes em potencial.

Desta forma, o objetivo da sua equipe de desenvolvimento é realizar a entrega do projeto o quanto antes, recebendo feedbacks dos clientes de uma forma mais rápida e ágil. A Lean Inception entra como um workshop em que todos se reúnem em prol da da criação de produtos de forma colaborativa, com foco no MVP e na diminuição de tempo de todos os processos.

Como aplicar Lean Inception em seu negócio

Na criação dos produtos digitais, o principal problema é levar muito tempo para a validação da ideia, fazendo com que a empresa perca o timing da sua solução, seja por demora na execução ou por um concorrente ter oferecido um serviço que chamou mais a atenção. 

Com a Lean Inception, esse prazo é diminuído para um tempo máximo de uma semana, validando somente as ideias principais para que não haja perca de tempo analisando funcionalidades extras. Dessa maneira, o seu produto pode começar a ser desenvolvido mais rapidamente.

Para começar a aplicar a Lean Inception no seu negócio, é importante notar que ele é um processo colaborativo, ou seja, há a necessidade da presença de profissionais especializados como desenvolvedores, gerentes de produto e diretores, e que estejam motivados a fazer parte desse projeto. Após o recrutamento da equipe, é importante definir quem será o líder responsável por coordenar e tomar as principais decisões de direcionamento do produto.

Powered by Rock Convert

Além disso, é importante que todo o time faça parte de algumas reuniões que buscam definir aspectos fundamentais para o start do projeto digital. Ferramentas bastante comuns que são utilizadas são técnicas como o Design Thinking e o Brainstorm capazes de mostrar para o time todas as ideias que seriam viáveis de ser executadas e quais são as que precisam ser prioridade.

Saiba iniciar o projeto

Ainda no início da validação do projeto, o foco de todo o time deve ser apresentar quais os problemas enfrentados pela empresa e como o seu produto digital pode solucionar os problemas crônicos encontrados no seu nicho de mercado. Cabe, neste momento, realizar análises analíticas, gerar relatórios e delimitar bem qual o tipo de cliente que você deseja atingir.

Na sequência, crie uma visão do produto que busque resolver os problemas encontrados e listados anteriormente. Dessa forma, toda sua equipe consegue realizar um esboço do projeto e pode ser validado como a Lean Inception prevê.

Após a definição do que precisa ser feito, é importante ressaltar que para que a Lean Inception funcione da forma devida, é preciso começar seu produto do zero, já que, assim, o desenvolvimento do produto tende a acontecer de forma mais natural, sem que projetos que deram errados influenciem no andamento dessa nova ideia.

Quais as principais vantagens da Lean Inception?

Como dito anteriormente, o principal objetivo e vantagem da aplicação da Lean Inception é a redução do tempo de validação dos produtos digitais. Isso é importante para que as empresas possam manter sua competitividade no mercado de acordo com as evoluções tecnológicas, sem perder tempo e clientes para um potencial concorrente.

A partir do momento em que sua startup entra no ritmo proposto pelo método, alguns outros benefícios podem ser notados. O principal deles é a redução nos custos de produção e no tempo de desenvolvimento dos seus projetos, já que conseguem atender seus clientes mais rapidamente e com mais agilidade.

Em consequência dessa agilidade, há também uma economia de recursos financeiros e de tempo, pois as organizações conseguem dar respostas mais rápidas aos anseios das suas personas e necessitam de menos investimento para isso. 

É muito comum no mundo dos negócios, empresas demorarem meses ou até anos para lançarem seu produto. Porém, se você conhece um pouco de startups, sabe que se demorar todo esse tempo para lançar um produto é o mesmo que declarar a morte do seu negócio. Por conta disso que a Lean Inception é uma das maiores ajudas para a criação de produtos digitais.