CTO: Seis coisas que todo CEO precisa que você saiba

Negócios

No dia a dia de uma scale-up, determinadas habilidades de um CTO são fundamentais para o desenvolvimento e crescimento do negócio como um todo. Seja para facilitar a comunicação, para liderar uma importante área da empresa e até mesmo para implementar métodos ágeis de desenvolvimento, o papel que o CTO precisa exercer em uma scale-up é tão importante quanto o trabalho de um CEO.

Por conta disso, nós preparamos um artigo que detalha algumas dessas importantes atribuições e também sobre quais são as principais coisas que todo CEO precisa que seu CTO saiba. Confira a seguir.

Entenda de negócios e finanças

Para que o andamento da scale-up seja significativo é importante que o CTO tenha conhecimento amplo da área de negócios e finanças. Isso porque a principal função desse profissional é ajudar na inovação e no desenvolvimento de soluções que visam contribuir com uma vantagem mercadológica para seu cliente, sabendo quais os principais desafios na área e quais os melhores caminhos para o sucesso do negócio.

Além disso, a função do CTO teve um crescimento mais amplo sobre quais são suas responsabilidades, tornando o profissional um verdadeiro membro da equipe executiva. Por conta disso, as vezes é necessário que o CTO saiba avaliar quais as necessidades da empresa, quais os interesses da equipe, dos investidores e o que fazer para que o negócio cresça.

O CTO também desenvolve estratégias para aumentar a receita e executa uma análise de custo-benefício e uma análise de retorno sobre o investimento, portanto, ser capaz de gerenciar um orçamento e uma previsão é fundamental. Além disso, conforme a equipe cresce, é absolutamente vital compreender as finanças e os custos do projeto.

Seja um CTO ágil

Outro requisito fundamental para o sucesso de um CTO é saber ser ágil para comandar a execução de tarefas da sua equipe de tecnologia. Independente do desafio é super importante que você saiba utilizar metodologias ágeis e passe isso para seu time.

Os projetos que são geridos através da metodologia ágil são desenvolvidos por meio de entregas incrementais, isso significa que em cada entrega feita ao cliente, é desenvolvida uma ou mais funcionalidades do software e não o software todo de uma vez. Com isso, os trabalhos são divididos em etapas, que após finalizadas são enviadas para o cliente, e a partir do seu feedback, pode-se melhorar o que foi feito e o que será realizado.

Um dos principais benefícios está voltado ao método de trabalho, que se torna muito mais eficaz e fácil de ser realizado pois é feito por funcionalidade do software.

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Pense estrategicamente

Além de saber utilizar metodologias ágeis, é importante que todo CTO pense estrategicamente em como o produto técnico será desenvolvido. Isso porque, de acordo com a montagem da equipe de tecnologia e os tipos de cargos envolvidos, determinadas features precisam ser priorizadas e delegadas para profissionais mais experientes e com características únicas, aumentando a taxa de sucesso do projeto.

Em razão da exigência de trabalho de cada setor de um time de tecnologia, é super importante que a organização do seu squad aconteça de forma coerente com as necessidades encontradas na produção do seu produto. Na montagem de uma equipe, as funções principais são: Product Manager (PM), desenvolvedores back-end e front-end, um profissional de Quality Assurance (QA), UX e UI designer e um DevOps.

Seja um CTO comunicativo e dê feedbacks

Ser um profissional com capacidade de se comunicar é super importante para o crescimento do seu negócio. Por se tratar de uma área bastante técnica, o CTO que conseguir transmitir suas ideias de forma mais simples e didática tende a ter mais facilidade no gerenciamento dos seus projetos. 

Outra característica importante é saber ouvir outras pessoas. O CTO precisa compreender totalmente o que é necessário tanto do lado do negócio quanto do desenvolvimento e saber lidar com todos os desafios para que possa transmiti-los de forma eficiente. Além disso, aderir à cultura do feedback contribui com o andamento dos projetos.

A ideia de realizar um feedback é de que seu time de desenvolvimento entenda onde estão acertando, errando e até mesmo como o seu comportamento pode ser interpretado por outras pessoas. Dessa forma, cria-se um clima mais agradável no ambiente de trabalho por conta dessa comunicação mais transparente. 

Dentro da gestão de TI, essa prática contribui ainda para a melhoria do desempenho dos times, evita possíveis ruídos na comunicação e amarra possíveis pontas soltas.

Esteja atento às métricas

Outro ponto de atenção que todo CTO precisa ter conhecimento é em relação à métricas de monitoramento e desempenho da equipe. Isso porque, durante a execução de projetos métricas como KPIs e OKRs são essenciais para analisar como está o desenvolvimento de algum produto e a evolução da equipe ao longo do tempo. Por conta disso, é fundamental que todo CTO saiba extrair o máximo de benefícios que essas métricas podem oferecer e capacitar seu time para que também saibam como ler todos os dados.

Assuma responsabilidades de um CTO

Além de todas as outras responsabilidades citadas anteriormente, a principal delas é o CTO assumir a liderança da equipe de forma coesa e eficiente. Por conta disso, todo planejamento do projeto sobre qual arquitetura utilizar, se é seguro ou não realizar determinada feature, se há como desenvolver o produto em tempo hábil são responsabilidades de um líder técnico. Por conta disso, o CEO confiará toda essa parte estrutural nesse profissional para que ele possa focar toda sua atenção em outros setores da startup.