Recrutamento 100% remoto: como fazer e quais os benefícios

Conheça mais a fundo sobre os benefícios do recrutamento remoto e como ele deve ser implementado no cotidiano de uma empresa.

A imagem mostra um homem e uma mulher à frente de um computador discutindo estratégias de recrutamento remoto.

O trabalho remoto já vem ganhando espaço há algum tempo no mercado de tecnologia, justamente pela praticidade que é dada ao colaborador em trabalhar de qualquer lugar, ganhar mais tempo no dia a dia e economizar recursos, por não ter necessidade de locomoção, por exemplo. Este cenário tem sido intensificado com o recrutamento remoto, onde tudo acontece de forma on-line, principalmente por causa do avanço das inovações tecnológicas, que foram aceleradas, no mundo todo, durante a pandemia de Covid-19.

Um processo seletivo remoto pode ser um grande facilitador para empresas que desejam economizar nas contratações, seja em relação ao tempo ou aos recursos financeiros, já que tudo é feito à distância, o que garante mais praticidade aos participantes, que podem organizar seu tempo de forma otimizada. 

No entanto, ainda que muito prático, é necessário que os times de recrutamento das empresas estejam muito atentos às vantagens e desvantagens e à forma como este tipo de processo seletivo é conduzido dentro de um negócio, para garantir o sucesso deste tipo de estratégia.

Pensando nisso, neste artigo, apresentarei um pouco mais a fundo sobre os benefícios do recrutamento remoto e como ele deve ser implementado no cotidiano de uma empresa. 

Continue a leitura para saber mais!

Quais os benefícios dos processos seletivos remotos?

Diversas empresas, sejam elas de grande porte ou startups de dentro e fora do Brasil, estão implementando o recrutamento remoto em seus modelos de contratação devido a uma série de razões que fazem quase todos os gestores pensarem no porque ainda não consideraram esta estratégia como uma possibilidade para seus negócios.

Os benefícios podem ir desde a redução de custos com os processos de contratação, passando por contratações mais ágeis até a melhoria na experiência dos talentos que se candidatam aos seus processos seletivos. 

Abaixo, você confere mais informações sobre os principais benefícios alcançados por empresas que optam por realizar um processo de recrutamento e seleção remoto.

Diminuição de custos

Um dos principais benefícios de se levar um processo seletivo de forma totalmente remota é que os custos financeiros para o candidato e para a empresa ficam bem menores. Isso acontece pois os participantes podem realizar as entrevistas ou testes sem precisar se locomover.

Agilidade nas contratações

Através do recrutamento remoto, você garante mais agilidade nas contratações. Isso porque, torna-se possível contar com a ajuda de bancos de dados para a triagem de currículos, automatização de diversos processos. 

Além disso, consegue realizar um maior número de entrevistas comportamentais e aplicar testes técnicos com mais eficiência, já que estes não precisam, necessariamente, ser aplicados de maneira síncrona.

Aumento no número de candidatos

Também por conta do setor de tecnologia estar em crescimento, acaba ficando mais fácil encontrar profissionais de outras cidades que não seja a do seu empreendimento quando você investe em um processo seletivo remoto. 

No entanto, para conseguir realmente abrir o seu leque de possibilidades na hora de encontrar o talento ideal em qualquer lugar do mundo com mais facilidade, é preciso combinar o recrutamento on-line com o trabalho remoto. 

Dessa forma, o profissional que se interessar pela oportunidade, não pensará duas vezes na hora de se candidatar, já que poderá atuar de onde quer que ele esteja. 

Flexibilidade nos horários

Recrutadores que atuam no setor de tecnologia sabem o quanto é difícil evitar o no-show e fazer com que os talentos compareçam às entrevistas e quando isso acontece de forma presencial, tudo fica ainda mais difícil. Isso acontece porque grande parte dos profissionais já estão atuando em algum projeto e, por isso, possuem uma agenda com horários muito limitados. 

Quando você e seu time opta por implementar o recrutamento remoto tudo fica mais fácil, já que não é preciso depender do horário comercial para realizar as entrevistas e demais etapas do processo seletivo. O talento pode realizar tudo no conforto de sua casa, ou de onde quer que esteja e, assim, organizar melhor os seus horários, o que também aumenta as chances de retenção dos candidatos.

Experiência do candidato otimizada

Ter a possibilidade de realizar um processo seletivo remotamente faz com que a experiência dos talentos, durante as etapas de avaliação, seja otimizada devido a todos os benefícios listados acima. 

Hoje em dia, grande parte dos profissionais (principalmente quando se trata de tecnologia) valoriza, e muito, uma boa experiência com a empresa logo no início do contato, antes mesmo da contratação. 

Por isso, prezar por um processo seletivo agradável é uma das chaves para conseguir atrair e reter os talentos em sua empresa, algo que pode ser alcançado através da implementação de um processo de recrutamento e seleção remoto.

Estratégias para realizar o recrutamento e seleção de modo remoto

Primeiramente, é necessário realizar o levantamento de requisitos e entender completamente a vaga proposta e quais as etapas necessárias para avaliar esses profissionais. Isso em razão da importância de tudo ser informado de forma transparente para todos os participantes do processo. 

É muito importante que a comunicação com os candidatos seja bem transparente, para não haver desentendimentos. Então, desde o primeiro contato esclareça que o processo será realizado de forma completamente remota e, se possível, informe também quais as ferramentas serão utilizadas, para que o candidato tenha um tempo de planejamento e verifique se possui os requisitos para participar, como a conexão com internet. 

É importante oferecer opções para pessoas que podem não ter esse equipamento, como a opção de realizar uma conversa via telefone. Além disso, uma atualização frequente das etapas seguintes também é importante e ajuda na hora do candidato se organizar.

Uma entrevista remota pode ser uma novidade diferente para algumas pessoas. Então, utilizar de perguntas quebra-gelo para criar uma conversa um pouco mais descontraída, pode deixar o candidato mais tranquilo e calmo para a conversa.

Atenção aos recrutadores!

Lembre-se também de não deixar os seus recrutadores sobrecarregados. Afinal, o recrutamento remoto não é sinônimo de processos mais simples, pelo contrário. Muitas vezes, este tipo de processo seletivo exigirá atenção redobrada dos profissionais para evitar que contratações erradas aconteçam. 

Por isso, não deixe que muitas entrevistas sejam agendadas para um único dia e invista na automatização de processos. Dessa forma, será mais fácil agir estrategicamente e garantir processos seletivos de qualidade. 

Ferramentas para o recrutamento remoto

Para ser um processo totalmente online e remoto, é importante não só utilizar ferramentas para videoconferências, mas também para manter a organização do processo totalmente digital.

Nesse sentido, existem alguns softwares de recrutamento que podem auxiliar na organização das etapas e dos participantes, e também ajudar a armazenar informações do processo. Alguns desses produtos contém até inteligências artificiais (IAs) que podem acelerar a triagem de candidatos para algumas vagas. 

Além desses softwares específicos, também podem ser utilizados quadros de organização, como Trello ou Pipefy, que são ótimas ferramentas de gerenciamento, se usadas de forma organizada.

Já para a comunicação, é importante entender se a empresa já utiliza algum serviço, como G Suíte da Google, ou o Outlook da Microsoft, pois neles existem ferramentas para a realização de chamadas de áudio/vídeo. 

Abaixo, estão algumas ferramentas que podem ser utilizadas:

  • Google Meet/Google Hangouts
  • Skype
  • Zoom

Para decidir qual ferramenta utilizar, é necessário avaliar os prós e os contras de cada uma, e aplicar esses benefícios para o dia a dia da empresa, entendendo melhor o que cada uma pode oferecer.

Conclusão

Com este artigo conseguimos entender um pouco mais sobre os benefícios que a implementação de processos seletivos totalmente remotos podem trazer às pessoas envolvidas. Dessa forma, ficou muito mais fácil entender como trazer essa realidade para o dia a dia de uma empresa e implementá-la de forma assertiva, atraindo talentos realmente qualificados para os seus projetos.

Compartilhar:

Beatriz
Último artigo
Conheça as 7 melhores linguagens de programação
Próximo artigo
Agilidade além do software: como manter o seu time todo ágil