fbpx

Saiba agora tudo sobre desenvolvimento de software!

Desenvolvimento

competitivas no mercado. No entanto, na hora de automatizar rotinas, uma série de dúvidas acaba surgindo, principalmente quando se trata da escolha de um sistema compatível com as necessidades da organização.

O desenvolvimento de software tem tido uma enorme demanda no mercado, aliado à grande necessidade das empresas em buscar inovações e as novas exigências do mercado, de modo a agregar ao negócio uma vantagem competitiva.

Nesse contexto, levantamos importantes informações sobre o desenvolvimento de software e como ele pode ajudar a promover a produtividade e competitividade no seu negócio. Continue a leitura e saiba maiores detalhes!

Powered by Rock Convert

O que é desenvolvimento de software?

O desenvolvimento de um software permite apresentar uma solução conforme as necessidades do cliente e de acordo com as especificidades de cada processo. Independente da demanda, a equipe responsável pelo desenvolvimento entenderá o problema e formará uma proposta englobando as diversas e minuciosas funcionalidades.

De um outro ponto de vista, esse desenvolvimento significa um conjunto de atividades, métodos, ferramentas e práticas que são utilizadas para encontrar uma solução tecnológica que atenda às necessidades de um cliente, sem apresentar defeitos.

Assim, considera-se no processo de construção de um sistema, processos, atividades e tarefas para o desenvolvimento, operação e manutenção de um produto de software.

Como funciona?

Assim como qualquer inovação, o desenvolvimento de software segue uma linha de etapas para sua execução. Cada uma dessas fases da metodologia adotada faz parte de um processo de criação, desde sua concepção inicial até o produto final, conhecido como ciclo de vida do desenvolvimento de softwares, que inclui planejamento, desenvolvimento, teste, implementação, manutenção e atualização.

Vejamos com maiores detalhes cada uma dessas etapas para ter uma alta performance!

Planejamento

Essa é a primeira etapa no processo de desenvolvimento de software. É nesse momento que são definidos os pontos fortes e fracos do projeto, com o intuito de evitar erros e retrabalhos. Um planejamento bem feito permite iniciar um trabalho focado nas necessidades do negócio, sem falhas e com foco, respeitando prazos e níveis de qualidade.

São levantadas as principais informações, que servirão de base no decorrer do desenvolvimento do software, tais como profissionais que participarão do projeto, prazos, tecnologias utilizadas nos processos, metodologias e outros recursos fundamentais.

No planejamento, todas as pessoas envolvidas devem fazer parte da sua elaboração, desde clientes, desenvolvedores, fornecedores e demais integrantes do projeto.

Desenvolvimento

O desenvolvimento do software é a etapa que sucede o processo de planejamento. Aqui fazem parte os profissionais habilitados e capacitados para evitar o desperdício de tempo em cada etapa.

O planejamento ajuda a resolver uma série de problemas na fase de desenvolvimento, por isso, seu processo de elaboração se torna tão importante, pois servirá de guia para iniciar o que deve ser feito em caso de atrasos e falhas, por exemplo.

E um detalhe importante: assim como na etapa de planejamento, a participação do cliente na fase de desenvolvimento passa a ser fundamental para acompanhar o que foi encomendado e está sendo atendido em conformidade.

Teste

A fase de teste oferece a possibilidade de saber se o que tem sido desenvolvido está em conformidade com o planejamento e se contém falhas. Em geral, a fase de testes é dividida em subfases. Por exemplo, a cada código inserido ou nova funcionalidade criada, teste-as. Isso ajuda a evitar o desperdício de tempo com a identificação de problemas posteriores.

Se deixar para testar o desenvolvimento de um software depois que inserir todos os códigos, qualquer falha demandará um maior tempo e recursos para ser localizada. Além disso, é fundamental deixar o cliente participar dos testes para que ele possa avaliar se está ficando conforme o que planejava e adaptá-lo de acordo as necessidades do seu negócio.

Implementação

Uma vez desenvolvido o software, a etapa de implementação pode ser colocada em prática. O ideal é que o produto passe por todas as fases de testes pelo cliente e seus colaboradores, a fim de localizar bugs (falhas).

Após todos os testes e análises, é só aguardar a hora de ser colocada em prática.

Manutenção e atualização

Não basta apenas realizar um bom planejamento e implementar o novo software, é preciso investir em procedimentos de manutenção e atualização periódicas, para se adaptar às mudanças de mercado.

Por isso, no processo de escolha da empresa para o desenvolvimento do sistema, é fundamental estar atento as especificações técnicas dos profissionais envolvidos na execução do projeto e na assistência posterior à sua implementação.

Quais as vantagens do desenvolvimento de software?

Há empresas de desenvolvimento de softwares de todos os tipos e valores. Uma das grandes vantagens de escolher uma boa empresa no mercado, é a capacidade de criar produtos realmente inovadores e que possam ajudar os clientes e seus negócios a atingir seus objetivos.

O desenvolvimento de uma metodologia bem definida e com objetivos que garantam que a solução seja efetiva e entregue no prazo combinado, faz toda a diferença no processo de criação de um software.

Nesse processo de escolha de uma empresa para o desenvolvimento de software devem ser considerados alguns pontos, de modo que ela seja capaz de:

  • ajudar o cliente a definir os requerimentos do produto e adicionar inovação a ele;
  • gerenciar o escopo de forma ativa para evitar retrabalhos e otimizar os ganhos;
  • informar se e quando foram cometidos erros, independente de quem os causou;
  • solicitar informações da empresa constantemente, de modo a agregar valor ao produto.

Aliado a isso, podem ser percebidos uma série de vantagens para o desenvolvimento de software. Acompanhe:

Software adaptado as necessidades específicas da empresa

Essa talvez seja a vantagem mais importante no processo de desenvolvimento de software. Isso porque é o sistema que se adapta ao seu negócio, e não o negócio que deve se adaptar a ele.

A escolha pela criação de um software personalizado garante que todos os processos, as rotinas e até os diferenciais competitivos sejam incluídos no sistema, sem qualquer tipo de alteração do modelo de negócio.

Muitas empresas ainda utilizam softwares arcaicos e com pouca ou nenhuma flexibilização, o que torna necessário mudar os processos para se adaptar à ferramenta.

Integração de dados

Outra grande vantagem do processo de desenvolvimento de software é que essa solução pode se tornar praticamente a única opção de automatização dentro da empresa, com todos os dados e informações integrados entre os setores.

Pela falta de flexibilização de muitos sistemas prontos, as empresas acabam adquirindo vários softwares para áreas diferentes, tendo um sistema de controle de estoque, outro para financeiro, produção e assim por diante.

O desenvolvimento de software é uma solução personalizada, que permite à empresa incluir todas as necessidades em uma única plataforma totalmente integrada.  Essa possibilidade de integração faz com que os dados possam ser lançados em qualquer fase do processo e reaproveitados sempre que necessário.

Isso evita erros, elimina retrabalhos e permite uma visão mais ampla do negócio, por meio de relatórios que podem ser gerados instantaneamente pelo software.

Customizações mais flexíveis

Dois problemas acabam surgindo quando empresas adquirem softwares prontos. O primeiro é em relação à falta de possibilidade de mudança ou customização da solução, o que pode acabar por travar os processos de negócio e as inovações.

O segundo refere-se às mudanças e customizações do sistema, que muitas vezes apenas o desenvolver pode realizar e, normalmente, isso tem um alto custo para os clientes.

Ao desenvolver um software é possível customizá-lo e tornar isso bem mais flexível. Normalmente, fazer um contrato de suporte de longo prazo com os fornecedores garante constantes melhorias e inovações à solução. Vale destacar que o código fonte de software é de propriedade do cliente.

Assim, se a empresa está desenvolvendo um programa com fornecedor que não está atendendo às necessidades do empreendimento, é possível procurar outros profissionais para dar continuidade ao projeto e fazer as mudanças necessárias e em conformidade com o esperado.

Possibilidade de adaptações e evoluções

Esse é outro grande diferencial de empresas que investem no desenvolvimento de software: a possibilidade de adaptações e mudanças que evoluem e agregam valor às operações da empresa.

Um software personalizado permite que a adaptação ao negócio não ocorra apenas no momento do desenvolvimento, mas em todas as etapas de criação e, posteriormente, evolua junto com os processos da empresa.

Quando a empresa tem que se adaptar ao software, é muito comum que novas necessidades surjam, seja a criação de um relatório, o controle de um novo processo ou até uma nova tela de cadastro.

Quando é o software que tem que se adaptar às necessidades do negócio, o foco é diferente. É possível personalizar os processos e também customizá-lo mais facilmente para atender a essas novas demandas do cliente.

Perceba então que o desenvolvimento de software tem se tornado cada vez mais uma ferramenta de apoio, tanto na operação quanto na definição das estratégias de negócio.

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre o assunto? Então, aproveite para complementar sua leitura e entender como é possível enfrentar os desafios da transformação ágil. Até a próxima!

]]>

Entre com seus dados para a ligação.