Saiba porque ter um time de TI terceirizado

Negócios

Apesar do processo seletivo ainda ser um método eficiente e possuir diversos benefícios, diversos negócios não possuem a estrutura necessária para contratar todo um time de TI. Geralmente, esse é o caso de médias ou pequenas empresas. E o que fazer nessa situação? Afinal, possuir uma equipe de tecnologia é cada dia mais importante. Bom, nesses casos o outsourcing pode ser uma opção.

Você pode estar se perguntando o que significa esse tal “outsourcing”. Ele nada mais é que uma dinâmica de terceirização. Nesse modelo, uma empresa contrata a outra para a prestação de um serviço. Esse contrato ocorre com um período estipulado de tempo e, por isso, diminui um pouco as exigências sobre o contratante. É essa característica que o torna uma opção tão viável para pequenas e médias empresas.

Essa saída é ainda mais interessante quando se trata de TI. Cada vez mais esse se torna um setor fundamental nas empresas e, por isso, diversos negócios começaram a procurar por esses profissionais. Hoje, uma grande variedade de empresas oferecem serviços de TI terceirizados capazes de suprir a necessidade de um time próprio. Entenda melhor a seguir.

Time de TI Terceirizado

Quando falamos de outsourcing em TI, existem alguns tipos de serviço, desde o alocamento de desenvolvedores até a terceirização de um time. Por isso, é importante compreender, antes de mais nada, quais são seus objetivos. Entender qual é a necessidade da sua empresa é o primeiro passo. 

Então, a decisão foi tomada: você precisa de um time de TI terceirizado. A partir deste momento, é hora de começar o planejamento. Um aspecto essencial a se considerar são as demandas desse time. Quantos projetos você está programando? Quais serão as tarefas cotidianas desse time? Responder a esse tipo de pergunta auxiliará não apenas na definição do tamanho do time, mas também de quais profissionais estarão neles.

Levar essas informações para a empresa que prestará o serviço não facilita apenas o trabalho dela, mas também a sua eficiência. Além disso, manter um diálogo aberto é essencial. É possível, a partir da comunicação, amadurecer os projetos e solidificar melhor as demandas. A contribuição de lideranças e equipe tem o potencial de engrandecer o projeto.

Powered by Rock Convert

Os Benefícios do Outsourcing

Redução de custos

Um dos grandes motivos pelo qual as empresas buscam serviços de tecnologia terceirizados é o financeiro. E isso é justificável. Além da economia com processos de contratação, a concorrência por profissionais no mercado de TI é muito alta. Com isso, muitas vezes optar por uma empresa que já atua na área aumenta o custo-benefício do serviço.

Modelos de Contrato

Por se tratar da contratação de um serviço, é possível fazer o melhor contrato para cada situação. As definições de duração, prazos, tamanho da equipe e até preços podem ser negociadas para atender melhor às expectativas do contratante e do contratada. Além disso, existem possibilidades de diversos formatos de terceirização no mercado. É possível optar por um time remoto ou presencial, por exemplo. 

Confiança no Serviço

Ao buscar por um serviço de outsourcing você deve levantar informações sobre as empresas que está cogitando. A partir disso, é muito mais fácil criar uma relação de confiança. Conhecer os trabalhos prévios e as conquistas da empresa contratada é fundamental no momento de decidir entre concorrentes.

Especialização

Quando sua empresa contrata uma equipe de profissionais em TI, é essencial mantê-los preparados e atualizados. Para isso, você pode buscar por cursos e especializações, por exemplo. Esse tipo de ação mantém um time engajado e ajuda a extrair o melhor resultado. Contudo, quando se fala de um time terceirizado, a empresa que prestar o serviço será responsável por essas ações, diminuindo custos e trabalho para a contratante.

Considere o Outsourcing 

Não existe uma alternativa definitiva para a formação de um time de TI. Ainda assim, a terceirização pode ser uma saída interessante, especialmente para os pequenos e médios. Diversas são as opções de empresas de outsourcing no mercado e, por isso, encontrar alguma que se encaixe às suas necessidades não deve ser um problema.

Devido às tendências e a necessidade cada vez maior de ferramentas digitais, possuir um time de TI é um diferencial em relação à concorrência. Por isso, conhecer as opções é extremamente importante para tornar este investimento viável para a sua empresa.