Recrutamento tech sobrecarregado? Saiba como solucionar

A transformação digital, a pandemia, o trabalho remoto e outros diversos fatores estão provocando uma reação em cadeia negativa no mundo corporativo, que começa pelo excesso de trabalho de diversos colaboradores e termina com um impacto direto nos resultados das empresas. Um dos grupos mais afetados por este movimento é o setor de recrutamento tech, que a todo momento precisa driblar as altas demandas do mercado e a escassez de talentos de tecnologia.

É fato que lidar com demandas excessivas, prazos limitados, resultados inalcançáveis afeta completamente a rotina de todo e qualquer funcionário. Quem está inserido no universo das startups sabe, mais do que ninguém, que grandes mudanças acontecem com mais frequência neste tipo de negócio, fazendo com que os colaboradores tenham que correr contra o tempo e se adaptar. 

Estas alterações de rota podem, a princípio, gerar tarefas inesperadas e um esforço maior das equipes para reorganizar aquilo que foi afetado. Após um curto período de tempo, tudo volta aos eixos, e os colaboradores já estarão mais aliviados. No entanto, quando este cenário se torna frequente e as equipes já não conseguem mais lidar com tantas demandas, com prazos e resultados que estão sempre fora da realidade, a exaustão começa a aparecer. 

Diferente de quando os dias cheios acontecem esporadicamente, onde você consegue se recuperar com um bom descanso ao final de semana, quando você lida com uma sobrecarga de trabalho, este descanso não existe. Sempre haverá muito trabalho, e se somarmos todos os dias em que o horário do expediente é ultrapassado, você consegue tirar umas férias, de tantas horas extras feitas. E, provavelmente, estas férias não serão o suficiente para que você retorne ao trabalho renovado e inspirado. 

É assim que a sobrecarga de trabalho se apresenta. E o seu time de recrutamento tech pode estar passando por isso sem que você perceba!

Para te ajudar a entender melhor sobre este cenário e pensar em soluções eficazes para evitar que o excesso de trabalho afete seu time por completo, elaboramos este conteúdo com tudo o que você precisa saber a respeito deste assunto. Continue a leitura para conferir!

Por que o recrutamento tech está sobrecarregado?

Primeiro de tudo, vamos analisar porque os times de recrutamento e seleção em tecnologia estão se sobrecarregando. Assim, conseguiremos pensar em estratégias de mitigação mais assertivas. 

Como dito anteriormente, a transformação digital e o crescimento exponencial do mercado de tecnologia está despertando nas empresas a necessidade de contratar uma grande quantidade de talentos de tecnologia, principalmente desenvolvedores de software. 

Esta busca incessante encontra um grande obstáculo a partir do momento em que as demandas por mão-de-obra qualificada surgem em uma velocidade que não acompanha o ritmo de formação técnica dos talentos (e aqui nem estamos falando sobre as graduações em tecnologia, ok?). Em resumo, faltam desenvolvedores e sobram oportunidades. 

A situação se agrava quando as vagas exigem maiores níveis de senioridade, dos plenos aos especialistas. Isso porque, existem, sim, desenvolvedores júnior muito bem qualificados, mas eles ainda não possuem algo imprescindível para alguns projetos: experiência.

Grande parte dos profissionais que estão há um tempo no mercado de trabalho, já estão atuando em boas oportunidades (muitas vezes alinhadas perfeitamente aos seus planos de carreira) e por isso, não estão em busca de novas vagas. Isso faz com que as páginas de carreira e premissas antigas de employer branding parem de fazer sentido, obrigando o setor de recrutamento tech a pensar em estratégias inovadoras para conquistar a atenção dos desenvolvedores e despertar neles o desejo de fazer parte de determinada empresa. 

Isso faz com que estes times sejam um alvo fácil para a sobrecarga de trabalho, justamente porque precisam pensar em como driblar tamanha escassez de talentos, ao mesmo tempo em que lidam com a estruturação de processos seletivos, acompanhamento de candidatos que já estão em períodos de seleção ou até mesmo de onboarding, entre outras demandas relacionadas à manutenção das contratações na empresa.

Como esta sobrecarga afeta seu time?

Os impactos da sobrecarga em qualquer time de uma empresa já são preocupantes. E quando se trata do setor de recrutamento e seleção em tecnologia, provocamos aquela reação em cadeia citada anteriormente, pois o sucesso de uma empresa começa com boas contratações. 

