fbpx

Saiba agora tudo sobre Outsourcing!

Negócios

Pode parecer um termo de modismo, mas o Outsourcing tem sido a solução para muitos problemas e um auxílio para gestores em áreas mais estratégicas, como aquelas ligadas ao core business.

Controlar todas as áreas de uma empresa é uma tarefa difícil, e atrelado a isso muitos empreendedores não aceitem a ideia de delegar responsabilidades e dividir tarefas com os demais envolvidos no negócio.

Vamos entender o que é o Outsourcing e como essa prática pode ser vantajosa para o seu negócio? Confira este artigo que preparamos!

O que significa Outsourcing?

Buscar a inovação e a aderência a novas metodologias é uma prática que tem colocado muitas empresas em vantagem competitiva, estimulando o crescimento de forma estável e duradoura.

Não é comum encontrar empresas que demandam serviços, profissionais e recursos que muitas vezes não estão disponíveis internamente. A solução é recorrer à terceirização como forma de suprir essa carência e atender os clientes.

Porém, o Outsourcing expande essa estratégia e agrega novos valores e benefícios ao gestor que adota essa implementação. O Outsourcing é uma palavra em inglês que pode ser desmembrada em dois termos: “out”, que significa fora e “sourcing”, que significa fonte. Em uma tradução livre, significa “fonte de fora”.

Ficou confuso? Bom, vamos esclarecer melhor essa terminologia. O Outsourcing nada mais é do que uma prática de terceirizar serviços ligados à gestão estratégica, ou seja, buscar profissionais especializados externamente para realizar as tarefas internas.

A terceirização sempre fez parte do dia a dia de muitas empresas, seja em áreas de logística, limpeza, entre outras. Mas, nos últimos anos, a necessidade de ampliar áreas ligadas ao core business, como a contábil e de finanças, tem levado a popularização do Outsourcing.

Por mais que um gestor busque compreender cada um dos setores da empresa e ter conhecimento do que é feito em cada área, fica difícil manter um bom gerenciamento de processos e pessoas, surgindo problemas no dia a dia que podem se agravar.

E é aí que está o segredo do Outsourcing: contratar especialistas que realmente entendam da área e que possam potencializar a área que você tem menos knowhow.

Assim, é possível focar naquilo que realmente faz parte da área de entendimento da gestão, e deixar para profissionais que realmente entendam do assunto áreas mais estratégicas e que demandam maiores cuidados.

O Outsourcing é terceirização?

Você deve estar se perguntando: o Outsourcing é sinônimo de terceirização? A resposta é simples: não. Apesar de muitas vezes encontrarmos fontes que colocam esses dois termos como similares, o Outsourcing é um tipo de terceirização de áreas estratégicas da empresa.

Já a terceirização é aquela que visa a contratação de serviços mais rotineiros, que normalmente não têm tanto valor agregado e estão mais distantes dos setores de tomada de decisão da companhia.

Assim, podemos dizer que a terceirização pode acontecer em qualquer área da empresa, transporte, segurança, limpeza e logística.

Com essa prática inovadora, a gestão empresarial pode aumentar significativamente a rentabilidade da organização, devido à disponibilidade de especialistas e tecnologias que não existem internamente, e isso tudo sem grandes custos. O que permite um maior controle dos gastos.

Em vez de contratar uma equipe de TI para trabalhar dentro da organização, o gestor contrata uma empresa especializada que dará todo o suporte remotamente e com a mesma qualidade.

O Outsourcing significa inovação. Através dele, é possível alavancar as potencialidades organizacionais e permitir que cada um trabalhe naquilo que tem mais domínio, tornando os setores mais integrados e, ao mesmo tempo, especializados.

Quais são as tendências de Outsourcing?

Com as novidades tecnológicas e as inúmeras possibilidades de automação e métodos inteligentes, empresas têm voltado a atenção às readequações operacionais e uma gestão empresarial mais enxuta.

O Outsourcing é uma prática que visa não apenas qualificar os setores da organização, mas também reduzir custos e incorporar processos mais proativos de trabalho. Aquela velha ideia de que é preciso “fazer dentro de casa” já não comporta as novas necessidades de mercado.

Entre as principais tendências em Outsourcing de TI se destacam:

Segurança

Está entre uma das áreas mais importantes. Através dela é possível garantir uma boa gestão e armazenamento de informações de todas as áreas da empresa, permitindo ao gestor uma análise e inteligência nos processos do seu negócio.

É o tipo serviço cuja terceirização é fundamental para conseguir eficiência. A empresa contratada oferece especialização da mão de obra, garantindo níveis maiores de segurança e integridade dos dados, evitando ação de hackers.

Sistematização

Essa é outra tendência do Outsourcing de TI. O avanço desse tipo de parceria tem levado empresas a obterem um suporte especializado e rápido para seus usuários internos, o que oferece mais rapidez na resolução de problemas.

