fbpx

Marketplace de talentos de tecnologia: o que você precisa saber

Você já ouviu falar sobre o marketplace de talentos de tecnologia? Esse novo modelo de negócios tem conquistado muitas empresas que buscam por profissionais qualificados para trabalhar em seus projetos de tecnologia. 

Ficou curioso? Neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre este assunto. Continue a leitura!

O setor empresarial sofreu grandes mudanças nos últimos anos, algo que foi ainda mais impulsionado pela pandemia de covid-19. O isolamento social, fez com que as pessoas não pudessem mais sair de casa e tivessem medo de até mesmo ir ao mercado e tudo isso, obviamente, implicou no mercado. E não foram apenas as lojas as prejudicadas nesta transformação repentina, mas sim empresas de todos os segmentos, devido ao trabalho remoto.

Com a impossibilidade de ter os colaboradores atuando em um regime presencial, na sede da organização, as empresas tiveram que se adaptar ao trabalho remoto por um grande período, já que a pandemia ainda não chegou ao fim. Com este cenário, apareceram também as necessidades de mudanças e adaptações tecnológicas e, consequentemente, de se ter uma equipe especializada para executar este serviço.

Mas, com tantas demandas já existentes antes da pandemia, como os gestores teriam tempo de sobra para dar conta dos planejamentos estratégicos e ainda por cima se preocupar em capacitar a equipe de RH para fazer o recrutamento e a seleção de profissionais de TI, uma área que exige maior especialização dos recrutadores?

O marketplace veio antes do coronavírus, mas ele pode ser esta peça chave para que as empresas solucionem seus problemas relacionados à transformação digital. 

Marketplaces tradicionais e Marketplace de talentos

Os marketplaces consistem em um modelo de negócios que unem oferta e demanda, entre quem vende um produto ou serviço, por exemplo, e aquelas pessoas que têm interesse em adquirí-los. 

Alguns exemplos de marketplaces são a Uber, o iFood e o Mercado Livre, onde o primeiro está relacionado à venda de um serviço (transporte) e os outros dois contam com a venda de produtos, sendo o iFood do ramo alimentício enquanto o Mercado Livre conta com diversos produtos, desde farmácia até imóveis.

Mas o que isso tem a ver com a demanda por tecnologia da sua empresa? Esta resposta é simples,  e vou te explicar!

Agora que você já relembrou o que é um marketplace, fica fácil entender o que é um marketplace de talentos. Este serviço é uma vertente do marketplace tradicional, que citei anteriormente e está relacionado a uma fatia muito importante de toda e qualquer empresa: os Recursos Humanos. 

Quando se trata de tecnologia, é muito difícil contratar profissionais realmente qualificados para compor o setor de TI das empresas, e os gestores precisam arcar com despesas que vão desde a capacitação dos recrutadores e até mesmo a contratação de Tech Recruiters para entrevistar os talentos de tecnologia até os gastos com materiais de infraestrutura, como computadores com um desempenho superior aos convencionais. 

Pensando nestes gaps, surgiram como alternativa o marketplace de talentos de tecnologia, que têm o objetivo de ligar profissionais de TI a empresas que precisam desenvolver seus projetos de transformação digital. 

Além de ser uma opção para as empresas que não querem montar uma equipe interna de tecnologia, este serviço também vem para suprir algumas necessidades que outros modelos de terceirização convencionais, como o outsourcing, deixam a desejar. Mesmo sendo novos no setor de negócios aqui no Brasil, os marketplaces de talentos tech já têm conquistado a confiança de diversas empresas, incluindo startups e scale-ups, que os enxergam como uma mola propulsora para a inovação.

O Marketplace EZ

Existem dois tipos de marketplace de talentos de tecnologia no mercado, são eles os gerenciados e os não gerenciados. 

Algumas empresas aqui no Brasil já oferecem soluções relacionadas ao marketplace não gerenciado para a contratação de profissionais de tecnologia. Este tipo de serviço disponibiliza em suas plataformas profissionais qualificados para empresas que desejam contratá-los, mas todo o trabalho de contratação e gerenciamento do trabalho dos profissionais fica por conta da contratante. 

A EZ.devs é o primeiro marketplace gerenciado do Brasil, e o que nos difere dos outros marketplaces de talentos é que, além de termos talentos qualificados no nosso ecossistema, você não precisa se preocupar com a contratação e o gerenciamento do desempenho destes profissionais, pois, mesmo que o dia a dia dos colaboradores seja na sua empresa, o acompanhamento do time é feito por nós, garantindo a qualidade nos resultados.

Com isso, você consegue ter mais agilidade e dar a devida atenção aos processos do core business da sua startup, juntamente com os seus líderes. 

A importância do match

Em outro artigo aqui no nosso blog, trouxemos os principais benefícios do marketplace de talentos para sua startup. Por isso, neste tópico vamos focar em um dos pontos mais importantes que as empresas conseguem ao optar pelo marketplace gerenciado: o match cultural. 

O conceito de match cultural está relacionado à conexão entre os profissionais e as empresas, de uma maneira benéfica para ambos. Focando nas empresas, com um match perfeito é muito mais fácil reter os membros na sua organização e, com isso, reduzir as taxas de turnover, aumentar a produtividade e também os lucros. 

Tudo isso só é possível quando as culturas estão alinhadas e nem sempre isto é algo fácil de se conseguir. Por isso, fazer parte de um ecossistema que reúne empresas e profissionais que acreditam nos mesmos valores é a maneira mais fácil de conquistar este match

E se você está em busca de tudo isso, a EZ.devs é o local exato para você. Através do nosso ecossistema, você se conecta com os melhores profissionais, que compartilham dos mesmos valores e acreditam na mesma cultura que sua empresa. 

Aqui é onde reunimos a agilidade e eficiência na contratação  e gestão dos talentos com um match perfeito!
Para saber mais sobre nossos serviços, entre em contato com um de nossos consultores por aqui!

Públicações relacionadas

O futuro das relações de trabalho no mercado de tecnologia

As empresas precisam se adaptar! Quem trabalha no mercado de tecnologia sabe que as relações de trabalho mudaram, tendo em Ler o artigo completo

Contratar desenvolvedores: por que está ficando mais difícil para as startups?

A tarefa de contratar desenvolvedores tem se tornado um grande desafio para grande parte das startups. Com o grande aumento Ler o artigo completo

O que são organizações exponenciais?

Historicamente a grande maioria das empresas buscam um crescimento acelerado, afinal, crescimento (na maioria dos casos), traz aumento nos lucros Ler o artigo completo

Quais soft skills analisar na contratação de uma pessoa desenvolvedora

As habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano são chamadas de soft skills. Elas estão sendo cada vez mais valorizadas Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos