Produtividade no trabalho remoto durante a quarentena

Como manter a produtividade no trabalho remoto? Estamos vivendo um momento sem precedentes, preocupados com nossa saúde, economia do país e de quarentena.

Na área de TI, temos a vantagem de podermos continuar trabalhando mesmo estando de quarentena. Apesar do trabalho remoto ser algo bem mais comum na nossa área, muitas pessoas estão tendo essa experiência pela primeira vez.

A grande questão é que está sendo uma experiência nova para todos nós, pois mesmo aqueles que estavam acostumados e já praticavam o trabalho remoto, agora estão vivendo um momento muito diferente.

Antes trabalhávamos em casa, mas podíamos sair, ver os amigos e os familiares. Pra quem trabalhava em uma empresa com espaço físico, também existia a possibilidade de alternar os locais de trabalho, sem falar nos coworkings abertos ao público.

E pra quem sempre trabalhou no escritório, cercado dos colegas foi uma mudança ainda mais abrupta. Pois além das restrições que todos nós estamos vivendo, essas pessoas também estão tendo que se adaptar com o home office.

Afinal quem já trabalha assim, sabe que ele funciona muito bem, mas que é preciso tomar cuidado com horários, distrações, combinar “limites” com as pessoas da casa, entre outras coisas.

Bom, mas agora vamos falar sobre as dicas para manter a produtividade no trabalho remoto, mesmo durante a quarentena. Bora lá?

Entenda qual horário você é mais produtivo

Uma coisa muito importante é saber em qual horário você consegue produzir melhor. E também saber qual melhor horário do seu dia para que você realize determinada tarefa. No meu caso por exemplo, eu gosto de ler logo de manhã, pois estou com a cabeça mais “livre” e sinto que absorvo melhor o conteúdo.

Procuro escrever em horários que terei menos ou nenhuma interrupção e tudo que envolve a parte criativa prefiro fazer na parte da noite, pois parece que rende mais.

O truque é testar mesmo, tente ler, escrever, estudar e produzir outras atividades em horários diferentes do dia. Depois análise quando você teve melhores resultados e maior facilidade de fazer aquilo.

Obviamente que as funções principais do meu trabalho, preciso fazer durante os horários habituais e resolver o mais rápido possível, principalmente por lidar com pessoas na maioria do tempo. No entanto, existem coisas que podem ser realizadas em horários diferentes, e com o trabalho remoto  isso fica mais fácil.

produtividade no trabalho remoto

Defina suas metas diárias

O trabalho remoto por si só, já gera uma certa preguiça as vezes. Isso devido ao fato de estarmos em casa, e daquela sensação de que ainda temos muito tempo durante o dia para realizar as tarefas.

Com a quarentena, essa situação se agravou um pouco mais. Afinal, “Se eu acabar tudo, o que tenho pra fazer depois?” ou então “Eu tenho muito livre agora, não tenho nada para fazer além de trabalhar”. Bom, esses e outros pensamentos podem passar pela nossa cabeça e são péssimos conselheiros.

É fato que a situação é preocupante e um pouco desanimadora, então ter metas diárias pode ajudar. Defina algumas metas no seu dia, como por exemplo: terminar o relatório, finalizar o artigo, liberar a feature no ambiente de teste, enfim, o importante é definir suas metas diárias.

Isso vai ajudar você a se desafiar, querer cumprir essas metas e não tem nada melhor do que olhar para sua lista de metas e ver elas todas riscadas por terem sido realizadas, dá uma sensação de dever cumprido e ânimo.

Priorização me ajuda a ter mais produtividade no trabalho remoto?

Além das metas diárias, que são as atividades “maiores” que você vai entregar no seu dia, é legar ter uma lista de tarefas a fazer. Os famosos “to do list” ajudam bastante nisso.

Durante a quarentena podemos ficar com essa sensação de que temos muito tempo e que dá pra fazer as coisas conforme forem aparecendo, mas isso é um erro. Prioridade é essencial.

A intenção é anotar tudo o que você precisa fazer, e sempre manter essa lista priorizada. Devemos sempre lembrar que priorização é fundamental, essa ideia de que tudo é prioridade não existe. Pois dizer que tudo é prioridade, é o mesmo que dizer que nada tem prioridade.

Existem ótimos aplicativos para isso, alguns podem ser usados também para anotações e tem até listas compartilhadas. Como por exemplo, o Notion, o Microsoft To Do, entre outros.

 

Saiba quando parar

Sempre quando falamos de produtividade no trabalho remoto, são levantados pontos da preguiça e das distrações e isso realmente acontece. E agora na quarentena temos alguns pontos mais agravantes como já citei no artigo.

No entanto, devemos também nos atentar em quando devemos parar. Pode parecer sem sentido, mas essa mesma ideia de que não temos outras coisas a fazer além do trabalho pode ser uma armadilha.

O computador está ali do lado, e você recebe uma mensagem, então resolve um problema, depois outro e quando vê já se passaram 2h. Claro que existem coisas urgentes e algumas vezes estamos no ritmo de alguma atividade que não queremos parar, mas não adianta muito se matar de trabalhar 1 dia da semana e passar os próximos 3 trabalhando cansando ou com preguiça. Descansar, se distrair e saber quando parar é muito importante.

Bom pessoal por hoje é isso, espero que essas dicas ajudem todos a se manterem produtivos no trabalho remoto. Ah, e quem quiser ver um pouco sobre o assunto, o Gabriel fez um artigo com 6 dicas para se bem no trabalho remoto, confere lá.

Compartilhar:

Junior
Último artigo
O que faz uma empresa de desenvolvimento de software
Próximo artigo
Building a REST API with Node.JS