Tecnologias mais usadas pelas startups em 2021

Para entendermos melhor o que aconteceu com o mercado de tecnologia nos últimos meses, vamos utilizar como base o relatório de 2021 da Stackoverflow, divulgado em maio deste ano, para fazer um comparativo entre os conhecimentos predominantes entre pessoas desenvolvedoras ao redor do mundo e as tecnologias mais usadas pelas startups que fazem parte do nosso ecossistema.

Apesar de ter sido realizado no primeiro semestre do ano, o relatório da Stackoverflow é um dos principais materiais que nos permitem analisar como o mercado de tecnologia está ao longo de todo o ano. Através dele, conseguimos identificar em quais tecnologias as empresas estão apostando e onde se encontram as principais oportunidades de carreira para os talentos.

A partir de agora, você irá conferir as tecnologias que ganharam destaque entre os profissionais da tecnologia e as empresas do nosso ecossistema no ano de 2021. Continue a leitura para saber mais!

Tecnologias que se destacaram entre os profissionais

O relatório da Stackoverflow abrange uma série de categorias, como o perfil de pessoas desenvolvedoras ao redor do mundo, as maneiras das quais estas se capacitam e também as tecnologias mais utilizadas, amadas, odiadas e desejadas por estes profissionais da tecnologia. Para este conteúdo, vamos focar nesta última parte.

Linguagens de programação

Pelo nono ano consecutivo, a linguagem de programação mais utilizada pelos profissionais de tecnologia foi JavaScript, o mercado de tecnologia já tem noção da popularidade desta linguagem, algo que tende a permanecer, já que não se limita a apenas uma stack, abrangendo tanto o front como o back-end. 

As linguagens seguintes foram HTML e CSS, que em conjunto com JS, protagonizam o desenvolvimento web. Para completar a lista das cinco principais linguagens de programação utilizadas em 2021, encontramos Python, SQL e Java, respectivamente. 

Frameworks e bibliotecas

Entre os cinco frameworks e bibliotecas voltados para o desenvolvimento web, encontra-se o em primeiro lugar o React, que ultrapassou o jQuery neste ano e que agora se coloca em segundo lugar, seguido por Express, Angular e Vue.js.

Mais uma vez, podemos perceber uma predominância dos frameworks JavaScript, que foram bastante abordados nos conteúdos do nosso blog. 

Saiba mais sobre frameworks JavaScript:

Outros frameworks e bibliotecas abordadas na pesquisa apontam um destaque para a tecnologia .NET, mas é preciso considerar também um crescimento na utilização de ferramentas relacionadas à linguagem Python, que esteve em evidência em diversos aspectos da pesquisa, sendo um deles o grande interesse de pessoas desenvolvedoras em aprender e trabalhar mais com esta linguagem.

Outras tecnologias

Quando se trata de banco de dados, os maiores destaques vão para MySQL, com pouco mais de 50% de usuários, seguido por PostgreSQL e SQLite. Já nas tecnologias de computação em nuvem, o destaque vai para Amazon Web Services (AWS) e Google Cloud Platform.

Um dado interessante relacionado à tecnologias de desenvolvimento de software é que neste ano de 2021, mais de 90% dos profissionais que colaboraram com a pesquisa relataram que o Git é uma ferramenta essencial para o trabalho de pessoas desenvolvedoras. 

Outro número que merece destaque está relacionado à utilização da tecnologia de conteinerização Docker, sendo esta utilizada por quase 50% dos talentos entrevistados. 

Tecnologias mais usadas no nosso ecossistema

Voltando o olhar para o que aconteceu ao nosso redor, podemos perceber que grande parte das tecnologias mais usadas ao redor do mundo em 2021 também estiveram presentes, ao longo deste ano, no dia a dia de quem faz parte do ecossistema EZ.

Se ficou curioso para saber o que dominou aqui na EZ.devs, dá só uma olhada abaixo!

Linguagens de programação

Quem já nos acompanha por mais tempo, sabe que atualmente nosso foco é voltado para a linguagem JavaScript e todas as tecnologias que a rodeiam, então falar que JS predominou por aqui é chover no molhado, não é mesmo? No entanto, TypeScript, PHP e Python também são muito utilizadas por talentos do nosso ecossistema.

Frameworks e bibliotecas

Entre os frameworks e bibliotecas mais utilizados por empresas do ecossistema EZ, encontramos o React e o Vue.js, seguidos por React Native, Angular, .NET e Flutter.

Outras tecnologias

Quanto aos bancos de dados, os maiores destaques vão para MySQL, PostgreSQL, Redis e Firebase. Já nas tecnologias de computação em nuvem, continuamos com a predominância de Amazon Web Services (AWS) e Google Cloud Platform.

E essas foram as tecnologias mais utilizadas no mundo do desenvolvimento em 2021. É muito importante analisarmos tudo o que ficou para trás e ficarmos atentos às tendências do futuro para que possamos sempre evoluir em busca da transformação digital, seja quanto startup ou talento de tecnologia.

Se você precisa de ajuda para escalar seu time de tecnologia de maneira eficiente, saiba que pode contar sempre conosco, basta entrar em contato!

Agora, se você já trabalhou ou é um especialista em alguma destas tecnologias mais usadas em 2021, e está buscando as oportunidades mais alinhadas com a sua carreira, recomendo que dê uma olhada no nosso ecossistema, clicando aqui. Garanto que não vai se arrepender!

Camila
Último artigo
Reuniões online em excesso e os prejuízos que elas trazem para o seu time
Próximo artigo
Carreira Internacional: consiga a primeira oportunidade em tecnologia