Por que empresas SaaS devem investir em consultoria?

Negócios

As empresas SaaS têm dominado o mercado de TI atualmente, pois oferecem serviços complexos de software de uma forma bem mais simples e ágil do que as tradicionais. Em vez de investirem em grandes produtos, com licenças caras e de difícil implementação, elas oferecem a seus clientes tanto o software quanto grande parte da infraestrutura de TI, para que comecem a utilizá-los o quanto antes.

O fluxo de caixa é mantido por meio de assinaturas de pacotes mensais cujo preço é muito inferior ao das licenças tradicionais. Portanto, essas companhias ganharam muita atenção dos negócios mais modernos. As principais marcas de software atuais operam no modelo SaaS, como o Dropbox, o Google Drive, a Adobe Creative e a Salesforce.

Se você quer conhecer mais sobre esse modelo de negócio e a importância de uma consultoria para alavancá-lo, não deixe de ler o conteúdo a seguir!

O que são empresas SaaS?

Trata-se das companhias que fornecem sistemas computacionais na nuvem mediante assinatura. Ou seja: os clientes de SaaS não precisarão comprar uma licença e instalar toda a capacidade de software nos computadores do seu negócio

Em vez disso, os fornecedores hospedam toda a capacidade em servidores próprios e, por meio da computação em nuvem, a disponibilizam para seus clientes. Assim, eles não precisam se preocupar com uma infraestrutura robusta, visto que grande parte do processamento e do armazenamento é feita pelo provedor do SaaS.

Em contrapartida, é paga uma mensalidade para manter o software como serviço funcionando — caso contrário, ele é interrompido. Será exatamente como assinar um pacote de telefonia ou internet. Se sua empresa oferece esse tipo de produto, provavelmente você está no ramo dos SaaS.

Quais são os benefícios das consultorias empresariais?

As consultorias empresariais têm se mostrado bastante vantajosas para os negócios. A seguir, veja quais são os benefícios proporcionados por esse tipo de serviço.

Avaliação sobre problemas e oportunidades da empresa

As consultorias são empresas altamente especializadas na sua área, pois têm de conhecer todas as técnicas e ferramentas disponíveis para otimizar os resultados. Uma delas é a análise FOFA.

Forças

Envolve todos os fatores internos do negócio que o ajudarão a alcançar os resultados dos seus objetivos. Um time altamente capacitado é um ponto forte, que traz um diferencial competitivo. Outros exemplos são: bom aporte de capital, processos eficientes, localização do ponto comercial etc.

Oportunidades

As oportunidades são os eventos externos que, mesmo não estando em sua esfera de governabilidade, impulsionam o negócio. A economia aquecida ou a falência de um concorrente podem trazer um volume de vendas maior, por exemplo. O papel da consultoria é ensiná-lo a identificar bem as oportunidades e usá-las a seu favor.

Fraquezas

As fraquezas são as falhas internas da companhia, que a impedem de funcionar no seu máximo potencial. Trata-se de verdadeiros entraves para o crescimento, como:

  • processos muito ineficientes e burocráticos,
  • recursos humanos muito inexperientes,
  • ausência de metodologia para vendas e pós-vendas etc.

Assim, uma consultoria se tornará essencial para que você identifique esses problemas e saiba como corrigi-los rapidamente.

Ameaças

Por fim, é importantíssimo saber identificar as ameaças aos negócios, a fim de buscar medidas para minimizar o impacto de cada uma delas. Na área de TI, um dos maiores riscos é o surgimento de alguma ferramenta capaz de tornar seu software obsoleto — e a melhor forma de prevenir isso é estar constantemente atualizado sobre as novidades. 

Neutralidade nas tomadas de decisões

Dentro de um negócio, sócios e gestores podem ter visões diferentes em relação a determinados pontos. Isso compromete bastante o processo de tomada de decisão, pois cada um se agarra à própria opinião e não consegue enxergar falhas. 

Por vezes, será necessária uma opinião neutra, que faz suas escolhas com base em dados e na experiência quanto às melhores práticas do mercado. A consultoria cumpre justamente esse papel, pois tem fluxogramas e informações estratégicas bem atualizadas para a tomada do caminho que leva ao sucesso dos resultados.

Além disso, os consultores geralmente são pessoas altamente qualificadas e reconhecidas por seus pares. Eles não estão envolvidos nos processos internos do seu negócio, de forma que podem tomar suas decisões sem as emoções que comprometem o processo de escolha.

Melhor avaliação de investimentos

Outro ponto muito importante é saber onde investir recursos para colher os melhores resultados. Um dos principais trabalhos das consultorias é analisar diariamente os investimentos feitos pelas empresas de SaaS, com a finalidade de descobrir quais deles obtiveram os melhores números.

Desse modo, é possível avaliar suas escolhas e dar os melhores conselhos para otimizar seu aporte de capital. Como o mundo tecnológico é muito dinâmico, fica praticamente impossível que seu negócio se mantenha atualizado com todo o setor, o que torna um auxílio externo essencial.

Hoje em dia, vivemos em um mercado extremamente competitivo! Uma decisão de investimento equivocada pode levar à falência. 

Análise do negócio

Como você e seus funcionários estão sempre imersos nos processos internos, torna-se muito difícil analisá-los objetivamente. Por isso, contratar uma consultoria voltada para o setor de TI pode fazer toda a diferença.

Há várias metodologias de arquitetura de software: a ágil, a funcional, a tradicional etc. Nenhuma delas é necessariamente melhor do que as demais, pois tudo dependerá do seu produto e da cultura interna do negócio.

Por falta de experiência, muitas empresas de SaaS se apegam a determinada metodologia mesmo que ela não traga bons resultados. Nesse contexto, a consultoria objetiva analisar todos os fatores internos e externos para, então, dizer qual será a melhor opção para a sua realidade. Portanto, trata-se de um serviço bastante personalizado!

Além da arquitetura, a consultoria pode ajudar com:

  • o design dos processos internos,
  • a análise da necessidade de treinamento e capacitação de funcionários,
  • a análise de riscos,
  • a precificação de produtos e serviços.

Diante dos benefícios, as companhias de consultoria se tornaram aliadas essenciais das empresas SaaS. Afinal, esse modelo é muito recente, sendo que os empreendedores dificilmente têm tempo para se inteirar sobre suas especificidades. O melhor, portanto, é contar com um serviço terceirizado dedicado a analisar os fatores que levam ao sucesso no ramo de forma ampla e objetiva.

Você opera na área do SaaS e percebeu a necessidade de sua empresa contar com uma consultoria experiente no mercado? Então, não deixe de entrar em contato conosco, pois estamos preparados para tirar todas as suas dúvidas!

]]>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre com seus dados para a ligação.