Outsourcing de TI: 4 tendências para 2020

Negócios

Com o avanço da transformação digital, se torna cada vez mais natural a parceria de empresas com fornecedores de Outsourcing de TI.

Afinal os negócios já entendera que tocar uma inovação de tecnologia sem um bom parceiro pode ser um tiro no pé.

O objetivo desse artigo é listar as tendências nesse tipo de terceirização e como ela vai impactar as empresas em 2020. Vamos lá?

Acqui-Hiring

Acqui-Hiring (Talent Acquisition) é o processo que empresas gigantes utilizam para “comprar talentos” de outras empresas. Ou seja, uma empresa compra a outra em busca de profissionais qualificados.

Situações como essa são comuns no Vale Do Silício desde 2012, o Facebook e o Google vem comprando outras empresas a nível avassalador há um bom tempo. Inclusive, em 2013 o Facebook bateu o recorde de 12 compras como essa em apenas 1 ano.

No Brasil, ainda não estamos acostumados, mas empresas como Nubank e Creditas já fizeram um movimento desse e com certeza isso abrirá o caminho para outras empresas olharem com bons olhos para esse processo.

Mudança de plataforma

Sistemas em nuvem são mais do normal hoje em dia, porém, ainda existem empresas que não estão prontas para tal abordagem.

Softwares desktops ou que não rodam em uma cloud são muito mais comuns do que acreditamos.

Powered by Rock Convert

Sendo assim, terceirização de uma equipe especializada para “transformar” esses produtos em CloudReady vão ser ainda mais comuns.

Automação de processos

As empresas descobriram que gastam milhares de reais anuais com tarefas que poderiam ser facilmente ser automatizadas. Grande parte da transformação digital vem dai, inclusive.

E com isso vem a grande demanda por parceiras que desenvolvam automações RPAs para os seus negócios.

Com o boom da inteligência artificial essas automações ficam ainda melhores, resolvendo problemas complexos de grandes empresas, resultando em uma redução de até 40% da força de trabalho manual.

Alocação de profissionais remotos

O trabalho remoto já é uma realidade, dessa forma, uma das grandes tendências de outsourcing de TI para 2020 é alocação de profissionais remotos.

Empresas que não estão acostumadas a trabalhar dessa maneira conseguem “experimentar” esse tipo de serviço.

Além de contar com a gestão de uma empresa especialista em lidar com profissionais remotos, reduzindo em muito o risco e o custo para os negócios.


Independente de qualquer tendência, eu acredito que o outsourcing vai continuar crescendo e tem seu papel fundamental no amadurecimento das tecnologias dentro das empresas, sendo elas “nativas digitais” ou não.

Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos e se tem alguma dúvida, não deixe de comentar que responderemos o mais rápido possível!