fbpx

Open Innovation: o que é e como aplicar na sua empresa!

Negócios

Open innovation — ou inovação aberta — é um conceito que gira em torno de implementar um fluxo de conhecimento em uma empresa, para que a inovação passe a se tornar uma iniciativa em promoção ao trabalhar com desenvolvimento de software.

Esse conceito surgiu na Universidade de Berkeley, a partir do professor Henry Chesbrough, que vinha do mercado de inovação do Vale do Silício. Ele desenvolveu essa ideia ao constatar que, apesar da velocidade com a qual o conhecimento se espalha na atualidade, pouco disso se traduz em inovação nas empresas.

A partir do open innovation, uma empresa deve adotar duas abordagens possíveis: inovação de fora para dentro (ao absorver ideias e tecnologias para promover melhorias internas) e de dentro para fora (ao ter as suas ideias utilizadas para a inovação de parceiros).

Quais os benefícios do open innovation para a empresa?

Trabalhar com o open innovation possibilita colocar a inovação como parte da rotina de uma empresa. Isso tende a gerar uma série de vantagens para a atuação dela, o que demonstra o valor estratégico dessa forma de trabalhar.

Confira, a seguir, alguns exemplos de benefícios gerados pelo open innovation:

  • redução de custos, ao ter abertura para formas mais inteligentes e eficazes de trabalhar;
  • conquista de vantagens competitivas em diversos aspectos do mercado;
  • minimização do risco de erros, já que será possível atuar de forma mais estratégica em diversos âmbitos do negócio;
  • consolidação de um modelo de negócios atualizado e relevante para as exigências do mercado atual.

Como aplicar o open innovation na empresa?

Achou vantajoso trabalhar com o open innovation ao conferir os seus benefícios? Para que seja possível aproveitar as vantagens dessa ideia, é necessário garantir uma boa implementação dela na rotina da sua empresa. Isso envolve respeitar cada passo necessário.

Powered by Rock Convert

Veja, a seguir, os passos fundamentais para implementar o open innovation em sua empresa.

Faça parcerias estratégicas

Há cada vez mais startups que têm a inovação como sua principal especialidade. Para que o open innovation passe a fazer parte do seu dia a dia, é possível ter ótimos resultados ao realizar uma ou mais parcerias com startups que se encaixem às suas necessidades, com as soluções que você precisa.

Promova eventos especiais

É possível absorver muito da inovação buscada ao realizar eventos, como hackathons, como parte da rotina da sua empresa. O objetivo deve ser o de reunir um grupo de pessoas da sua equipe que esteja interessado em encontrar novas formas de criar soluções em um espaço de livre discussão e aplicação de ideias.

Tenha abertura para ideias

Uma empresa verdadeiramente inovadora é aquela que tem abertura para receber ideias de qualquer um de seus funcionários, parceiros e outras pessoas de fora. Ao manter tal política, você poderá não só receber soluções inteligentes para diversas demandas, como também incentivar a contribuição de todo o time a favor do negócio.

Democratize o acesso ao conhecimento

Para realmente trabalhar com open innovation, a sua empresa precisa se tornar uma autoridade no quesito inovação. Um dos caminhos para se consolidar é facilitar o acesso às informações relevantes sobre o seu segmento e, principalmente, à tecnologia. A partir desse acesso, é possível inspirar cada vez mais o desenvolvimento de novas ideias no seu dia a dia.

Atuar com open innovation é um compromisso a favor da inovação em seu negócio. Não basta apenas querer buscar novas ideias todos os dias, já que toda a estrutura e os processos da sua empresa precisam ser adaptados para isso.

Continue aprendendo mais sobre como trazer mais inovação para o seu negócio. Veja no blog como aplicar o Kanban ao desenvolvimento de software.

Sobre o Autor

mm

Gabriel Malinosqui

CEO da ez.devs.
Ama startups, empreendedorismo e tecnologia.

Entre com seus dados para a ligação.