fbpx

Principais desafios para escalar seu time de tecnologia

Encontrar o profissional ideal para compor um time de tecnologia tem sido uma tarefa difícil para muitas empresas que buscam a inovação digital, provocada por uma série de fatores que vão desde a cultura organizacional desalinhada com os valores dos talentos até a falta de recursos financeiros para tal atividade. 

Pensando nisso, trouxemos uma luz no fim do túnel para sua empresa alcançar a inovação através dos melhores talentos de tecnologia. Para saber mais, basta continuar a leitura!

Um cenário inédito

Devido à pandemia de covid-19 e a crise econômica que se instaurou em muitos países do globo, as empresas tiveram que se adaptar a um cenário inédito e desfavorável para o seu crescimento dentro do mercado, inclusive para startups que até então eram tidas como promissoras, como o caso da Gympass.

Com tantos setores prejudicados, a tecnologia se mostrou essencial para que as empresas dessem uma volta por cima para não enfrentar ainda mais dificuldades. A inovação digital se tornou uma peça chave para conectar o mundo em um momento onde é necessário que nos isolemos uns dos outros e, o que era para acontecer somente daqui há alguns anos, precisou ser adiantado para este exato momento!

Sendo assim, a busca por profissionais de tecnologia vem aumentando a cada dia, e as demandas têm sido muito maiores do que a quantidade de mão-de-obra disponível no mercado. Muitas empresas ainda não conseguiram montar seus times de tecnologia da melhor maneira e, abaixo, vamos falar um pouco mais das principais sobre as dificuldades encontradas.

Principais dificuldades para escalar um time de Tecnologia

Engana-se quem pensa que a única dificuldade das empresas na hora de contratar um time de tecnologia é apenas a falta de mão-de-obra. Na verdade, talvez este seja o menor dos problemas. Afinal, não adianta nada ter uma gama de profissionais disponíveis para as mais diversas áreas se as organizações não possuem os recursos financeiros suficientes, ou até mesmo estão com dificuldades para avaliar o que realmente é necessário para o crescimento do negócio. 

Falta de recursos financeiros 

O mercado de tecnologia garante algumas das melhores remunerações de profissionais, e isso não é novidade para nós, não é mesmo? Mas, com certeza você já pensou que, ao contratar desenvolvedores, por exemplo, você não arcará apenas com as despesas dos salários destes profissionais. 

Quando uma empresa resolve investir em um time de tecnologia interno, é necessário estar ciente de que haverá despesas relacionadas à estruturação deste setor, que não são poucas. Equipamentos mais elaborados, construção de escritórios e até mesmo as capacitações e treinamentos são alguns itens desta lista que fazem muitos gestores repensarem se realmente vale a pena montar um time interno.

Dificuldades para avaliar os profissionais

Para contratar talentos de tecnologia, é necessário que os recrutadores tenham algum conhecimento técnico na área para conseguir avaliar os candidatos de maneira eficiente. Por isso, as empresas devem arcar também com a capacitação deste setor, já que uma contratação errada prejudica o desempenho futuro da corporação em diversos níveis.

Baixa retenção dos talentos 

Outra dificuldade encontrada por empresas está na alta taxa de turnover dos talentos. Esta baixa retenção pode ser justificada por diversos motivos, incluindo as etapas de seleção que citamos no tópico anterior.

Ainda tratando sobre avaliação de candidatos, muitas vezes as empresas não conseguem um bom engajamento logo no processo seletivo e, por isso, vale repensar estas estratégias. Contar com processos muito longos, com quatro etapas ou até mais, por exemplo, é algo muito desgastante para os candidatos e pode afastá-los da sua empresa. 

Existem muitas técnicas que possibilitam a execução de um processo seletivo mais dinâmico e atrativo para as empresas. Uma delas é o Inbound Recruiting, que traz estratégias do marketing para o RH, e já explicamos mais sobre ela aqui no blog da EZ!

Outra justificativa para a baixa retenção de profissionais no time de tecnologia da sua empresa, é a falta de fit cultural. No mercado atual, os talentos têm procurado por estar em empresas que tenham uma cultura alinhada aos valores nos quais eles acreditam e, dificilmente você conseguirá montar um bom time quando esta característica não está presente. Se o match perfeito não acontece, então os bons resultados também não aparecem!

Diagnóstico preciso

Conhecer quais são as dores da sua startup é o primeiro passo para montar um bom time de tecnologia. É preciso saber exatamente de quais profissionais de tecnologia sua empresa precisa para crescer e de como você deseja desenvolver os seus projetos.

Por isso, um trabalho personalizado é a melhor saída para quem enfrenta os desafios apresentados anteriormente.

Existem muitas alternativas relacionadas à contratação e alocação de talentos de tecnologia que permitem que você tenha bons profissionais trabalhando no seu projeto, mas apenas uma te oferece a experiência de ter os talentos mais adequados às suas necessidades, como em um time interno e com os custos bem mais inferiores.

Esta saída é o marketplace gerenciado de talentos de tecnologia. Se você está em busca de reduzir as taxas de turnover da sua empresa com profissionais qualificados e que acreditam nos mesmos princípios que os da sua empresa, fazer parte de um ecossistema que integre tudo isso trará os resultados que sua startup almeja vinculado a muitos outros benefícios para o seu negócio.

Através do marketplace da EZ, você consegue garantir o match cultural perfeito entre o talento e o seu projeto! 

Ficou curioso? Entre em contato com um de nossos consultores e conheça as nossas soluções!

Públicações relacionadas

Employer Branding: Como a sua cultura pode atrair devs

Você já parou para pensar que sua empresa pode estar afastando os talentos ao invés de atraí-los? Em um período Ler o artigo completo

Time de tecnologia: Tenha uma visão mais ampla para escalar seu produto

Para vencer os desafios de escalar o produto da sua startup, ter um time de tecnologia multidisciplinar e ágil é Ler o artigo completo

Tenha um time de tecnologia de alta performance

Para garantir o bom desenvolvimento de um time de alta performance no desenvolvimento de um projeto de tecnologia, é necessário Ler o artigo completo

As novas relações entre desenvolvedores e as empresas

A busca incessante por pessoas que trabalham no setor de tecnologia fez com que estes profissionais ditassem, a partir de Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos