Modelo Spotify Squad: Entenda como ele funciona

Agilidade

Compreender diversos modelos de organização para empresas é essencial. Isso porque existem vantagens associadas aos mais variados métodos. Eles podem atender desde quem busca aplicar uma nova ideia de organização até quem procura revisar a tecnologia social utilizada em sua empresa. E, em todos esses casos é quase inevitável se deparar com um case específico: o Modelo Spotify Squads.

A estrutura desenvolvida pela empresa de streaming de música é a menina dos olhos de diversas startups. Contudo, se basear no conceito da empresa sueca demanda um estudo aprofundado. Além de compreender o caso do Spotify é necessário ter um vasto conhecimento da própria empresa para, então, tentar colocar algo em prática. 

Como funciona o Modelo Spotify Squads?

A metodologia adotada pela empresa de streaming está endemicamente relacionada aos conceitos do manifesto ágil. No caso da companhia, o modelo pensado sofreu fortes influências de métodos como o Scrum, especialmente na definição de grupos multidisciplinares e no conceito de autonomia.

O Modelo Spotify, entretanto, aprofundou alguns mecanismos encontrados em métodos de administração já existentes. A ideia central é a adoção dos chamados squads. Esses grupos são compostos por membros de diferentes especializações e funcionam como células individuais dentro da empresa. Isso significa que cada squad tem total autonomia no desenvolvimento de sua feature.

Para ficar mais simples: imagine que cada um destes grupos é a peça de uma casa de brinquedo montável. As paredes são produzidas e funcionam independentemente do teto, que também é independente da porta. Nessa analogia, as paredes podem ser o player do aplicativo web, enquanto o teto é sua biblioteca e a porta a interface de playlists.

Desta forma, o time envolvido no desenvolvimento de cada tarefa não depende de nenhum outro. Para que isso funcione, eles são formados por membros com diferentes skills, garantindo toda a interdependência necessária. 

Apesar de possuírem autonomia, os squads, naturalmente, são guiados pela cultura e pelos objetivos da empresa. Sua existência não significa ausência de interação de setores dentro da organização. A comunicação e o foco na interação pessoal são fundamentos do conceito de agilidade. Por isso, existem mais estruturas dentro do Modelo Spotify que possibilitam a troca de experiência entre os colaboradores e os próprios squads

O que são tribos, capítulos e guildas?

A autonomia dos times dentro da empresa tem como objetivo deixar o trabalho mais ágil e dinâmico, e não travá-lo. Para aumentar a dinamicidade das equipes, existem outras configurações dentro desse conceito de organização. Confira! 

Tribos

Também chamadas de tribes, são compostas por squads que trabalham em features com objetivos similares. O objetivo é que a comunicação entre este grupo seja sempre facilitada, seja com reuniões ou proximidade dentro da própria empresa.

Pensando no próprio produto do spotify, podemos imaginar que cada funcionalidade da playlist é desenvolvido por uma squads. E todas essas squads juntas formam a tribo responsável pelo recurso playlist.

Capítulos

Os chapters são formados por membros de diversas squads. Contudo, esta formação não é arbitrária. Todos os membros de um capítulo possuem as mesmas skills e desenvolvem a mesma função dentro de seus respectivos squads — um capítulo pode ser formado por diversos designers por exemplo. Aqui também há outra figura de liderança, responsável por desenvolver colaboradores orientado por suas funções.

Guildas

Traduzidas do termo guilds, estes grupos se formam organicamente. As guildas são compostas por colaboradores de qualquer área e funcionam como uma espécie de grupo de estudos baseados em interesses comuns.

Afinal, devo aplicar o Modelo Spotify Squads?

Antes de tudo, é preciso compreender este tipo de modelo como um conceito. Apesar de se mostrar funcional para um tipo de realidade, o Spotify Squads pode não ser adequado para sua empresa e produto. Diferente do Scrum ou do Kanban, por exemplo, que representam métodos de organização, o Spotify Squads não é um framework ou metodologia ágil generalista. Ele foi pensado e desenhado para um modelo de trabalho específico, baseado em um produto.

Para pensar em se inspirar pela metodologia adotada na empresa de streaming é necessário, primeiro, olhar para o seu próprio negócio. Analisar o capital humano, a estrutura física e o produto é essencial para cogitar um novo modelo para o seu negócio. 

Então, respondendo a pergunta: reproduzir o Modelo Spotify pode funcionar? Sim! Nada garante que ele não possa ser efetivo em determinadas startups, mas mesmo assim com certeza serão necessárias algumas adaptações. Contudo, é preciso se perguntar se este modelo irá, funcionar com certeza. E, para essa indagação a resposta é não. A organização da empresa depende da aplicação de métodos organizacionais que condizem com a própria realidade.