Outsourcing de desenvolvimento de software: Conheça os seus benefícios

Negócios

Utilizar do outsourcing de desenvolvimento de software é buscar recursos externos para realizar tarefas que não podem, seja por falta de conhecimento ou por falta de pessoal, ser desenvolvidas internamente.

Dessa forma a organização consegue trazer de maneira menos burocrática um profissional para trabalhar com ela.

Como vimos aqui, Outsourcing é a terceirização de áreas estratégicas da empresa, e no caso de empresas de tecnologia, nada mais estratégico que o desenvolvimento de software né?

Como funciona um outsourcing de desenvolvimento de software

O outsourcing funciona basicamente como uma contratação, assim a empresa de outsourcing aloca um ou mais profissionais para trabalhar no projeto da contratante, em tempo integral.

Se é igual uma contratação, quais os motivos de optar por um outsourcing então?

O outsourcing possui benefícios que dão liberdade e velocidade da qual empresas precisam quando estão lidando com um crescimento exponencial.

Benefícios do outsourcing de desenvolvimento de software

Como disse anteriormente, o outsourcing possui vários benefícios para que as empresas contratantes possam usufruir de equipes sem a burocracia da contratação. Sendo eles:

Flexibilidade

Um dos maiores, se não o maior benefício, é a flexibilidade. Pois através do outsourcing, as empresas conseguem terminar a relação com muito mais facilidade do que com funcionários.

Principalmente para projetos de curto prazo ou de prazo indeterminado, onde os custos de demissão seriam extremamente altos.

Qualidade

Quando a empresa não é especialista ou está começando com uma tecnologia o outsourcing cai como uma luva.

Pois nesse caso, quando contratamos um desenvolvedor internamente, não conseguimos ajudar com conhecimento nem aferir seu resultado.

Assim, com uma empresa que já é especialista, não precisa existir a preocupação de treinamento.

Pelo contrário, o conhecimento do desenvolvedor terceiro pode ser aproveitado pela equipe interna.

Velocidade

Quanto temos um time remoto alocado no projeto, temos menos interrupções, a velocidade de desenvolvimento aumenta e muito.

Além de que só o tempo de contratação e treinamento já atrasam e muito os projetos. Sem falar que a empresa não precisa entrar na briga por talentos, já que quem compra essa “briga” é a empresa de outsourcing.

Powered by Rock Convert

Redução de custos

Com o outsourcing de desenvolvimento de software a empresa contratante não precisa se preocupar com impostos, treinamento, gastos com contratação e nem de rescisão.

Só isso já traz uma grande redução de custos para a empresa, fora que para empresas de grandes centros, contar com um time no interior é muito mais barato.

Gestão do time

Não são todas as empresas que conseguem manter um time remoto engajado, porém, é um grande diferencial competitivo poder contar com profissionais de todo o lugar do mundo.

Como alinhar isso? Outsourcing, pois dessa maneira você consegue alocar profissionais de todo canto, mas a gestão fica por conta da empresa parceira.

Outsourcing vs Staff Augmentation

Um termo que vem crescendo no mercado é Staff Augmentation (aumento de pessoal na tradução livre), a diferença desse conceito em relação ao outsourcing é a maneira de trabalho.

No outsourcing de desenvolvimento os desenvolvedores ficam alocados na empresa terceira (ou trabalham remoto), assim a contratante não precisa ter o espaço e nem arcar com os custos de alocação (mesas, cadeiras, computadores, energia e etc…).

Dessa forma, nesse modelo os desenvolvedores seguem as regras e cultura da empresa de outsourcing.

Já no modelo de Staff Augmentation, os profissionais ficam alocados dentro da empresa contratante, e seguem toda a sua política. Nesse caso a empresa precisa ter o espaço e materiais disponíveis para o pessoal trabalhar.

Benefícios do outsourcing em relação ao staff augmentation

  • Facilita escalabilidade
  • Reduz custo com gestão
  • Reduz custo com infraestrutura
  • Melhores práticas
  • Reduz custo com treinamento
  • Custo inferior em relação ao staff augmentation

Benefícios do staff augmentation em relação ao outsourcing

  • Prioriza a cultura da empresa
  • Processo de aprendizagem sobre o projeto pode ser mais rápido
  • Mais controle sobre a equipe
  • Troca de conhecimento entre equipe terceirizada e interna

Outsourcing vs Fábrica de software

Muitos acreditam que outsourcing é o mesmo que uma fábrica de software, porém existem muitas diferenças, tanto no jeito de trabalhar quanto no resultado que é entregue.

Na maioria das fábricas de software, o cliente não tem visibilidade e nem poder de decisão sobre o software que está sendo desenvolvido.

Dessa maneira, o processo geralmente gira em torno de uma especificação inicial, e como o projeto foi orçado e estabelecido o custo, alterar essa especificação é complexo e trabalhoso.

Sendo assim, na grande parte dos casos, o resultado é um software que não atende as expectativas.

Além disso, como o profissional não fica alocado full-time no projeto, a mudança de contexto é constante, podendo ocasionar atrasos e má qualidade de código no projeto.

Outsourcing de desenvolvimento de software vs Staff Augmentation
Diferenças entre os tipos de serviços e a proposta de um modelo híbrido segundo a TDK.

Escolhendo um bom parceiro para outsourcing de desenvolvimento de software

Todos os benefícios citados não fazem sentido se o prestador de serviço não for uma boa empresa. Dessa maneira, vamos listar alguns pontos que facilitam na escolha de um parceiro.

  • Escolha uma empresa que tenha fit cultural com a sua
  • Evite surpresas, pergunte sobre todos os custos envolvidos
  • Verifique se a empresa é uma autoridade no assunto
  • Veja os cases de sucesso (se possível acesse os aplicativos ou websites)

Agora ficou mais fácil decidir se faz sentido a contratação de uma empresa de outsourcing?

Se você precisa de ajuda com software, nós somos especialistas em ajudar empresas a construirem seus produtos digitais. Entre em contato.