fbpx

Marketplace de talentos de tecnologia: 5 benefícios para sua Startup

Os Marketplaces estão ganhando muito espaço dentro do mercado, e agora vem surgindo uma nova categoria para este modelo de negócios: o Marketplace de talentos de tecnologia. Eles podem ser uma ótima saída para empresas que buscam por profissionais muito qualificados mas que não têm tempo de sobra para se dedicar ao seu recrutamento e seleção. 

Provavelmente todos nós já utilizamos algum serviço de marketplace ao longo da vida. Basicamente, eles consistem na reunião de vendedores, fornecedores ou prestadores de serviços em um único lugar para que os clientes escolham qual é a melhor opção para suas necessidades. E este modelo de negócio está presente também no ramo de RH, onde empresas acessam determinada plataforma e recrutam os profissionais ideais para serem colaboradores.

Se tudo isso ainda não estiver muito claro para você, não se preocupe. Neste texto vamos explicar mais sobre esta nova vertente do marketplace e como ele pode ajudar na estruturação do time de tecnologia da sua empresa. 

Marketplace de talentos

Os marketplaces de talentos são novos no Brasil e surgiram como uma alternativa para as contratações convencionais e outros tipos de terceirização de serviços, como o outsourcing, que podem não ser viáveis para muitas empresas. 

Esse serviço consiste em plataformas de recrutamento e seleção de profissionais com o objetivo de conectar empresas e talentos de modo simplificado, reduzindo o tempo de contratação e todas as burocracias existentes nestes processos. 

É necessário ressaltar que os marketplaces não são o mesmo que sites de vagas. Os sites de vagas de empregos cobram uma taxa das empresas pelo anúncio de oportunidades e também dos profissionais que se candidatam à vaga, além disso, não oferecem os serviços de seleção dos candidatos e mediação do contato entre o talento e a corporação. 

Enquanto isso, como no marketplace o interesse é atrair os melhores talentos, a empresa entra em contato apenas com profissionais pré-selecionados na plataforma. Além de não cobrar nada daqueles que se candidatam às vagas, as empresas possuem diversas opções para a utilização dos serviços, como assinaturas ou contratos. 

Marketplace gerenciado de talentos

Existem dois tipos de marketplace de talentos, os não gerenciados e os gerenciados. O primeiro é mais comum no Brasil, onde as empresas acessam os profissionais disponíveis através de uma plataforma e todo o trabalho com a contratação e gerenciamento fica por conta da empresa que deseja trabalhar com o talento.

Já no caso dos marketplaces gerenciados quem cuida das etapas de contratação e gestão é o próprio marketplace, que busca pela melhor alternativa baseada nas necessidades da empresa que entra em contato com a empresa. E é assim que funciona aqui na EZ.devs com os talentos de tecnologia: cuidamos de tudo para que você tenha os melhores profissionais trabalhando na sua empresa, o que chamamos de match.

Benefícios do Marketplace de Talentos Tech

O marketplace da EZ funciona através da alocação de profissionais, assim como em outros processos de terceirização. Porém, em comparação ao outsourcing (terceirização mais comum em TI), por exemplo, no marketplace existem muitas vantagens que não são observadas em outros tipos de alocação e que podem pesar bastante na hora de você escolher entre um e outro.

Agilidade na contratação

Ter mais agilidade nas contratações de profissionais contribui para uma maior produtividade e desempenho de qualquer startup ou scale-up. Através do marketplace gerenciado os talentos e as empresas se conectam em um período de tempo muito mais curto do que em contratações convencionais, seguindo o ritmo exigido pelo mercado. 

Com candidatos selecionados à dedo por nós, você e sua equipe não perdem tempo analisando milhares de currículos, estruturando processos seletivos e realizando várias entrevistas. Deixando todas essas burocracias de lado, sobra mais tempo para focar nos processos estratégicos da empresa.

Personalização

Um serviço personalizado, que se adapta e supre todas as necessidades do seu negócio é com certeza a melhor escolha para empresas que querem acompanhar as evoluções do mercado, principalmente quando se trata de tecnologia. 

Por isso, aqui na EZ, desenvolvemos duas metodologias de personalização dos serviços: o “Talent as a Service” (TAAS) e o “Squad as a Service”, assim é possível escolher o que é melhor para a sua startup. Se você necessita de um time completo montado por nós ou deseja que um talento do nosso ecossistema integre o time do seu projeto, o marketplace gerenciado consegue suprir suas necessidades.

Qualidade no trabalho

Por se tratar de uma área que exige alta especialização, em contratações convencionais você também tem grandes gastos com treinamentos para o time de RH, que precisa conhecer sobre TI para selecionar os profissionais que são realmente adequados e não ter futuros problemas com contratações erradas.

Ao adquirir os serviços de uma empresa especializada em tecnologia, você está adquirindo também a certeza de que os candidatos foram escolhidos através de um eficiente processo de recrutamento técnico.

Gerenciamento do talento

Além de todo o setor estratégico, com um equipe de tecnologia interna, os líderes da empresa ainda precisam gerenciar o trabalho de outros profissionais para garantir a produtividade e o andamento dos processos. 

Em terceirizações do tipo outsourcing, por exemplo, a alta rotatividade geralmente deixa muitos resultados à desejar, já que não há uma continuidade nos processos, que passam pelo conhecimento e pela mão de diversos profissionais.

O marketplace supre esses gaps relacionados ao gerenciamento de processos e resultados da equipe de tecnologia, pois esta é uma das responsabilidades que ficam a cargo da empresa contratada e, por isso, os líderes conseguem mais disponibilidade para focar no core business e nas estratégias de modo geral. 

Menor custo 

Por ser uma derivação da terceirização, este tipo de alocação de profissionais de tecnologia possui um custo bem menor para as empresas em relação à contratação de um time de TI interno, contando com um valor muito semelhante a serviços de outsourcing, por exemplo, mas com muito mais benefícios.

Através do marketplace, você não precisa gastar com itens para melhorar a infraestrutura da empresa, como equipamentos de qualidade, materiais de escritório, entre muitos outros que você já deve conhecer.

Estas são algumas das vantagens que você encontra ao montar sua equipe de tecnologia através de um marketplace. E não há ninguém melhor para tirar todas as suas dúvidas do que a EZ, pioneira em marketplace gerenciado de talentos tech no Brasil. Então, não perca tempo e entre em contato conosco!

Públicações relacionadas

Criando uma cultura remota eficiente em um time de tecnologia

Já sabemos o quanto as culturas organizacionais estão se modificando dentro das startups e scale-ups, trazendo consigo a necessidade de Ler o artigo completo

Desenvolvedor remoto: 3 dicas para uma integração de sucesso com o time

Garantir a integração de um desenvolvedor remoto no seu time nem sempre é fácil. Para te ajudar, preparamos algumas dicas Ler o artigo completo

Dicas para avaliar o fit cultural de um candidato

O conceito de fit cultural dentro do setor de Recursos Humanos é utilizado para definir o alinhamento entre o perfil Ler o artigo completo

Inclusão no mercado de trabalho
Vanny fala no blog da Ez.devs sobre Inclusão no mercado de trabalho de tecnologia

Artigo produzido pela Vanny, Dev e Community Manager, contando sobre os desafios e benefícios de prezar pela inclusão no mercado Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos