fbpx

Principais skills para se tornar um Desenvolvedor full stack

No mercado de trabalho do desenvolvimento, o tipo de profissional mais conhecido é o desenvolvedor full stack, ele atua como back-end e front-end. A pessoa desenvolvedora back-end é responsável por criar a estrutura de funcionamento de um site ou software, ligando usuários e servidores. Dessa forma, a aplicação cumpre o papel para a qual foi criada. O profissional front-end, por sua vez, cumpre o papel de desenvolver a interface que será utilizada pelos usuários, o ambiente com o qual ele vai interagir diretamente para mandar informações aos servidores. Os desenvolvedores full stack, por fim, são aqueles que exercem as duas funções explicadas acima.

Para que seu trabalho seja executado da melhor maneira possível, o desenvolvedor full stack tem que desenvolver habilidades e obter conhecimentos relacionados às duas áreas, o que exige um pouco mais de tais profissionais. Então, dê uma olhada em quais são as principais habilidades procuradas em um desenvolvedor full stack:

Hard skills

As hard skills são os conhecimentos técnicos necessários para o desenvolvimento dos softwares. Entre eles, estão as linguagens de programação, conhecimento em algoritmos e banco de dados, por exemplo. Sendo assim, já que o desenvolvedor full stack executa tanto o trabalho de front-end quanto o de back-end, é necessário que ele desenvolva e aprimore as hard skills necessárias para cada um deles.

Entre as hard skills de front-end estão as linguagens de programação HTML, CSS e JavaScript, consideradas básicas para profissionais do segmento. Em relação ao back-end, por outro lado, há inúmeras linguagens de programação voltada a esse tipo de trabalho, como PHP, Java, C#, ASP.NET, Ruby, entre outras. Além disso, os conhecimentos técnicos de back-end também envolvem bancos de dados, com os quais as pessoas desenvolvedoras da área lidam diariamente. Portanto, conhecimentos em servidores de banco de dados como MySQL, PostgreSQL ou Oracle, dentre outros disponíveis no mercado, são essenciais para o desenvolvedor full stack.

Controle de versão

As ferramentas de controle de versão são utilizadas para acompanhar e analisar as versões de um projeto. É um recurso muito útil para a identificação e correção de bugs e outros problemas, pois permite a comparação dos códigos de cada versão, destacando que partes foram alteradas, excluídas ou adicionadas ao código em cada uma delas. Saber como usá-las é muito importante para qualquer pessoa desenvolvedora, especialmente para o desenvolvedor full stack, que lida tanto com a parte front-end quanto com a back-end de uma aplicação, e precisa identificar eventuais problemas em cada uma delas.

A ferramenta de controle de versão mais famosa é o Git, que pode ser usado através da plataforma Github, que conta com inúmeras funcionalidades que ajudam o cotidiano de pessoas desenvolvedoras. Além do Git, o SVN também é uma ferramenta bastante utilizada no mercado.

Programação mobile

Ter conhecimentos relacionados ao desenvolvimento para plataformas mobile têm sido um diferencial no mercado da programação, já que as empresas vêm aderindo cada dia mais ao uso de aplicativos (ou Apps) em dispositivos móveis, que podem facilitar tanto o dia a dia de seus funcionários quanto o de seus clientes. Além disso, como esses aplicativos costumam estar integrados a um recurso back-end, é importante que o desenvolvedor full stack tenha conhecimento em programação mobile para atuar em projetos desse tipo com maior efetividade.

Conhecimento em UX

Já que o desenvolvedor full stack lida tanto com os mecanismos funcionais de um software quanto com a interface dele, com a qual o usuário interage diretamente, é importante que ele possua conhecimentos em UX, ou User Experience (experiência do usuário, em inglês). Tais conhecimentos permitem que a pessoa desenvolvedora crie uma interface eficiente, intuitiva, simples e funcional, capaz de proporcionar ao usuário a maior satisfação possível em sua experiência com a aplicação.

Qualidade de código

Desenvolver um projeto prezando pela qualidade de código é muito importante para qualquer pessoa desenvolvedora. No caso de desenvolvedores full stack, é mais ainda. Um código com qualidade facilita o entendimento do mesmo, bem como a identificação e correção de eventuais problemas. Sendo assim, é importante que o desenvolvedor full stack busque desenvolver um código com a melhor qualidade possível, a fim de integrar as “partes” front end e back end de seu trabalho com maior clareza e facilidade.

Além disso, um código com qualidade proporciona um melhor desempenho da aplicação como um todo, já que faz com que o código “exija” menos da máquina em que está sendo usado. Portanto, a qualidade do código é capaz de interferir no desempenho tanto no âmbito do back-end quanto no do front-end, positiva ou negativamente, razão pela qual é importante que o desenvolvedor full stack trabalhe com a melhor possível.

Soft skills

Essas são as habilidades não relacionadas ao conhecimento técnico da profissão. Ainda que não possuam tal relação, as soft skills influenciam muito no cotidiano de equipes de desenvolvimento. São inúmeras as habilidades consideradas soft skills, e algumas das mais interessantes para um desenvolvedor full stack são: boa comunicação, já que este profissional pode lidar com mais de uma equipe, talvez até ao mesmo tempo, e deve se comunicar bem com colegas; flexibilidade, pois podem haver trocas de função ou equipe, às quais o profissional deve se adaptar; e boa organização, já que terá que lidar com partes de um projeto que são consideravelmente diferentes, o que requer certo cuidado.

Essas são algumas skills importantes para quem deseja se tornar um desenvolvedor full stack. Porém, independente de que tipo de programação lhe interesse (back-end, front-end ou full stack) ou em que nível você deseje atuar (júnior, pleno ou sênior), lembre-se sempre de estudar muito, de se atualizar sempre e de sempre aprimorar suas habilidades, sejam elas técnicas ou não. Boa sorte em sua vida profissional!

Públicações relacionadas

Salário para desenvolvedores em 2021
Salário para atuar como desenvolvedor em 2021

Confira neste artigo quais são os salários que um desenvolvedor pode receber em 2021.

Como melhorar suas soft skills e hard skills e acelerar o seu desenvolvimento
Soft skills e hard skills para acelerar o seu desenvolvimento

Conheça algumas práticas que podem te ajudar a melhorar suas soft skills e hard skills como desenvolvedor e te ajudar Ler o artigo completo

Contratação PJ: quais as vantagens para desenvolvedores?

Quantas vezes você recusou uma proposta interessante só porque ela se encontrava no regime PJ? Neste texto desmistificamos algumas ideias Ler o artigo completo

Desenvolvimento de Software: O que analisar antes de escolher um projeto para trabalhar

Trabalha com desenvolvimento de software? Confira dicas para te ajudar a analisar propostas e escolher o projeto ideal para se Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos