fbpx

Scrum no dia a dia, como utilizar?

Bom esse é o terceiro artigo de uma trilha onde falo sobre este framework. Neste artigo, vou abordar algumas dicas e ferramentas que podem auxiliar você e seu time na utilização do scrum no dia a dia.

Mas primeiro, vamos recordar um pouco do que já vimos. O primeiro artigo desta trilha eu falei sobre Scrum na prática: Introdução, e depois continue falando sobre o assunto em Scrum na prática: Entendendo o fluxo.

Se você não conhece scrum, ou mesmo que já conheça, porém ainda tem alguma dúvida. Recomendo que faça a leitura desses dois primeiros artigos antes desse aqui.

Bom, agora que já estamos alinhados sobre o que é scrum e como entendemos um pouco do fluxo dele. Vamos falar do scrum no dia a dia das equipes.

Scrum no dia a dia: Primeiros passos

Uma dica importante para começar com o scrum no dia a dia, é fazê-lo de forma gradativa. Ele é uma framework sensacional é bem instrutivo, mas sejamos sincero, ele também é muito prescritivo. Por isso, mesmo que seja definido como um “framework simples, para gerenciar projetos complexos”, é necessário um bom tempo para a equipe se adaptar a ele.

Devido a isso, sugiro que comecem sempre adotando os eventos, primeiro a reunião de planejamento, depois as dailys e uma review apenas para comparar o que foi planejado e o que foi entregue.

Depois comece a se preocupar e fazer uma review onde é dada manutenção do backlog, e quando a equipe tiver maturidade comece a praticar a retrospectiva. Mas evolua isso de forma gradativa, sem exageros e também sem perder tempo com reuniões demoradas que não levam a nada.

É sempre importante evoluir o processo junto com a maturidade da equipe.

scrum no dia a dia - to do
Ter a visualização de atividades pendentes e em andamento pode ajudar muito no dia a dia.

Como melhorar a visibilidade e transparência do Scrum no dia a dia?

Uma ferramenta que pode ajudar muito no acompanhamento das atividades, e que por isso garante o pilar da transparência no scrum. É o kanban!

Obviamente que aqui estamos falando do quadro kanban, e não da metodologia Kanban em si. Apesar de até existir uma abordagem chamada Scrumban que combina o melhor dos dois, e funciona muito bem diga-se de passagem, porém não é objetivo do artigo de hoje abordar este assunto.

O quadro kanban basicamente é composto pelas colunas que formam o workflow completo do processo de desenvolvimento daquele time. Neste quadro ficam dispostos os cartões com as atividades a serem desenvolvidas e que estão em desenvolvimento. E no caso do que está em andamento, sempre tem um responsável pela atividade. Ou seja é um quadro que mostra exatamente o que está sendo feito no projeto em tempo real (se estiver atualizado pela equipe).

Ele pode dar previsibilidade do esforço para se terminar uma demanda, mostra em qual atividade cada membro do time está alocado e em qual fase cada tarefa está, sendo assim, ele é uma ferramenta perfeita para você utilizar com o scrum no dia a dia.

 

ACABOU?

Bom pessoal, chegamos ao final da nossa trilha de artigos sobre Scrum. No entanto ainda existe muito mais a se falar sobre este framework. Então continuem de olho no nosso blog pois com certeza vamos postar mais material sobre agilidade.

Além do Scrum, temos artigos também sobre Kanban aplicado ao desenvolvimento de software – origem e conceitos. E muita coisa no nosso canal do Youtube.

Por fim, vou deixar para vocês um vídeo curto onde fiz uma comparação simples entre Scrum e Kanban:

E qualquer dúvida, é só deixar nos comentários. Até a próxima pessoal!

Entre com seus dados para a ligação.