fbpx

Recrutamento e seleção: principais indicadores para talentos de tecnologia

Os processos de recrutamento e seleção são fundamentais para o bom desempenho de uma empresa, já que decidirão quais talentos de tecnologia farão parte do time. Por isso, é importante que eles sejam feitos de forma estratégica e que seus indicadores sejam analisados.

Os indicadores de recrutamento e seleção são métricas capazes de avaliar a efetividade desses processos e identificar se há alguma parte a ser melhorada, tanto em benefício do candidato quanto da empresa.

Confira abaixo os principais indicadores de recrutamento e seleção:

 1. Quantidade de candidatos

A quantidade de candidatos inscritos no processo de recrutamento e seleção é importante para aumentar a chance de se encontrar o candidato ideal para a vaga. Além disso, esse indicador permite analisar se a descrição da vaga foi bem feita, se os benefícios são interessantes e se a empresa tem uma boa reputação. Também permite analisar se a divulgação da vaga foi bem-sucedida, como veremos a seguir.

2. Efetividade dos canais de divulgação

É importante metrificar a quantidade de candidatos atraídos por cada canal utilizado na divulgação da vaga para entender, através do ROI, quais investimentos valem mais a pena. Assim, as decisões de investimento nos processos de recrutamento e seleção em cada canal podem ser mais embasadas.

3. Funil de contratação

Através do funil de contratação é possível visualizar se os candidatos estão desistindo do processo e em qual etapa desistem. Ao verificar onde está acontecendo o baixo engajamento, é possível pensar em estratégias para diminuí-lo e reter os talentos de tecnologia. Assim, apure se os candidatos estão desistindo da vaga ao preencher formulários com dados profissionais, ao realizar testes, entrevistas ou até mesmo ao receber a oferta de trabalho.

4. Tempo do recrutamento e seleção

Ter um tempo médio para fechamento de vaga permite organizar melhor o processo em si e a rotina do time, possibilitando maior produtividade. Caso esse tempo seja muito grande, pode gerar maior desistência por parte dos candidatos, aumentar o custo do processo de recrutamento e seleção e demandar muito tempo da equipe. Para identificar o tempo médio de contratação, divida o valor do tempo total dos processos de recrutamento e seleção pelo número de vagas preenchidas. 

5. Custo da contratação

Anúncio de vagas em redes sociais e sites de emprego, contratação de sistemas ou empresas especializadas, tempo gasto por recrutadores… Todos esses elementos envolvem custos nos processos de recrutamento e seleção. Por isso, esse indicador é fundamental na análise dos processos de sua empresa. Ao mensurar qual é o custo médio gasto para o fechamento de cada vaga, é possível identificar qual o padrão e evitar gastos excessivos. Também, caso seja necessário diminuir esse custo, é possível analisar em que elemento mais está se gastando. O cálculo pode ser feito ao dividir o total gasto pelo número de vagas preenchidas.

6. Cumprimento do prazo do recrutamento e seleção

Quando o prazo para fechamento de vaga é ultrapassado, provavelmente alguma etapa do processo teve algum empecilho. Assim, é importante identificar qual foi o motivo do atraso e averiguar o que pode ser feito para resolvê-lo.     

7. Turnover em contratações recentes

O turnover (rotatividade de funcionários) de recém contratados pode indicar que o candidato não tinha fit cultural com a empresa, que o serviço realizado não era de seu agrado (ou que o contratado não tinha qualificação o suficiente), que o salário não o agradava, entre outras possibilidades. Assim, o turnover pode ser um indicador de recrutamento e seleção pois pode mostrar que faltou alinhamento entre os envolvidos no processo.

8. Satisfação dos candidatos 

A satisfação dos candidatos do processo seletivo é importante para que o time saiba o que é possível fazer para tornar melhor essa experiência. Assim, é importante colher feedbacks, o que pode ser feito por uma conversa ou questionário, por exemplo, tanto dos candidatos que não foram selecionados quanto dos selecionados. Os elementos que podem ser questionados são a atratividade da vaga, o tempo do processo, a clareza da oferta, os feedbacks fornecidos pela empresa, entre outros. Considerando que existe uma alta demanda pelos talentos de tecnologia, é importante que eles estejam satisfeitos com as experiências que possuem com sua empresa. Assim, podem querer trabalhar nela futuramente e até mesmo a indicar para amigos.

 Os indicadores de recrutamento e seleção contribuem para uma visão mais nítida do que pode ser melhorado nos processos seletivos. Com eles é possível eliminar gastos e tomar decisões mais estratégicas e embasadas. Por isso, não os deixe de fora ao contratar talentos de tecnologia para sua empresa!

Públicações relacionadas

Vaga de JavaScript: como recrutar o candidato ideal

O uso da linguagem de programação JavaScript tem crescido nos últimos anos, já que vem se tornando cada vez mais Ler o artigo completo

Desenvolvedor júnior, pleno ou sênior: qual escolher para o seu projeto

Já mostramos aqui no blog quando contratar uma pessoa desenvolvedora, demos dicas para ajudar na contratação e indicamos ferramentas para Ler o artigo completo

Tipos de Startups: conheça nichos e tendências para os próximos anos

2020 foi um ano repleto de mudanças. Com a crise do Covid-19, hábitos de consumo, trabalho e lazer foram alterados. Ler o artigo completo

Por que um líder deve motivar sua equipe?

Motivar uma equipe nem sempre é uma tarefa fácil para um líder, uma vez que os fatores que podem desencadear Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos