Recrutamento 100% remoto: como fazer e quais os benefícios

Negócios

O trabalho remoto já vem ganhando espaço há algum tempo no mercado pela praticidade que é dada ao colaborador em trabalhar de qualquer lugar, ganhar mais tempo no dia a dia e economizar recursos, por não ter necessidade de locomoção, por exemplo. Com o recrutamento remoto vem acontecendo a mesma coisa.

Um processo seletivo totalmente remoto pode ajudar os candidatos e a empresa a economizar recursos e tempo por tudo ser feito remotamente, dando mais praticidade aos participantes, pois estes não precisarão enfrentar o estresse de organizar seu tempo para ir até a empresa e enfrentar trânsito.

Com a chegada da pandemia e a necessidade de aplicar o distanciamento social, esse modelo de processo se tornou uma realidade. Neste artigo, apresentarei um pouco mais a fundo sobre os benefícios do recrutamento remoto e como implementá-lo no cotidiano de uma empresa.

Quais os benefícios?

Diminuição de custos

Um dos principais benefícios de se levar um processo seletivo de forma totalmente remota é que os custos financeiros para o candidato e para a empresa ficam bem menores. Isso acontece pois os participantes podem realizar as entrevistas ou testes sem precisar se locomover.

Flexibilidade nos horários

Também por conta do setor de tecnologia estar em crescimento, acaba ficando mais fácil encontrar profissionais de outras cidades que não seja a do seu empreendimento. Isso abre um leque de possibilidades e a empresa pode encontrar pessoas mais qualificados com maior facilidade.

Distanciamento Social

Um benefício que começamos a pensar atualmente é o do distanciamento social. Por conta da pandemia do novo coronavírus, as empresas tiveram que se adaptar para realizar o trabalho remoto, e aquelas que ainda contratam, transformaram seu processo seletivo também para o regime de home office. Sendo feito dessa forma, o processo, além dos benefícios já citados, traz mais segurança para todos os envolvidos, sejam os colaboradores da empresa ou os profissionais que estão buscando uma nova oportunidade.

Como implementar o recrutamento remoto?

Primeiramente, é necessário realizar o levantamento de requisitos e entender completamente a vaga proposta e quais as etapas necessárias para avaliar esses profissionais. Isso em razão da importância de tudo ser informado de forma transparente para todos os participantes do processo. 

É muito importante que a comunicação com os candidatos seja bem transparente, para não haver desentendimentos. Então, desde o primeiro contato esclareça que o processo será realizado de forma completamente remota e, se possível, informe também quais as ferramentas serão utilizadas, para que o candidato tenha um tempo de planejamento e verifique se possui os requisitos para participar, como a conexão com internet. 

Powered by Rock Convert

É importante oferecer opções para pessoas que podem não ter esse equipamento, como a opção de realizar uma conversa via telefone. Além disso, uma atualização frequente das etapas seguintes também é importante e ajuda na hora do candidato se organizar.

Uma entrevista remota pode ser uma novidade diferente para algumas pessoas, então, utilizar de perguntas quebra-gelo para criar uma conversa um pouco mais descontraída, pode deixar o candidato mais tranquilo e calmo para a conversa.

Que ferramentas podem ajudar?

Para ser um processo totalmente online e remoto, é importante não só utilizar ferramentas para videoconferências, mas também para manter a organização do processo totalmente digital.

No quesito de organização do processo, existem alguns softwares de recrutamento que podem auxiliar na organização das etapas e dos participantes, e também ajudar a armazenar informações do processo. Alguns desses produtos contém até inteligências artificiais (IAs) que podem acelerar a triagem de candidatos para algumas vagas. 

Além desses softwares específicos, também podem ser utilizados quadros de organização, como Trello ou Pipefy, que são ótimas ferramentas de gerenciamento, se usadas de forma organizada.

Já para a comunicação, é importante entender se a empresa já utiliza algum serviço, como G Suíte da Google, ou o Outlook da Microsoft, pois neles existem ferramentas para a realização de chamadas de áudio/vídeo. Abaixo estão algumas ferramentas que podem ser utilizadas.

  • Google Meet/Google Hangouts
  • Skype
  • Zoom

Para decidir qual ferramenta utilizar, é necessário avaliar os prós e os contras de cada uma, e aplicar esses benefícios para o dia a dia da empresa, entendendo melhor o que cada uma pode oferecer.

Conclusão

Com este artigo conseguimos entender um pouco mais sobre os benefícios que a implementação de processos seletivos totalmente remotos podem trazer às pessoas envolvidas. Dessa forma, ficou muito mais fácil entender como trazer essa realidade para o dia a dia de uma empresa.