fbpx

Você sabe qual a importância de um Roadmap? Grande parte das empresas hoje em dia sofrem por não utilizar dessa metodologia no seu dia a dia.

No início de empresas e seus produtos digitais é muito comum empreendedores tentarem abraçar o mundo e acabarem se perdendo no meio de um mar de funcionalidades que não resolvem de fato, problema nenhum.

Um clássico problema de falta de foco, que quando não o temos, gastamos muito mais dinheiro e tempo, recursos fundamentais para o sucesso de uma empresa. E é daí que vem a necessidade de entendermos o que é um Roadmap, para que consigamos diminuir ao máximos essas “distrações”.

Nesse artigo vou explicar como nós utilizamos da metodologia para ajudar nossos clientes a atingirem resultados interessantes.

O que é um Roadmap?

Pense no Roadmap como um GPS, te guiando para os seus objetivos.

Falando conceitualmente, como o próprio nome diz (mapa das estradas), Roadmap nada mais é que um mapa, um guia para os seus objetivos.

Trazendo para a tecnologia, e para um produto digital, trata-se de uma metodologia que prevê como um determinado produto se apresentará em longo prazo.

Ou seja, um planejamento em lista de quais funcionalidades irão ser desenvolvidas em seguida.

Exemplo de Roadmap do Slack.
Roadmap da plataforma do Slack

Como você pode ver no exemplo acima, o time do Slack mantém o seu Roadmap no Trello e separam as funcionalidades que irão ser lançadas em “curto prazo”, “médio prazo” e “longo prazo”.

Dessa forma as pessoas envolvidas no ecossistema desse produto conseguem visualizar quais os próximos passos que o time do Slack irá tomar e para qual direção estão caminhando.

Seja flexível

A metodologia, apesar de ser excelente, pode trazer inúmeros problemas se utilizada de maneira incorreta.

Um dos maiores riscos ao se criar um Roadmap é assumir que as nossas suposições de hoje estão totalmente corretas.

Powered by Rock Convert

Como já estamos cansados de saber, para um produto digital ou startup ter mais chances de sucesso, precisamos testar essas hipóteses na vida real.

Por isso é de suma importância utilizarmos metodologias ágeis para testarmos essas propostas de valor (funcionalides) que estão no Roadmap.

Tenha flexibilidade para mudar o “mapa” de acordo com as novas descobertas de sua empresa.

Atualize seu Roadmap

Felizmente as entregas contínuas em produtos digitais nos ajudam a automatizar todo o processo de publicação, nos trazendo muito mais flexibilidade.

É importante você visualizar os próximos passos do seu produto para pelo menos 6 meses, porém, como explicado, não tenha medo de alterar seu roadmap caso seja necessário.

Roadmap + OKR = ❤️

Assim como falamos acima, a grande parte do seu Roadmap está errado, então porque continuarmos “chutando” quais funcionalidades vão ser entregues no próximo trimestre ou semestre?

Uma tendência que muitas empresas estão utilizando é mesclar o conceito de OKR com o de Roadmap.

Dessa maneira, não temos funcionalidades no mapa de desenvolvimento e sim objetivos de negócios a serem atingidos.

Conclusão

Por fim, quero concluir que o Roadmap é uma ferramenta essencial no desenvolvimento de produtos digitais, porém (como tudo na vida rsrs), é importante seu uso de forma consciente.

Espero que vocês tenham entendido o conceito da metodologia e comecem a utilizar em seus projetos.

Qualquer dúvida ou sugestão, utilize os comentários 🙂

Entre com seus dados para a ligação.