Porque a qualidade de código é importante?

Neste artigo, iremos ver um pouco sobre qualidade e padronização de código fonte e como isso pode impactar em nossos projetos e no cotidiano, afinal é através da padronização que conseguimos alcançar a harmonia entre a equipe em um projeto.

Quando estamos trabalhando com uma equipe devemos pensar em nossos colegas de trabalho, procurando seguir um padrão e tentando deixar os nossos códigos o mais legível possível, tudo isso para que não tenhamos diversos códigos diferentes que fazem a mesma coisa, assim conseguimos evitar o retrabalho futuro e o surgimento de códigos legados complexos que muito das vezes nem o próprio criador entende com clareza. Dessa forma, ganhamos tempo com produtividade agregando muito ao produto desenvolvido. 

Atualmente, temos vários recursos que nos ajudam a seguir um padrão falaremos sobre essas ferramentas e conceitos.

Porque devo me importar com a qualidade do meu código fonte ?

Primeiro precisamos saber medir o que é um código de qualidade e precisamos ter atenção em alguns aspectos:

  • Legibilidade
  • Manutenibilidade
  • Baixa Complexidade
  • Reusabilidade

Essas são algumas das principais características que um bom código deve ter.

Desta forma, evitamos o surgimento de recursos legados que são o que mais demandam tempo no desenvolvimento devido seu alto nível de complexidade, assim até quem entrou recentemente no projeto estará apto a desenvolver independente do seu nível técnico ou conhecimento nas regras de negócio envolvido, pois através de um código legível e bem desenvolvido é possível entender tudo que está acontecendo apenas de ler.

Procure sempre ser claro e objetivo na criação de suas rotinas, pois a longo prazo isso é muito importante para a equipe.

Ter um código limpo faz com que o desenvolvimento flua melhor e que necessite de menos manutenção. Comunicação entre a equipe também é fundamental para o desenvolvimento de um padrão, inclusive, uma das metodologias mais comuns de manter essa comunicação na equipe é o scrum, realizando daily’s onde todos compartilham suas dúvidas e atualizam os companheiros do que foi feito, pois pode ser útil para mais alguém da equipe.

Como posso padronizar e melhorar a qualidade do meu código?

Felizmente hoje existem várias ferramentas específicas para códigos e para as mais diversas linguagens, alguma dessas ferramentas é o famoso prettier/eslint que são como se fossem guias de como nosso código deve ser, essas ferramentas são ótimas para padronizar um projeto, afinal conseguimos definir regras de espaçamento, indentação, se deve ou não conter ponto e vírgula no final da linha entre outras regras. Esse tipo de ferramenta é bem comum e já se tornou um recurso básico.

O bacana de utilizar uma dessas ferramentas é que encontramos regras aplicadas por outras grandes empresas onde podemos utilizar o mesmo padrão para nossos projetos, seguindo as mesmas orientações um exemplo é o caso das regras do airbnb, através de uma IDE de sua preferência que esteja configurado com o eslint/prettier, sempre que houver uma mudança no código e seja salvo, ele irá organizar seu código fonte utilizando as regras definidas. Isso é muito importante, pois assim evitamos de ter códigos sem refatoração e com alto nível de complexidade em nosso projeto, afinal essas guias irão nos auxiliar em como refatorar, inclusive sempre que encontrado um erro o mesmo faz um alerta para o dev.

Dicas de como melhorar seu código fonte

Uma ótima ideia é usar o conceito do pato de borracha. Explique sua tarefa ou código para um boneco inanimado ou até mesmo para algum colega de trabalho. Veja se ele tem alguma opinião diferente sobre o código que você produziu, já que é muito importante ter uma segunda opinião.

“Dados olhos suficientes, todos os erros são óbvios “ – Linus’ Law

Priorize a simplicidade. Tornar um código simples torna os problemas simples, isso evita a alta complexidade de um código.

Teste bastante seu código, se possível utilize técnicas de Q.A e testes automatizados, isso irá ajudar a identificar e corrigir os pequenos detalhes que poderiam se tornar um grande problema para seu produto.

Conclusão

A qualidade de um código afeta diretamente no produto. Como observamos anteriormente, é fundamental ter qualidade em nossos códigos, afinal, isso melhora a comunicação da equipe e auxilia muito na produtividade, assim não teremos dores de cabeça futuramente por conta de códigos legados e complexos do tipo que você olha e diz “Nossa isso está muito ruim, acho que vou refazer” e no final você se pega em uma situação sem saída, onde o melhor caminho parece ser o de apenas “consertar” o que estava errado.

Então lembre-se bem, você não está sozinho no projeto, mesmo que esteja… futuramente podem aparecer mais gente no projeto, então é fundamental tomarmos muito cuidado com a complexidade do nosso código.

Compartilhar:

Italo
Último artigo
Time Management in Projects: organize your development routine
Próximo artigo
O que faz um Líder de Produto?