Tech Recruiter: o que analisar no recrutamento de desenvolvedores

Já trouxemos no nosso blog algumas cartas na manga que todo tech recruiter deve ter para encontrar os melhores talentos para os seus times em 2022. Mas, além desses truques, é preciso saber analisar diversos itens no perfil de cada candidato para o recrutamento de desenvolvedores que se encaixam perfeitamente no perfil de determinada vaga.

Se você ainda está um pouco perdido ao elencar o que deve ser prioridade na hora do recrutamento e seleção, chegou ao lugar certo. Separamos neste conteúdo, os principais pontos a serem analisados na hora de recrutar uma pessoa desenvolvedora. 

Continue a leitura para saber mais!

Defina um perfil do candidato ideal

Antes de elencar o que precisa ser avaliado ao longo das etapas de seleção, é necessário definir um perfil de candidato ideal para a vaga que o seu time busca preencher. Esta tarefa deve ser realizada enquanto os profissionais de recrutamento ainda estão estruturando todo o processo seletivo. 

Neste momento, os responsáveis pelo processo precisam definir, como o próprio termo já sugere, as características de um candidato ideal para a ocupação, buscando entender todas as demandas e necessidades internas. 

Dessa forma, fica mais fácil descrever as vagas e garantir melhores contratações.

O que um tech recruiter deve analisar?

O processo de análise para contratações em tecnologia não é o mesmo realizado por outras áreas do conhecimento, como comunicação ou vendas, por exemplo. Por isso, no recrutamento de desenvolvedores, é preciso se atentar a alguns tópicos específicos que se relacionam com o perfil profissional desenvolvido anteriormente.

Para cada cargo e nível de senioridade, existe um peso diferente em cada skill. Em alguns casos, será necessário prezar por tempo de experiência, em outros, o histórico de projetos e empresas no qual o candidato fez parte, é a característica mais importante.

A dica para conduzir uma boa análise é nunca se esquecer do perfil de candidato ideal ao longo das avaliações. Este é o momento de comparar as suas expectativas com aquilo que os talentos podem lhe oferecer e, assim, tomar as melhores decisões. 

Mas, ao mesmo tempo, tenha cuidado! Como já diz o velho ditado: “ninguém é perfeito”. Então, tome muito cuidado para não idealizar demais o perfil de talento e acabar desprezando candidatos competentes somente por não atenderem a determinadas características que podem, de certa forma, ser relevadas. Afinal, as pessoas desenvolvedoras estão cada vez mais escassas no mercado de tecnologia.

Formação e experiências profissionais

As hard skills, ou habilidades técnicas precisam ser bem avaliadas durante o recrutamento de desenvolvedores, para que os tech recruiters possam escalar um time de tecnologia de alta performance.

É preciso se certificar que os candidatos selecionados possuem os pré-requisitos técnicos para atuar nos projetos e a primeira forma de realizar esta etapa, é depositando atenção à formação dos talentos, sejam elas graduações ou cursos técnicos e profissionalizantes. Aqui, é importante que seu time de recrutamento não nivele os candidatos apenas por terem cursado uma universidade ou não. Afinal de contas, nem as empresas estrangeiras cobram um certificado de graduação dos talentos de tecnologia e, se você fizer isso, perderá grandes talentos para as empresas gringas, que estão de olho nos desenvolvedores brasileiros.

O motivo de a graduação não ser um fator determinante no setor de tecnologia, assim como ela é em outras áreas do mercado, se deve ao fato de que existem por aí inúmeros cursos e certificações renomadas que oferecem aos talentos uma base, muitas vezes, melhor do que os conhecimentos absorvidos na faculdade.

Além das certificações, as experiências profissionais são um dos itens que mais agregam habilidades técnicas às pessoas desenvolvedoras, já que não há melhor forma de aprender a não ser praticando. Por isso, realize uma análise detalhista a respeito do histórico profissional dos candidatos.

Fit cultural e perfil comportamental

Tão importante quanto as experiências profissionais, é analisar se o candidato possui fit cultural com a empresa e um perfil comportamental adequado à vaga e ao ambiente de trabalho em questão. Existem diversos tipos de perfis comportamentais e, cabe a você, como tech recruiter, avaliar e selecionar os candidatos que possuem as características essenciais para atuar na empresa.

Comparar o alinhamento entre os valores da empresa e do talento é um dos itens imprescindíveis para garantir que você não realize contratações erradas e tenha que lidar com grandes prejuízos, como a taxa elevada de turnover. 

Este é o momento de ambos serem transparentes, tanto os recrutadores, como os candidatos, alinhando expectativas, sanando dúvidas e mostrando como a empresa realmente funciona no dia a dia. Assim como o talento mostrará como irá se comportar quando estiver no ambiente de trabalho.

Para saber mais sobre como avaliar o fit cultural e os perfis comportamentais dos seus candidatos, recomendo a leitura destes conteúdos: 

Engajamento com a comunidade de tecnologia

Além de diversas soft skills importantes, como boa comunicação, organização, gestão de tempo e autogerenciamento, uma das habilidades mais esperadas por qualquer tech recruiter é a capacidade de trabalhar em grupo. Mas, como avaliar esta característica quando você está realizando um processo seletivo remoto, por exemplo?

Talvez a solução esteja onde você menos espera: no engajamento do talento para com a comunidade de tecnologia. Este é o momento de considerar todas as contribuições do candidato para o setor, seja através da colaboração em fóruns e softwares open source ou até mesmo na produção de conteúdos, como artigos e vídeos tutoriais.

Candidatos que demonstram maior interesse em colaborar com a comunidade, possuem um senso de coletividade que pode ser fundamental para o trabalho em grupo dentro dos times tech da sua empresa.

Agora que você já sabe o que analisar nos candidatos durante o recrutamento dos desenvolvedores ideais para o seu projeto, é hora de escalar o seu time tech com os melhores profissionais. E nisso a EZ.devs é especialista.

Para garantir mais agilidade e assertividade nas contratações, conte conosco! Estruturamos o seu time no ritmo que o mercado exige, basta realizar o primeiro contato por aqui!

Compartilhar:

Camila
Último artigo
Cultura remota: dicas para ter um time tech mais engajado
Próximo artigo
Saiba como evitar desistências no recrutamento tech