Tendências de tecnologia para 2020

Negócios

Tendências de tecnologia para 2020!

Não sou muito de futurologia, afinal, grandes empresários já quebraram tentando adivinhar o futuro. Sou mais fã da ideia de estarmos preparados a mudanças do que fixarmos uma ideia de futuro.

Mas é inegável o fato de que temos de ficar antenados às tendências, até mesmo para entendermos oportunidades no médio/longo prazo.

Sendo assim, segue a minha visão de tendência para empresas de tecnologia nesse ano de 2020.

Falta de profissionais capacitados 

Em 2019 já aconteceu e em 2020 com certeza vai ser pior, cada vez mais profissionais de tecnologia estão mais escassos. Bons profissionais vão ser praticamente impossíveis de serem encontrados.

Com essa falta de desenvolvedores no mercado, vai ser cada vez mais frequentemente observamos práticas de acquire-hiring como as realizadas pela Nubank nesse início de ano.

Então se o seu foco ainda não está nas pessoas, prepare-se, pois será um ano difícil pra você.

Maturidade na aplicação de metodologias ágeis 

Na minha opinião, metodologias ágeis são raramente aplicadas profundamente, vejo mais empresas utilizando “fancy words” do que de fato aplicando os princípios dos manifestos ágeis dentro da empresa inteira.

Os “agilistas” descobriram que mudar um time de tecnologia é muito mais fácil do que mudar o time de estratégia da empresa, afinal fazer teste A/B na cor do botão é muito mais fácil do fazer um teste no modelo de negócio do produto.

Powered by Rock Convert

Dessa forma, em 2020, eu acredito que as empresas começarão a despertar para entender de fato que as metodologias ágeis tem de ser aplicadas intrinsicamente na empresa, e não apenas de uma maneira superficial.

Menor disparidade de tecnologia entre exterior e o Brasil

Outro ponto que acho que é uma continuidade, nos últimos anos já vejo que a diferença de tecnologias aplicadas no Brasil em relação ao exterioro.

Há alguns anos, existia uma diferença de pelo menos 4 anos até aplicarmos uma tecnologia em produção.

Hoje temos empresas brasileiras utilizando tecnologias até mais rápido que as gringas! E em 2020 acho que vai ser ainda mais frequente!

Particularmente eu gosto bastante disso, dado que ninguém merece ficar estagnado em tecnologias que ninguém mais quer trabalhar.

Por isso, acho essa, uma das mais importantes tendências de tecnologia para 2020.

Inteligência artificial

Outra continuidade aqui, como você sabe, IA está listada como tendência de tecnologia faz alguns anos já.

Mas é inevitável, cada vez mais a inteligência artificial vai ser inserida em outras áreas como direito, logística, vendas, varejo e etc..


Essas são algumas das minhas ideias de tendência para 2020, lembrando que tudo isso é baseado na minha experiência e opinião.

E você, o que acha de tendência de 2020? Deixa nos comentários pra trocarmos uma ideia 🙂