fbpx

Por que você deve estar de olho nos novos profissionais de tecnologia?

O mercado de tecnologia encontra-se em constante transformação. Cada vez mais amplo, dinâmico e globalizado, faz com que as empresas que desejam escalar seus produtos e alavancar seus negócios invistam nos melhores profissionais de tecnologia para comporem os seus times. 

No entanto, o constante crescimento da área tech no mundo dos negócios, torna a busca por bons talentos cada vez mais difícil, já que as demandas de mercado são muito maiores do que a quantidade de profissionais qualificados e com experiências suficientes para que assumam grandes responsabilidades dentro de um projeto. 

Para tornar esta escassez mais palpável, de acordo com o relatório da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), o déficit de mão de obra qualificada no mercado de tecnologia brasileiro deve chegar a 260 mil até os próximos três anos.

Mas, mesmo com tamanha falta de profissionais de tecnologia, grande parte das empresas depositam grande parte das suas fichas na experiência técnica dos talentos em determinada área ou tecnologia específica, o que não é errado, pelo contrário. Mas, para que os negócios cresçam, é necessário dedicar a atenção do recrutamento para um campo muito além das habilidades em tecnologia. 

Assim como a tecnologia transforma o mercado diariamente, o mercado também exige cada vez mais dos talentos, que precisam se manter em constante atualização e adquirir diversas outras skills para adentrar os melhores times de tecnologia de scale-ups do Brasil e do mundo todo. 

E você, recrutador, sabe quais são essas skills dos novos profissionais do mercado de tecnologia? Neste artigo vamos te mostrar algumas das habilidades que você deve priorizar nos talentos, olhando além das habilidades na área tech. Continue a leitura para saber mais!

Formação técnica multidisciplinar

Encontrar profissionais especialistas em determinada tecnologia ou área do desenvolvimento de software é muito importante para o desempenho da equipe. No entanto, o principal foco das startups e scale-ups ultimamente, se concentra na busca por pessoas generalistas, com o intuito de promover ainda mais a busca por soluções inovadoras. 

Por isso, analise as habilidades técnicas dos talentos a respeito das habilidades que você precisa no seu time. Mas, tenha em mente que, para montar times de alta performance, é necessário analisar outras skills como: o conhecimento sobre modelos de negócios, objetivos e indicadores de performance e metodologias ágeis em tecnologia. 

Profissionais que possuem uma visão ampla sobre os seus projetos, têm mais chances de desenvolver ideias inovadoras, já que reconhecem, ao menos um pouco, as metas e os esforços de todos os setores. 

Profissionais atualizados

Encontrar profissionais multidisciplinares não é uma tarefa fácil, no entanto, pode ser interessante buscar primeiro por aqueles talentos que estão atualizados frente às mudanças e constantes novidades do setor de tecnologia. De tempos em tempos, surgem novos softwares e atualizações que, se adotadas, podem trazer grande destaque para os seus produtos. 

Por esse motivo, é necessário que você busque por pessoas que estejam dispostas a enfrentar novos desafios, se manter em constante aprendizado e busca por melhorias. Ao levar estas características em consideração, terá como consequência a multidisciplinaridade do tópico anterior. 

Mas vale ressaltar que você não deve exigir dos talentos que amanhã eles já tenham conhecimento pleno sobre uma tecnologia lançada hoje, por exemplo. Todo aprendizado é um processo, tenha isso em mente!

Mindset inovador

Em quantas soluções antigas você está pensando para problemas que são atuais? Quando o seu time está imerso nos mesmos inúmeros processos do dia a dia, pode ser difícil ter uma visão diferenciada sobre determinada situação que necessita de uma mudança, e isso provavelmente fará com que todas as suas respostas sejam “mais do mesmo”. 

Para modificar este cenário, é necessário contar com pessoas que não têm medo de arriscar e que não se limitam em executar apenas o que já sabem. Novos talentos podem trazer novas ideias e novas técnicas para o seu time, então, pode ser muito interessante começar a incluir uma nova geração de profissionais da tecnologia dentro do seu time, como os programadores juniores, por exemplo,  fazendo com que experiência e inovação caminhem sempre juntas.

E, se você busca por talentos que possuem essas características, nós podemos te ajudar. Através do nosso ecossistema, você consegue encontrar o profissional de tecnologia mais alinhado às estratégias do seu negócio de um jeito fácil e rápido, basta entrar em contato conosco por aqui e trabalharemos juntos em busca do match perfeito!

Públicações relacionadas

Criando uma cultura remota eficiente em um time de tecnologia

Já sabemos o quanto as culturas organizacionais estão se modificando dentro das startups e scale-ups, trazendo consigo a necessidade de Ler o artigo completo

Desenvolvedor remoto: 3 dicas para uma integração de sucesso com o time

Garantir a integração de um desenvolvedor remoto no seu time nem sempre é fácil. Para te ajudar, preparamos algumas dicas Ler o artigo completo

Dicas para avaliar o fit cultural de um candidato

O conceito de fit cultural dentro do setor de Recursos Humanos é utilizado para definir o alinhamento entre o perfil Ler o artigo completo

Inclusão no mercado de trabalho
Vanny fala no blog da Ez.devs sobre Inclusão no mercado de trabalho de tecnologia

Artigo produzido pela Vanny, Dev e Community Manager, contando sobre os desafios e benefícios de prezar pela inclusão no mercado Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos