fbpx

Líder e time: O impacto que os pensamentos do líder causam na sua equipe de trabalho

Durante o processo de gerenciamento de uma empresa, é essencial que as funções exercidas pela equipe de funcionários sejam bem definidas, para que o negócio funcione como uma engrenagem bem ajustada. Todos devem trabalhar de forma sincronizada com um único e principal objetivo em comum: o sucesso da empresa. Uma das peças-chave dessa engrenagem, é o líder de um time de trabalho.

O líder é aquele indivíduo com capacidade técnica para monitorar e conduzir um grupo de pessoas específico, ou seja, uma equipe de trabalho, em busca de um objetivo. Sabemos que essa tarefa não é fácil e que exige grande facilidade de relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, para organizar as tarefas e metas a serem cumpridas.

Um líder não é aquele que somente delega tarefas, mas que participa de todo o processo, atribuindo responsabilidades para a equipe e atuando nas decisões importantes da empresa.

O trabalho em equipe é essencial dentro de uma empresa, pois é a partir dele que os resultados são gerados. Os vários tipos de equipe de trabalho presentes em um negócio necessitam de líderes específicos que possam compreender as especificidades de cada um e planejar o trabalho de acordo com sua capacidade. Uma equipe que não recebe a orientação e liderança adequada pode prejudicar o crescimento de uma empresa e levar os projetos criados por água abaixo, por isso, sua função é extremamente importante.

O líder ideal em um time é aquele em quem a equipe de trabalho se espelha e tem como maior exemplo de excelência profissional. Por isso, possui a capacidade de influenciar diretamente sua equipe, tanto de forma positiva, quanto negativa.

Abaixo citei algumas formas sobre como o pensamento do líder pode influenciar sua equipe de trabalho. Vamos conhecer?

Equipe de trabalho motivada

Um bom líder é capaz de manter sua equipe sempre motivada. Sabemos bem que quando a equipe tem motivação e energia para trabalhar, o resultado do trabalho é excelente.

Palavras de incentivo e o tom que o líder usa para delegar as funções são muito importantes na relação de trabalho. Essa atitude pode aproximar mais o líder da sua equipe e pode influenciar na forma como desempenham as suas funções, dando o melhor de si nas tarefas diárias.

É importante que a equipe possa ter um relacionamento de igualdade com o líder e este saiba reconhecer as qualidades dos seus liderados, apostando sempre no ponto forte de cada um.

É também um fator motivador quando há um esforço conjunto de toda a equipe. Quando as pessoas conseguem ver um líder responsável, compreensivo e que se esforça muito pela sua equipe, é mais fácil ter um ambiente de trabalho de união e sincronia.

Resultados excelentes 

Obter resultados extraordinários é o objetivo de toda empresa que deseja crescer no mercado.

Um líder deve sempre se preocupar com o desempenho da sua equipe. Independente se a sua empresa for de pequeno ou médio porte, é recomendável lançar mão da tecnologia disponível para alcançar os melhores resultados.

Atualmente no mercado, existem plataformas que podem auxiliar na gestão de equipes de trabalho e podem ser muito úteis para organizar os recursos humanos da empresa e assim tornar o trabalho mais eficiente. Um exemplo de plataforma muito utilizada é a amoCRM.

Equipe com senso de pertencimento

Outro aspecto importante da influência do líder no time de trabalho é o desenvolvimento do senso de pertencimento.

Esse senso diz respeito à quanto uma equipe percebe a importância da sua função em determinado ambiente de trabalho e se sente parte do conjunto. Quando os trabalhadores de uma empresa sentem que pertencem ao ambiente no qual estão inseridos, o trabalho flui sem dificuldades. O reflexo disso é uma equipe de trabalho efetiva e que não vê seu cargo como um fardo obrigatório.

Quando o pertencimento está presente no ambiente de trabalho, o trabalho não é realizado somente com o objetivo de obter um salário no fim do mês, mas se torna satisfatório para os membros da equipe.  Além disso, pode despertar o interesse no crescimento profissional na empresa.

Equipe valorizada

Dentro de uma única equipe, pode haver diversos tipos de profissionais. Suas diferenças variam desde  habilidades específicas inerentes de suas especialidades (por exemplo, um programador e contador na mesma equipe), até características individuais, como a habilidade para executar rapidamente algumas tarefas, a facilidade em aprender coisas novas e a capacidade de análise.

O líder precisa saber reconhecer essas diferentes habilidades e valorizar cada indivíduo de acordo com sua função e desempenho.

A valorização pode ser demonstrada através de várias ações como:

  • Bônus financeiro;
  • Oportunidade de crescimento na empresa;
  • Saber ouvir a equipe.

Portanto, quando uma equipe se sente valorizada, consegue ser muito mais produtiva nas suas funções. Além disso, o bom relacionamento entre a equipe de trabalho e o líder, pode ser um berço de ideias inovadoras e criativas para o crescimento da empresa.

Públicações relacionadas

Criando uma cultura remota eficiente em um time de tecnologia

Já sabemos o quanto as culturas organizacionais estão se modificando dentro das startups e scale-ups, trazendo consigo a necessidade de Ler o artigo completo

Desenvolvedor remoto: 3 dicas para uma integração de sucesso com o time

Garantir a integração de um desenvolvedor remoto no seu time nem sempre é fácil. Para te ajudar, preparamos algumas dicas Ler o artigo completo

Dicas para avaliar o fit cultural de um candidato

O conceito de fit cultural dentro do setor de Recursos Humanos é utilizado para definir o alinhamento entre o perfil Ler o artigo completo

Inclusão no mercado de trabalho
Vanny fala no blog da Ez.devs sobre Inclusão no mercado de trabalho de tecnologia

Artigo produzido pela Vanny, Dev e Community Manager, contando sobre os desafios e benefícios de prezar pela inclusão no mercado Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos