fbpx

Pessoa desenvolvedora back-end: conheça as principais skills

O desenvolvimento back-end, também conhecido como server-side, é aquele que constrói e implementa as funcionalidades que, embora não estejam dispostas diretamente aos usuários, são essenciais para o funcionamento de um software. Podemos compará-lo à produção que ocorre nos bastidores de shows, peças de teatro ou qualquer tipo de apresentação: ambos devem ser bem feitos para que o público, seja ele de usuários ou espectadores, fique o mais satisfeito possível.

Sendo assim, é notável que o desenvolvimento back-end tem uma importância tão grande quanto o front-end, ainda que os usuários não vejam diretamente. Afinal, quando bem feito, é ele que proporciona maior rapidez no uso de um software, trazendo uma experiência positiva ao público, e também evita erros de processamento e problemas de segurança, o que, por sua vez, evita experiências negativas.

Confira abaixo quais são as principais skills que se esperam de uma pessoa desenvolvedora back-end:

 Conhecimento em linguagem de programação back-end

Algumas das principais linguagens voltadas para o desenvolvimento back-end são C#, PHP, Java, .NET, Ruby e Python. Conhecimento nunca é demais, então ter noções de como trabalhar com mais de uma linguagem sempre será um acréscimo e proporcionará um maior leque de opções de trabalho.

Entretanto, ter um maior domínio sobre uma linguagem pode fazer com que recrutadores te vejam como uma opção diferenciada de contratação. Demonstrar certa perícia a mais te coloca em posição de vantagem em relação a outros candidatos, mais ainda se a linguagem dominada for a mesma utilizada pela empresa em que você pretende trabalhar.

 Conhecimento em banco de dados

Ainda que a responsabilidade pela manutenção e cuidados com os bancos de dados seja de Administradores de Banco de Dados (ou DBA), o manuseio das informações neles contidas faz parte do desenvolvimento back-end. Sendo assim, é muito importante que profissionais de back-end conheçam as tecnologias relacionadas a banco de dados, como, por exemplo, Oracle, SQLServer, MySQL, MongoDB, dentre outras.

 Conhecimento em servidores

Também é importante, para a área de que estamos falando, algum conhecimento sobre manuseio de servidores, como IIS, Nginx, Apache e Microsoft IIS, por exemplo. Além disso, conhecimentos sobre Linux podem ser de grande valia para uma melhor administração de servidores.

 Conhecimento avançado em segurança

Simplesmente indispensável a profissionais de desenvolvimento back-end. A segurança de dados e informações, sejam elas de usuários ou das próprias organizações, é uma grande preocupação de qualquer empresa. Sendo assim, e sabendo que é papel da pessoa desenvolvedora back-end garantir o acesso aos dados de forma segura e proteger as informações armazenadas da melhor maneira possível, nem é preciso dizer o quão necessário tal conhecimento é e o quão importante é ampliá-lo constantemente.

 Conhecimento e experiência em arquitetura de software

A arquitetura de software tem a ver com as camadas que um software possui (services, controllers e models) e também com a conexão com outros softwares essenciais ao seu funcionamento. Sendo assim, o domínio técnico da arquitetura de software permite que a comunicação ocorra mais facilmente durante o processo de desenvolvimento, além de que tal conhecimento pode contribuir para que ocorram menos problemas neste processo e sejam feitas mais melhorias ao sistema.

 Conhecimento em tecnologias web

Tais tecnologias, como HTML, CSS e JavaScript, são amplamente utilizadas por equipes de desenvolvimento front-end. Já que equipes de back-end também precisam trabalhar em parceria com equipes de front-end, ter noções de tecnologias web é importante para alinhar os profissionais dessas equipes durante o desenvolvimento.

Não é necessário, no entanto, tornar-se especialista em tais tecnologias. Basta que seu conhecimento seja suficiente para permitir que a comunicação entre as equipes ocorra da melhor forma possível, de forma a permitir que as ideias e problemas sejam comunicados com clareza e o trabalho em equipe seja melhorado.

 Conhecimentos em otimização de código

A qualidade do código é de suma importância tanto para a experiência do usuário, já que está consideravelmente ligada à eficiência e desempenho do sistema, quanto para o trabalho das equipes de desenvolvimento, uma vez que facilita a análise do código, correção de bugs e o entendimento do projeto para novos participantes, por exemplo. Sendo assim, saber como otimizar um código e como desenvolvê-lo desde o início da melhor maneira possível é extremamente benéfico para todos os envolvidos em um projeto.

 Conhecimentos em estruturação e gerenciamento de projetos

Com tais conhecimentos, profissionais de desenvolvimento back-end são capazes de planejar melhor seus projetos e, consequentemente, otimizar sua gestão de tempo e seus métodos de trabalho, bem como os da equipe como um todo. Alguns exemplos de modelo de framework de gerenciamento de projetos são o SCRUM, Waterfall, XP, Agile, Kanban, entre outros.

 Domínio do uso de ferramentas de controle de versão

O controle de versão é fundamental para o gerenciamento de códigos-fonte em projetos de qualquer dimensão, já que permite uma otimização de tempo e de comunicação entre os envolvidos em um projeto. Sendo assim, é muito importante saber utilizar ferramentas como CVS, Subversion, Git, ou outras que cumpram tal função.

 Agilidade

Fazer uma gestão adequada do tempo é essencial para que o trabalho de profissionais back-end seja eficiente. Afinal, a rotina desta área é formada por uma variedade de tarefas além do desenvolvimento, como documentação, análise de requisitos, criação de fluxogramas, dentre outras. Soma-se, ainda, a necessidade de entregar com rapidez o trabalho contratado pelos clientes.

 Boa comunicação

Esta é uma habilidade indispensável, já que desenvolvedores back-end trabalham em equipe com outros profissionais. Uma comunicação que ocorre de maneira clara, objetiva e simples é um fator diferencial para a qualidade e a eficiência do trabalho de uma equipe, uma vez que otimiza a produção e facilita o entendimento entre equipes de diferentes áreas.

 Conhecimento sobre negócios

Este conhecimento é essencial para profissionais que têm como objetivo alcançar cargos superiores na empresa ou até mesmo iniciar seu próprio negócio. Entender como sua área de atuação influencia e é influenciada por aspectos financeiros, administrativos e relacionais da empresa é de grande importância para que metas mais ambiciosas sejam atingidas. Além disso, conhecimentos sobre liderança, gestão administrativa e vendas acrescentam muito ao cotidiano do trabalho e podem ser um diferencial para você. Afinal, qualquer local de trabalho envolve muitos aspectos para além da tecnologia.

Públicações relacionadas

Como melhorar suas soft skills e hard skills e acelerar o seu desenvolvimento
Soft skills e hard skills para acelerar o seu desenvolvimento

Conheça algumas práticas que podem te ajudar a melhorar suas soft skills e hard skills como desenvolvedor e te ajudar Ler o artigo completo

Contratação PJ: quais as vantagens para desenvolvedores?

Quantas vezes você recusou uma proposta interessante só porque ela se encontrava no regime PJ? Neste texto desmistificamos algumas ideias Ler o artigo completo

Desenvolvimento de Software: O que analisar antes de escolher um projeto para trabalhar

Trabalha com desenvolvimento de software? Confira dicas para te ajudar a analisar propostas e escolher o projeto ideal para se Ler o artigo completo

Práticas para se destacar em sua carreira de desenvolvimento
práticas para se destacar na carreira de desenvolvimento

Para conquistar a vaga dos sonhos, é preciso se destacar no mercado de trabalho. Isso acontece em todas as áreas Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos