Tech lead: será mesmo que este cargo é para você?

Algum dia você sonhou – ou ainda sonha – com a possibilidade de ser um grande líder. Ao olhar para trás, consegue enxergar o quanto aprendeu e se desenvolveu profissionalmente e conclui que, talvez seja o momento certo para assumir uma posição de maiores responsabilidades. Se o desejo de ser um tech lead bateu à sua porta, por que não deixar a oportunidade entrar?

Um líder de tecnologia, como o próprio nome já sugere, é a pessoa que conduz e auxilia uma equipe de desenvolvimento durante a execução dos projetos, priorizando e delegando tarefas e pensando nas melhores formas de alcançar os objetivos e resultados desejados.

Além do vasto conhecimento em tecnologia, as pessoas que atuam como tech leads precisam ter conhecimentos a respeito de outras áreas do mercado, que falaremos mais adiante, já que esta ocupação é de extrema importância para garantir o alto desempenho dos times ao longo da execução dos projetos.

Isso porque, algumas de suas atribuições consiste em se responsabilizar pelo sucesso nos projetos, algo que deve ser feito através de uma boa liderança, que busca por soluções inovadoras e promove uma ponte de ligação entre os talentos e o restante da empresa. 

O dia a dia de um talento que atua como tech lead pode se alternar entre demandas mais práticas e estratégicas. Ou seja, além de liderar os times, os profissionais eventualmente ainda exercem algumas funções em conjunto com os desenvolvedores e demais talentos de tecnologia da equipe. 

Mas, junto com o sonho de traçar novos caminhos na carreira e olhando para todas estas atribuições, chegam também as dúvidas: será que isso é para mim? Será que é o momento certo para me tornar um tech lead? E é isso que vamos te ajudar a descobrir!

Os primeiros passos nesta jornada

Enquanto estamos em um processo de descoberta na carreira, ter o apoio de pessoas mais experientes é muito importante para que possamos entender melhor quais caminhos seguir, que atitudes tomar e se estamos indo para a direção certa. 

Pensando nisso, conversamos com Eduardo Matos, fundador da Tech Leadership Rocks e Engineering Manager na SumUp, buscando respostas para alguns dos principais questionamentos de pessoas que sonham em se tornar tech leads. Confira!

Como saber quando é o momento certo para se tornar um tech lead?

Começamos logo com a pergunta de um milhão de dólares, que recebeu uma resposta um tanto quanto surpreendente. Em entrevista, Eduardo nos trouxe que, na verdade, não existe um momento certo para mudar de cargo. “Esperamos gatilhos muito fortes que, normalmente, não acontecem e isso pode ser um problema quando os talentos começam a buscar por coisas que não vão encontrar”. 

O especialista aponta que, se você se sente ao menos 50% preparado, pode começar a fazer algumas mudanças que te ajudarão a chegar até onde deseja, como nos relacionamentos interpessoais e nas atitudes diárias. Apesar do fato de a promoção ser um evento único e imediato, você pode mostrar que está preparado e ir crescendo na carreira em termos de conhecimento e relevância, até que ela aconteça em um futuro próximo.

Para quem busca ser um tech lead, o quanto é importante estar em uma empresa que preze pelo plano de carreira dos seus colaboradores?

É importante que você entenda que a construção de um bom plano de carreira é uma responsabilidade sua. Para Eduardo, todo talento deve conhecer o jogo que está jogando e se preparar para tal. Afinal, quando as empresas já possuem uma cultura que valoriza e constrói planejamentos profissionais, tudo fica mais fácil, mas é preciso ter em mente que você não encontrará isso em todas as oportunidades.

Além de tudo, não há ninguém melhor do que você para elencar o que é prioridade na sua carreira profissional. Nem sempre os planos de carreira oferecidos pelas empresas terão tópicos importantes para o seu crescimento profissional como um todo, às vezes eles irão se dedicar mais ao que você pode oferecer para a empresa no futuro. 

Quais são as maiores características que definem um desenvolvedor sênior com potencial para se tornar um tech lead?

Pessoas que se preocupam com assuntos que vão além da tecnologia têm um grande potencial para se tornarem tech leads. “É bem comum, na área de tecnologia, você ver programadores olhando só para o ‘próprio umbigo’. […] Quando a pessoa começa a olhar para o negócio, para os resultados gerados para a empresa e para o cliente e também para a própria equipe, pensando: ‘Será que estas pessoas estão felizes aqui?’”.

Ter uma visão ampla dos processos, da saúde do time e dos negócios de modo geral, mostram que esta pessoa tem chances de ser um tech lead. Se isso ainda não estiver sendo feito, ou se o talento não se atrai por esta área, é possível que ele se desenvolva melhor em uma trilha técnica.

O que pode dificultar a promoção de um dev sênior à tech lead? Quais são os cuidados essenciais para quem deseja assumir esta posição?

Um dos principais fatores que pode impedir que um desenvolvedor sênior se torne um tech lead é o relacionamento interpessoal. Eduardo aponta que se o talento não está disposto a desenvolver aquilo que ele chama de habilidades humanas, ela pode encontrar dificuldades para chegar até o cargo que deseja.

Portanto, tenha muito cuidado com o seu perfil comportamental, não seja uma pessoa muito individualista e que sempre quer vencer discussões, por exemplo. 

Existe algum hack para se preparar para ser um tech lead?

Para o especialista, existe um hack que também se encaixa para profissionais das mais diversas áreas do mercado de trabalho. “Devemos nos comportar de acordo com a posição que desejamos ocupar”, diz. 

No dia a dia, a pergunta: “Como um tech lead agiria?”, deve estar presente a todo momento para que você passe a adotar esta postura profissional e, assim, estar preparado para quando for um tech lead. Pode ser que você ainda não tenha todo o conhecimento necessário para tal, mas o mais interessante é que este pode ser um gatilho para que você busque todas as informações e, assim, adquira as habilidades necessárias para se tornar um excelente líder em tecnologia.

Mãos à obra

Se você chegou aqui, suponho que já tenha encontrado a resposta para as perguntas que fizemos lá no começo deste artigo. 

Como uma dose a mais de coragem, fica aqui o conselho do Eduardo Matos para os futuros tech leads: “Pare um pouco de olhar apenas para a tecnologia e comece a olhar para o que está acontecendo à sua volta de maneira geral. Estude, se dedique e, em algum momento, você será promovido”. 

Agora que se certificou de que a posição de tech lead é perfeita para o seu perfil profissional, é hora de colocar todas as dicas em prática e alavancar a sua carreira. Lembre-se de que a sua virada de chave começa muito antes da promoção, assim, caso você não encontre espaço para crescer profissionalmente em sua oportunidade atual, já terá uma bagagem considerável para encontrar novos caminhos mais promissores.

Compartilhar:

Camila
Último artigo
Agilidade, tecnologia e criatividade são essenciais na bagagem de um dev
Próximo artigo
Pare agora! Você está errando ao contratar desenvolvedores