Priorização

O Outsourcing possibilita que gestores concentrem seus esforços em tarefas e processos que exijam maior atenção, deixando para a empresa contratada serviços e atividades que requerem uma maior especialização.

Powered by Rock Convert

Como já visto e mencionado, o Outsourcing é uma prática inovadora e que implica na modificação de paradigmas empresariais, tanto nas grandes corporações, como também, no mercado de pequenas e médias empresas.

A terceirização consegue envolver duas empresas totalmente diferentes (contratante e a contratada). Isso significa que é preciso que todos os processos sejam muito bem definidos e delimitados para que sejam eficientes.

Existem muitos casos de insucesso na implementação do Outsourcing, devendo-se ao fato das metas e processos não estarem em conformidade com o core business da organização.

Para isso, os gestores devem investir em constantes investimentos de capacitação para seus colaboradores, treinamento, certificações, entre outros.

Quais são as vantagens de adotar essa estratégia?

As vantagens são inúmeras para empresas que contratam os serviços de Outsourcing. Vejamos os principais benefícios que essa prática pode trazer para seu negócio.

Redução de custos

Há quem pense que ao contratar uma empresa especializada os custos serão os mesmos que manter uma equipe interna. Errado.

Quando a empresa contrata mão de obra, existem uma série de custos embutidos nesse processo, como treinamento, gastos trabalhistas e previdenciários, etc.

Por exemplo, no caso de contratar profissionais para os setores de TI como gerentes de produtos, desenvolvedor web e UX Designer, todo o trabalho será feito pela empresa contratada e não mais pelos funcionários da própria empresa, gerando assim redução de custos.

Aumento da produtividade

Outra grande vantagem do Outsourcing é o aumento significativo da produtividade. Isso deve ao fato de que os colaboradores internos passam executar suas funções no que tem mais conhecimento, o que possibilita aplicar maior capacidade em fazer um melhor trabalho.

Com a empresa Outsourcing, o gestor não precisará se preocupar com a produtividade. Isso porque a empresa contratada para a execução desse serviço será a responsável em verificar se as tarefas estão sendo executadas.

Nesse caso, o gestor precisará monitorar se os prazos estão sendo cumpridos e se as metas estabelecidas estão sendo alcançadas.

Foco no cliente

No Outsourcing o cliente é o foco. O erro de muitos gestores é não delegar tarefas e querer abraçar toda a empresa. Mas nem sempre o cliente fica satisfeito, principalmente quando o prazo e qualidade passam a ser comprometidos.

Deixando cada especialista cuidar da área de conhecimento, é possível focar no que realmente importa: o cliente. Assim, a gestão passa a agir em áreas que garantem um bom atendimento, um produto de qualidade e um pós-venda que gere fidelidade.

Redução de riscos

Essa é uma vantagem que está estritamente relacionada à expertise dos profissionais contratados no Outsourcing.

Por isso, contratar uma empresa que tem renome no mercado e que conta com profissionais especializados é tão importante. Com uma equipe bem preparada, é possível potencializar determinada área e alavancar o know-how, reduzindo as chances de algo dar errado.

A lógica é bem simples: quanto mais conhecimento na área, menor é a chance de cometer erros e algum equívoco.

Como contratar uma empresa de Outsourcing?

Escolher uma empresa para aplicar o Outsourcing aos processos não é uma coisa tão simples como parece. Isso porque é preciso determinar exatamente qual área que será terceirizada e qual é o melhor fornecedor para contratar.

Por ser uma prática que se dedica a serviços importantes e que representam valor à empresa, escolher a melhor empresa para depositar essa confiança é, sem dúvida, a maior preocupação da grande parte dos gestores.

O processo de implementação do Outsourcing deve agir em conjunto com toda a empresa. É preciso que o gestor saiba quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio dentro da área estratégica da empresa.

Os pontos que predominam como aqueles dominados pelos funcionários devem ser mantidos e executados pelos profissionais internos.

Já aquelas áreas que a equipe tem mais dificuldade em gerir, ou aquelas que geralmente dão mais problema e não atingem bons resultados, devem ser analisadas e elencadas como boas candidatas ao Outsourcing.

Uma das áreas que tem crescido e que demanda de um alto nível de capacidade técnica por parte dos funcionários é a área de TI, o que torna bem mais vantajoso financeiramente a contratação dos serviços.

Agora você já conhece mais sobre a prática de Outsourcing. Como vimos neste artigo, ela é diferente da terceirização. Uma última dica nossa é: não confie de olhos fechados na empresa que você contratou. Acompanhe o trabalho dela, analise as metas e cheque se o trabalho de Outsourcing está sendo realizado.

Agora que você já sabe mais sobre o Outsourcing, que tal aprender como descobrir se é o momento de terceirizar serviços? Acesse e saiba mais!

Entre com seus dados para a ligação.