As jornadas sobrecarregadas afetam de maneira direta o modo como os colaboradores se sentem em relação à empresa. Com o passar do tempo e quanto mais exaustos os times ficam, eles se sentem menos satisfeitos e mais frustrados com o ambiente de trabalho, o que pode provocar desde um baixo engajamento da equipe até mesmo a perda de pessoas nos times.

Dentre os principais impactos da sobrecarga de trabalho no recrutamento tech estão:

  1. Produtividade reduzida: Com uma equipe esgotada, não há como ter produtividade. Na verdade, o que você pode conseguir com a sobrecarga de trabalho são pessoas imersas naquilo que conhecemos como produtividade tóxica, um comportamento perigoso, que pode levar até um possível burnout coletivo em um futuro próximo. Os processos do setor de recrutamento envolvem muito mais do que uma simples contratação (que já não é nada simples!), então tome muito cuidado ao exigir demais da sua equipe.
  1. Resultados insuficientes em outras áreas da empresa: As equipes de recrutamento tech são o princípio de tudo em sua empresa. Isso porque, se as contratações não são boas, com talentos que tenham fit com as vagas e com a cultura da empresa, todos os processos futuros serão afetados. Tais consequências podem afetar setores do seu negócio que você nem imagina que seriam impactados por algumas contratações equivocadas.

Maneiras de evitar a sobrecarga no recrutamento

Abaixo, você encontrará algumas dicas de como prevenir o excesso de trabalho nos seus times de recrutamento tech e ainda assim garantir que os processos sejam executados com qualidade e atinjam os resultados esperados. Confira:

1. Otimizar processos seletivos

Processos seletivos de tecnologia precisam ser rápidos e eficientes ao mesmo tempo, tendo em em vista a alta competitividade do mercado e a escassez de talentos. Acompanhar o ritmo do mercado através das seleções e contratações é uma das formas de fazer com que seu time de recrutamento e seleção consiga atrair os candidatos e não passe meses com uma vaga aberta, impactando outros setores da empresa  e sobrecarregando o time de recrutadores.

As dificuldades em trazer os talentos para a sua empresa devido aos processos muito longos e nada efetivos prejudicam a imagem da sua empresa como marca empregadora, e aumentam as chances de as equipes de tech recruiters se sentirem cada vez mais descontentes com o trabalho.

2. Automatize ao máximo

Ao automatizar diversas tarefas da rotina de um time de recrutamento tech, você permite que os colaboradores deem atenção para tarefas importantes sem sobrecarregá-los. Se as demandas se alterarem ou até aumentarem (em uma proporção razoável, claro) após um pivot na sua startup, por exemplo, o time não será extremamente impactado em relação ao volume de trabalho, já que muitas operações serão conduzidas automaticamente.

Um exemplo disso é a automatização de coletas de dados referentes aos processos seletivos em andamento. Conforme as informações são recolhidas sem a necessidade de uma pessoa para esta função, a equipe pode focar em analisar os dados e investindo em observações mais completas, detalhadas e que garantem mais qualidade na hora de traçar soluções e entender se os processos estão funcionando da maneira esperada.

3. Considere os serviços de recrutamento tech

Caso você esteja observando indícios de sobrecarga nos profissionais de recrutamento em tecnologia da sua empresa, uma das formas de solucionar este problema é através de empresas que oferecem soluções especializadas no recrutamento e seleção de talentos de tecnologia.

Existem diversos tipos de empresas e soluções relacionadas à busca de desenvolvedores e outros profissionais para integrar projetos de tecnologia, como headhunting, outsourcing em TI e também marketplaces de tecnologia. 

Grande parte destes serviços permitem que você e seu time de recrutamento tech escalem times de tecnologia de forma ágil e assertiva, reduzindo os impactos gerados pela sobrecarga de trabalho dos tech recruiters e também pelas dificuldades de vencer a escassez de talentos de TI.

Conclusão

Sabemos que contratar os melhores talentos de tecnologia em um cenário onde é preciso correr contra o tempo não é uma tarefa nada fácil. Os times de recrutamento tech precisam driblar as dificuldades estruturando processos seletivos inovadores, analisando grandes quantidades de dados e, é claro, avaliando cada profissional da melhor forma possível.

Tudo isso tem sobrecarregado as equipes de recrutadores e deixando-os insatisfeitos com seus trabalhos. No entanto, com as dicas deste artigo, é possível evitar que isso aconteça e reduzir a frequência de colaboradores lidando com trabalho excessivo.

Camila
Último artigo
No-show em entrevistas? Saiba como solucioná-lo no recrutamento tech
Próximo artigo
React Native: Instalando bibliotecas em seu aplicativo