Produtividade nas equipes de ti: o que é importante medir

Gestão

Medir a produtividade nas equipes de ti é fundamental para que os gestores de tecnologia saibam onde estão acertando ou errando na execução dos projetos. Indicadores de desempenho como KPIs e NPS são alguns dos exemplos de aspectos que precisam ser analisados a fim de descobrir de sua equipe está sendo suficientemente produtiva para atingir os resultados desejados.

Caso a resposta seja negativa, ou o retorno sobre investimento esteja sendo muito baixo, existem algumas atitudes que os líderes de projeto podem tomar a fim de aumentar a produtividade das equipes de ti.

Pensando em te ajudar nesse momento, nós preparamos um artigo que detalha quais os principais indicadores de desempenho precisam ser analisados e o que fazer no dia a dia para aumentar a produtividade da sua equipe de desenvolvimento. Confira a seguir.

O que é importante medir?

Dentro das equipes de ti, existem uma série de fatores que podem ser mensurados a fim de saber se seu time está sendo produtivo ou não. Uma das principais formas e mais utilizadas são os KPIs. Esse indicador é utilizado para medir o desempenho dos processos de uma empresa e, com essas informações, colaborar para que alcance seus objetivos.

Por meio dos KPIs, todos os profissionais conhecem e tornam-se envolvidos nos objetivos da empresa, a fim de alinhar os esforços em torno das estratégias estabelecidas pelos gestores de ti. Por meio dos resultados apontados nos KPIs, é possível quantificar o desempenho da empresa e permite que os trabalhadores entendam o quanto suas atividades colaboram para o sucesso desses números.

Além disso, outra forma de mensurar é analisar o nível de satisfação dos seus clientes. Dessa forma, você como gestor consegue verificar gaps onde precisa melhorar no desenvolvimento dos produtos futuros. Outra maneira que pode ser utilizada é analisar o NPS (Net Promoter Score).

Por ser bastante eficiente e simples, o NPS é uma forma de compreender se há lealdade por parte dos seus clientes de TI, ao ponto de recomendarem a empresa para outras startups.  Além disso, analisar o ROI (Retorno sobre o Investimento) é outra maneira super importante de saber se seu investimento em determinados produtos estão dando o resultado financeiro esperado.

Como aumentar a produtividade das equipes de ti?

Estabeleça metas

Um dos principais métodos para aumentar a produtividade das equipes de ti é utilizar metas inteligentes e mensuráveis durante a execução do projeto. Isso acontece porque caso seus profissionais tenham objetivos muito complexos e difíceis de serem alcançados, eles podem se desmotivar ao longo do tempo. Para facilitar nesse aspecto, crie metas mais curtas e para espaço de tempo menores, fazendo com que sejam incorporada dia após dia e feitas de forma mais ágil, impulsionando o desenvolvimento da empresa pouco a pouco.

Com a aplicação desses conceitos apresentados anteriormente, será possível acompanhar metas de forma mais fácil, além de conseguir medir resultados alcançados e construir uma equipe mais produtiva.

Forneça feedbacks

A ideia de realizar um feedback é de que sua equipe de desenvolvimento entenda onde estão acertando, errando e até mesmo como o seu comportamento pode ser interpretado por outras pessoas. Dessa forma, cria-se um clima mais agradável no ambiente de trabalho por conta dessa comunicação mais transparente e, consequentemente, aumenta a produtividade a longo prazo.

Dentro das equipes de ti, essa prática contribui para a melhoria do desempenho dos times, evita possíveis ruídos na comunicação e amarra possíveis pontas soltas. Ao realizar repasses frequentes sobre o que está acontecendo e como anda o trabalho da equipe, o gestor consegue mostrar que está disposto em resolver os problemas e disponível para sanar dúvidas, já que o capital humano de uma empresa é o que se tem de mais importante para a entrega de bons resultados e, consequentemente, a evolução no mercado.

Dar feedback para sua equipe de TI não deve acontecer somente no período em que as análises de desempenho ocorrem, mas sim, é necessário que seja um processo contínuo diário. Caso queira saber mais sobre a cultura do feedback, nós produzimos um artigo que você pode acessá-lo clicando aqui.

Forme equipes coerentes

Outra dica que pode ter sua importância para determinadas empresas é a necessidade de se formar equipes coerentes. Saber como estruturar uma equipe de desenvolvimento pode ser uma das principais dúvidas de um líder técnico. Em razão da exigência de trabalho de cada setor de um time de tecnologia, é super importante que a organização do seu squad aconteça de forma com que as necessidades encontradas na produção do seu produto sejam sanadas pela equipe.

Para que a produtividade seja alta, seu time de tecnologia precisa ter profissionais responsáveis por diferentes áreas, que, em conjunto, consigam concluir todas as etapas presentes no backlog. Por isso, na hora de contratar busque profissionais com perfis diferentes e que tenham perfil criativo, proativo e com capacidade de liderar.

Tenha acesso à ferramentas inteligentes

Conhecer quais são as principais ferramentas de gestão de projetos pode ajudar de forma bastante efetiva no desenvolvimento dos seus produtos. A grande razão de toda essa importância é que alguns serviços existentes atualmente só tendem a contribuir com a melhor organização das equipes e ajudam que demandas prioritárias sejam entregues de forma mais ágil.

Essas ferramentas de gestão de projetos prometem ajudar na comunicação interna entre os profissionais, seja em regime remoto ou presencial. Durante a execução dos projetos, é preciso cumprir determinadas metas diferentes de forma simultânea. Alguns exemplos como: estruturar o projeto, aumentar a produtividade, simplificar a comunicação, garantir que todos os passos sejam executados e também armazenar informações geradas, são alguns dos exemplos.

Ferramentas como Trello, Slack, Jira, Discord e Google Data Studio podem ser bastante efetivas se utilizadas corretamente pelos gestores de equipe.