O impacto da transformação digital nas empresas

Negócios

A transformação digital é uma tendência que está crescendo e gerando um grande impacto em diversas empresas. A necessidade de estar presente no ambiente digital já é desejo de várias empresas e por isso nesse artigo vou falar sobre o impacto da transformação digital em uma empresa.

Vamos lá?

O que é essa tal transformação digital?

Transformação digital é um processo no qual uma empresa passa a usar de tecnologias para melhorar seus resultados, seja ele operacional, de performance e aumento do seu alcance.

Para você entender melhor podemos citar alguns cases de maior sucesso no Brasil, como a Magazine Luiza e  Via Varejo.

Em um artigo anterior Uma tendência nos negócios: saiba o que é transformação digital, falamos com mais detalhes sobre esses cases, por isso não vou estender essa parte e vou direto ao principal intuito deste artigo, o real impacto que a transformação digital gera em uma empresa.

Qual o impacto da transformação digital 

A tecnologia de fato mudou totalmente os hábitos de consumo das pessoas, isso aconteceu em diversos segmentos desde os alimentícios com aplicativos de delivery como Ifood e Rappi até a mobilidade urbana com Uber e 99 táxi. 

Considerando esses novos hábitos, várias empresas estão realizando essa transformação digital  e viram que existem diversas possibilidades de negócios. 

Vamos entender então quais são os impactos nas empresas.

Redução de custos

Com a transformação digital a empresa consegue minimizar o custo operacional, isso é possível com a automatização de serviços. 

Como por exemplo um chatbot que funciona 24 horas por dia, substituindo uma equipe de pessoas para esse atendimento que pode ser limitada por 8 horas diárias.

Isso obviamente vai impactar direto no caixa da empresa.

Dessa maneira você consegue prestar um atendimento eficaz para seu cliente final no momento em que ele precisar.

Melhora operacional

Além da redução de custo, quando uma empresa migra para o digital ela consegue ter mais performance em sua operação.

Powered by Rock Convert

Existe a possibilidade de destinar seu time para outros processos que não sejam burocráticos, como por exemplo emissão de nota fiscal, envios de e-mail e  atualizações de informações que são processos que podem ser automatizados por um sistema. 

Dessa forma sua equipe consegue ser destinada a trabalhos que realmente são necessárias e  a produtividade do time é alavancada. 

Além dessa melhora na produtividade, com a automação operacional você consegue evitar erros que podem acontecer quando algo está sendo controlado por várias pessoas, sendo que um sistema pode automatizar e diminuir os riscos de problemas.

Aumento de receita.

Outro benefício e com certeza um dos mais interessantes é o aumento da receita que a empresa tem quando adota uma transformação digital. 

Com a redução de custo e a melhoria operacional o resultado bruto da empresa já aumenta muito. 

Além disso, com essa transformação você consegue diminuir seu espaço físico, por exemplo, no caso de uma loja, não precisa necessariamente de lojas para atender seu público pessoalmente.

Com a transformação digital a empresa não fica restrita a região em que ela está inserida, ela passa a ter várias possibilidades de vendas por todo o Brasil e se estiver bem estruturada logisticamente consegue vender para qualquer país, desta forma ela amplia sua forma de receita. 

Transformação cultural 

Claro que nem tudo é mil maravilhas,, para uma transformação digital funcionar é necessário a empresa já ter uma cultura voltada ao digital ou ela com certeza deve planejar uma transformação cultural. 

Esse tipo de transformação é necessária para que a empresa funcione de forma sincronizada, pois não adianta você investir em migrar para o digital sendo que seu time não acompanha esse novo modelo em que a empresa está sendo inserida, por isso é importante pensar nesse processo de transformação interna.

Além disso quando falamos em transformação cultural voltada ao digital, não podemos esquecer que ela é moldada no modelo ágil e direcionada a satisfação do cliente. Então a empresa deixa de ter departamentos isolados e começa a agir com equipes focadas no atendimento ao cliente e em soluções rápidas.

Conclusão

A transformação está aí e as empresas que não adotarem ela, vão estar perdendo oportunidades únicas para o seu negócio.

Claro que algumas empresas precisam ser moldadas para essa transformação, por isso é importante considerar a começar implantar uma cultura mais digital para quando for fazer uma transformação como um todo, sua equipe esteja sincronizada.

Gostou do artigo? Se ficou alguma dúvida sobre transformação digital, deixe nos comentários.