fbpx

Quais soft skills analisar na contratação de uma pessoa desenvolvedora

As habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano são chamadas de soft skills. Elas estão sendo cada vez mais valorizadas nos processos de recrutamento e seleção pois influenciam na carreira de cada indivíduo e no andamento de um time, principalmente quando se trata de empresas que adotam a cultura ágil. Sendo assim, selecionamos algumas soft skills importantes de se analisar na contratação de uma pessoa desenvolvedora, confira:

Comunicação

Uma pessoa desenvolvedora sempre estará em contato com outros profissionais por trabalharem juntos em times, como em uma squad, por exemplo. Ela muitas vezes também estará em contato com o cliente para entender suas necessidades, comunicar o que pode ser feito, negociar prazos, explicar o que foi desenvolvido, etc. Assim, ter um profissional capaz de ter uma boa comunicação é essencial para o andamento de um projeto, para evitar conflito e eliminar possíveis ruídos, além de garantir um maior alinhamento. Por isso, observe ao longo do processo seletivo se os candidatos possuem facilidade em se comunicar.

Trabalho em equipe

Como comentado no item anterior, uma pessoa desenvolvedora costuma trabalhar em grupo. Assim, é de extrema importância que ela saiba cooperar com seus colegas de trabalho, mantenha um bom relacionamento com eles, respeite suas opiniões e se dedique para que, juntos, consigam entregar um bom projeto. Portanto, pergunte aos candidatos como costumava ser o trabalho em equipe nas empresas em que já trabalhou. Caso ache necessário, também é possível realizar dinâmicas para analisar como cada candidato se comporta em trabalhos em grupo. 

Flexibilidade e resiliência

Sabemos que o dia a dia da pessoa desenvolvedora pode ser agitado, que podem acontecer alterações no planejamento e que podem surgir demandas urgentes que não estavam previstas. Assim, é importante que este profissional tenha flexibilidade e resiliência para se adaptar às mudanças e à adversidade. Para saber se os candidatos possuem esse perfil, é possível perguntar como eles reagem em situações de mudança ou realizar uma dinâmica e observar.

Criatividade

A área de desenvolvimento é repleta de desafios. Por isso, para além da capacidade de programar, a pessoa desenvolvedora precisa entender os problemas de seus clientes e apresentar soluções. Assim, a criatividade se faz importante para pensar através de novos pontos de vista, trazer inovações e soluções. Como seus candidatos lidam perante problemas difíceis?

Proatividade

As tecnologias estão sempre mudando e é necessário que a pessoa desenvolvedora as acompanhe. Caso contrário, pode se tornar uma profissional desatualizada, o que pode ser negativo para os projetos da empresa. Por isso, é importante proatividade para continuar estudando, se desenvolvendo e entendendo as novidades da área. Não deixe de perguntar para o seu candidato o que ele faz para se manter atualizado. 

Organização

É muito importante que a pessoa desenvolvedora tenha organização para que consiga priorizar suas tarefas e atingir seus objetivos. A organização também é importante para escrever um código limpo e intuitivo, que seja fácil para seus colegas compreenderem. Portanto, questione como os candidatos costumam se organizar no dia a dia.

Gerenciamento de tempo

Completando o tópico da organização, é importante que a pessoa que está sendo avaliada saiba gerenciar seu tempo. Tudo isso, para que seja possível ter produtividade, realizar bom trabalho em equipe e entregar os projetos dos clientes com qualidade no prazo ideal, já que o profissional sabe gerir bem seu tempo de trabalho.

Perseverança

Muitos profissionais se frustram e se tornam impacientes frente a problemas. Na contramão, a área de tecnologia é repleta de desafios, portanto, a pessoa desenvolvedora precisa ter perseverança para não desistir com facilidade perante os contratempos. Essa característica é fundamental para que os times consigam continuar motivados na resolução dos problemas. É preciso enfrentar os bugs e seguir em frente. 

Atitude positiva

Todo mundo gosta de ter por perto aquelas pessoas que veem o copo meio cheio. O dia a dia dos desenvolvedores é desafiador, então aquele profissional otimista e focado nas possibilidades pode ser importante para auxiliar na motivação e realização do time.

Ética

Para o bem estar de uma equipe, é importante que a pessoa desenvolvedora tenha ética. Ser comprometida com as regras da empresa, respeitar seus colegas, não levar crédito pelo serviço dos outros, não mentir sobre o andamento das tarefas, entre outros, é essencial.

Analisar as soft skills de uma pessoa antes de sua contratação é muito importante para a equipe de trabalho e para a empresa. Esperamos que as citadas aqui no texto te ajudem em seu processo de recrutamento e seleção!

Públicações relacionadas

Marketplace de talentos de tecnologia: o que você precisa saber

Você já ouviu falar sobre o marketplace de talentos de tecnologia? Esse novo modelo de negócios tem conquistado muitas empresas Ler o artigo completo

O futuro das relações de trabalho no mercado de tecnologia

As empresas precisam se adaptar! Quem trabalha no mercado de tecnologia sabe que as relações de trabalho mudaram, tendo em Ler o artigo completo

Contratar desenvolvedores: por que está ficando mais difícil para as startups?

A tarefa de contratar desenvolvedores tem se tornado um grande desafio para grande parte das startups. Com o grande aumento Ler o artigo completo

O que são organizações exponenciais?

Historicamente a grande maioria das empresas buscam um crescimento acelerado, afinal, crescimento (na maioria dos casos), traz aumento nos lucros Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos