fbpx

Tech lead em squads: entenda a importância

Para que um projeto tenha um bom desempenho, é importante escolher cuidadosamente os profissionais que farão parte do time e analisar qual a melhor maneira de estruturar e gerenciar essa equipe. É por isso que esse texto abordará tech lead, squads e a relação entre eles. Confira abaixo:

O que são as squads?

Squad é um modelo organizacional que separa os profissionais de uma empresa em pequenos grupos multidisciplinares de acordo com os objetivos específicos daquele projeto. Assim, um squad de tecnologia, por exemplo, pode ser composto por um profissional designer UX, um desenvolvedor front-end, um back-end, um full stack e um QA.

Quais as vantagens dos squads?

Por ser composto por profissionais de diferentes formações, o projeto é beneficiado com pontos de vista diferentes e com a visão do todo, não somente de uma área em específico. Confira outras vantagens:

  • Agilidade e produtividade

Por não estar distribuído por “áreas” como no modelo tradicional, os squads ganham velocidade por estarem em contato constante com os profissionais necessários para o projeto ser realizado. Assim, perde-se menos tempo já que o projeto não fica barrado em setores específicos e é conquistada uma maior eficácia nas soluções para alcançar objetivos. Esse modelo também permite maior produtividade já que é possível realizar mais tarefas em menos tempo.

  • Engajamento e colaboração

Por trabalharem de maneira horizontal, os membros dos squads acompanham todo o desenvolvimento do projeto. Isso faz com que enxerguem os resultados de seu trabalho, gerando maior engajamento. Também, por ter pessoas com especializações diferentes e é necessária a troca de conhecimento, o time tende a ser mais colaborativo.

  • Capacitação

Ao trabalhar com pessoas com capacitações diferentes da sua, o colaborador acaba aprendendo um pouco mais sobre cada uma delas, tendo, assim, maior noção do todo.

Como o squad funciona na prática?

Para que funcione, os squads precisam de autonomia para tomada de decisões, que serão feitas em conjunto. Portanto, todos devem ter a liberdade de expressar sua opinião. Os squads não costumam ter a presença de gestores nem hierarquia, mas contam com alguém responsável por guiar o andamento e as prioridades do projeto, o PO (Product Owner). Assim, com um time multidisciplinar com autonomia e gestão, o squad funciona como uma “mini empresa” focada em um único objetivo.

Chapters, tribes e guilds

Para garantir o funcionamento e alinhamento dos squads das empresas, algumas empresas organizam os grupos Chapters, Tribes e Gulds:

  • Os chapters são os grupos de colaboradores de uma mesma área, como, por exemplo, as pessoas desenvolvedoras. Esse grupo garante o alinhamento dos profissionais da mesma área dentro de diferentes squads.
  • As tribes são um segundo nível de agrupamento, podendo conter várias squads com objetivos similares e/ou complementares e, por isso, precisam ter um maior alinhamento entre si.
  • As guilds são grupos de pessoas de qualquer área que possuem algum interesse em comum e, por isso, se juntam para manter uma comunicação, trocar experiências, práticas e aprendizados.

Introduzido o squad, prossigamos para o tech lead:

O que é um tech lead?

O tech lead, ou líder técnico, é um profissional com um background fortemente técnico e, também, por geralmente ser um profissional sênior, possui uma visão ampliada para demais pontos relevantes de projetos. Por isso, costuma conhecer a fundo o negócio da empresa e do cliente, entender processos e ferramentas, motivar o time, tomar decisões, prevenir riscos, ter capacidade de planejamento e negociação, entre outros. Muitas vezes desempenha o papel de mediador entre o time e o restante da empresa.

Esse profissional também deve ser interdisciplinar para poder solucionar os problemas de forma simples e rápida. Além de seu conhecimento técnico, é necessário que tenha boa comunicação, facilidade em aprender, capacidade de liderança, cooperação com os membros da equipe, etc. É muito importante que o tech lead tenha proximidade com o cliente, entenda suas demandas, necessidades, prazos, expectativas e as alinhe com o time técnico.

Quando atua com profissionais da mesma área, o tech lead pode promover discussões técnicas, trazer novidades mercadológicas, propor melhoria em processos de desenvolvimento de softwares e ser uma referência para a equipe. É importante que ele conheça bem sua equipe para conseguir a melhor entrega de cada um e também auxiliar em seu desenvolvimento, promovendo, assim, uma maior performance.

Qual a importância do tech lead em squads?

Ao entender o funcionamento e organização das squads e a atuação do tech lead, nos fica clara a importância desse profissional nesse modelo de organização de time.

As squads precisam de profissionais cooperativos, que entendam as questões técnicas de suas áreas, mas que também tenham uma visão geral do negócio para atingir bons resultados.

O tech lead se encaixa nessa descrição já que sua capacidade técnica é capaz de ajudar o squad a resolver questões de estratégia, tecnologia, planejamento, riscos, etc, enquanto sua visão do negócio, liderança e demais soft skills podem contribuir com a motivação e cooperação do time, tomada de decisão, maior performance, entre outros.

Esse profissional pode ou não ser o product owner do squad, que só tem a ganhar com ele na equipe.

Está precisando de um tech lead em sua squad?

Fale conosco! Nosso time é especialista na alocação rápida e eficiente dos melhores profissionais de desenvolvimento.

Públicações relacionadas

Time de tecnologia: Tenha uma visão mais ampla para escalar seu produto

Para vencer os desafios de escalar o produto da sua startup, ter um time de tecnologia multidisciplinar e ágil é Ler o artigo completo

Tenha um time de tecnologia de alta performance

Para garantir o bom desenvolvimento de um time de alta performance no desenvolvimento de um projeto de tecnologia, é necessário Ler o artigo completo

As novas relações entre desenvolvedores e as empresas

A busca incessante por pessoas que trabalham no setor de tecnologia fez com que estes profissionais ditassem, a partir de Ler o artigo completo

5 erros que você está cometendo na hora de contratar desenvolvedores

Contratar desenvolvedores, assim como qualquer outro profissional do setor de tecnologia, não é uma tarefa fácil. Com o mercado de Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos