Terceirização de TI: vantagens e riscos para a sua empresa

Elencamos uma série de benefícios e riscos que sua empresa pode encontrar ao adotar este tipo de serviço em projetos de tecnologia.

A imagem, utilizada para ilustrar os conceitos da terceirização em TI, consiste em uma foto tirada de cima para baixo que mostra as mãos de uma pessoa negra sobre o teclado de um notebook.

Será mesmo que prática de outsourcing de desenvolvimento de software nas empresas é a solução para o crescimento do seu negócio?

A atividade é bastante famosa no mundo pois consiste em uma terceirização de TI das empresas, permitindo aos gestores terem bons projetos sem a necessidade de investir internamente em novos funcionários e minimizando consideravelmente o risco de investir em algo sem retorno financeiro. Mas, este não é um caminho apenas de flores, e nós vamos te explicar o porquê neste conteúdo. 

O que é outsourcing em TI

De maneira simplificada, o outsourcing não é nada mais do que a prática comercial de contratar uma empresa para realizar serviços e criar produtos que tradicionalmente eram executados pelos próprios funcionários, de forma interna. Esse tipo de serviço funciona, basicamente, como uma contratação, já que a empresa de terceirização aloca um ou mais profissionais para trabalhar no projeto da contratante, em tempo integral. 

Muitas empresas fazem uso deste serviço em uma tentativa de diminuir o volume de talentos internos nas equipes, bem como para aumentar a capacidade de recursos tecnológicos.

Vale ressaltar que os serviços de outsourcing em TI não se limita ao desenvolvimento de software, havendo também empresas que oferecem soluções em suportes técnicos, segurança da informação, entre outras áreas da tecnologia. No entanto, neste conteúdo, vamos focar apenas na terceirização voltada para o desenvolvimento de sotfware.

Quais as vantagens deste serviço?

Buscando te ajudar a conhecer mais sobre o outsourcing em TI, voltado para o desenvolvimento de software, e facilitar a tomada de decisão, elencamos uma série de vantagens e desvantagens que sua empresa pode encontrar ao adotar este tipo de serviço.

Redução de custos com a terceirização

O principal benefício do outsourcing de desenvolvimento de software é a redução de custos da sua empresa. Com esse tipo de terceirização na área de tecnologia, não há necessidade do empreendedor montar uma equipe específica em sua empresa e nem mesmo se preocupar em alocar espaço físico para o trabalho dos desenvolvedores. No outsourcing de TI, os funcionários podem atuar em regime home office ou em conjunto na sede da empresa contratada.

Além disso, o gestor também não precisa se preocupar em cuidar de toda a burocracia que envolve uma contratação. Isso é importante pois sua empresa não demandará tempo para procurar e encontrar os desenvolvedores ideais para seu time. Outro ponto positivo é que não há necessidade de capacitar os profissionais, já que a empresa contratada possui desenvolvedores experientes para dar vida ao projeto.

Isso impede que a sua organização tenha que arcar com custos de treinamentos de funcionários que poderiam passar bastante tempo ociosos. Assim, além de eliminar gastos desnecessários e poder dedicar mais recursos para novos investimentos, passa-se a ter maior previsibilidade sobre o quanto se gasta em determinado período de tempo, fundamental para um controle de orçamento mais eficaz.

A terceirização gera melhores resultados e maior eficiência

Outro benefício bastante interessante obtido na contratação de uma empresa de tecnologia terceirizada é a entrega de melhores resultados. Ao terceirizar o serviço de TI para uma empresa especialista no assunto, você terá uma equipe focada em produzir seu projeto, utilizando metodologias ágeis para entregá-lo em um período menor de tempo.

Isso acontece porque os profissionais alocados pelo outsourcing vão utilizar toda e qualquer tecnologia de ponta para execução do projeto, sem que se utilize de seu aporte financeiro ou de recursos em sua empresa. Além disso, com o surgimento de novas tendências tecnológicas é normal que algumas empresas passem a adotar essas inovações no modelo de negócio, por isso manter uma equipe com especialistas em cada uma dessas soluções seria praticamente inviável. Isso também impactaria diretamente nos custos, que seriam muito altos.

Porém, essa diversidade não é um problema para empresas de terceirização de TI bem estruturadas. Como elas costumam atender a vários clientes, contam com um quadro de profissionais mais amplo, além de poder investir em colaboradores de diferentes especialidades e perfis.

Redução de riscos 

A redução no risco é outro ponto positivo do outsourcing de tecnologia, tanto de erros acontecerem durante a execução do projeto quanto no investimento total da empresa. Por se tratar de um grupo especializado em tecnologia, o projeto será feito por profissionais extremamente capacitados no assunto que serão encontrados e contratados pela empresa terceirizada, garantindo melhores resultados no andamento do projeto.

A empresa também não precisa se preocupar com os riscos e os investimentos que possivelmente precisaria fazer, como, por exemplo, abrir um novo setor ou contratar novos funcionários somente para execução do serviço.

Outro risco que diminui com a contratação de uma equipe terceirizada especialista em tecnologia é a segurança de dados. Por possuir desenvolvedores extremamente capacitados, é garantia que seu projeto terá uma segurança reforçada contra ataques externos que possam comprometer seu sistema e aumentar a fragilidade da sua empresa.

Flexibilidade e agilidade

A equipe de TI terceirizada, por não estar inserida no dia a dia da empresa, tem mais flexibilidade para realizar reuniões e atendimentos. Isso porque os horários para o trabalho são mais flexíveis e é possível contar com os profissionais por mais tempo mesmo que remotamente.

Além disso, com as ferramentas disponíveis para comunicação a distância, o gestor não terá problemas para falar com a equipe de desenvolvimento de software terceirizada quando precisar, podendo realizar chamadas por áudio ou vídeo conferências por meio de qualquer aparelho com acesso à internet.

Acesso a tecnologia de ponta

O sexto item da lista é o acesso a tecnologia de ponta que os profissionais terceirizados possuem. Empresas especializadas em terceirização estão sempre acompanhando as tendências da área e em constante crescimento técnico sobre novas linguagens que surgem no mundo da tecnologia. Isso porque é atrativo para as empresas oferecerem serviços mais avançados e trazer o que há de melhor no mercado para atender às necessidades dos clientes, influenciando diretamente no desenvolvimento e crescimento do negócio.

Por ser um mercado em que mudanças ocorrem em grande velocidade, é preciso estar por dentro dos lançamentos, buscando evitar se tornar obsoleto e trazendo novos recursos para que as organizações possam contar com o que o mercado tem a oferecer de melhor.

Em mercados cada vez mais competitivos, vale lembrar da importância de se aproveitar recursos e as soluções lançadas, já que podem trazer impactos positivos para a produtividade, ganho de qualidade, redução de custos e aumento da eficiência. Fatores estes que são fundamentais para o crescimento da sua empresa e a criação de vantagem competitiva com concorrentes.

Mas, e os riscos da terceirização de TI?

Sim, como nem tudo são flores, a terceirização de TI apresenta alguns riscos que merecem atenção, já que eles podem ser consideravelmente prejudiciais para o seu negócio. Isso porque, quando você terceiriza um time, está terceirizando também as decisões que envolvem aquele produto ou projeto em que a equipe está trabalhando 

Este é, com certeza, um dos principais pontos a se pensar antes de buscar uma empresa de outsourcing em tecnologia. Isso porque, quando se você está desenvolvendo um produto à longo prazo, não vai querer que as decisões tomadas sejam sempre pensadas no agora. Afinal, uma empresa de outsourcing nunca vai ser dona do produto. 

Alta rotatividade

Outro ponto importante é o risco de uma troca constante de profissionais, já que algumas destas empresas acabam utilizando recursos temporários nas equipes, o que aumenta muito a rotatividade e contribui muito para uma má qualidade do software produzido. 

Imagine que o seu projeto é um desenho a ser colorido e que, ao longo do processo de pintura, cada parte dele é feito por diversas pessoas que possuem técnicas diferentes para executar este trabalho. Você tem chances de investir grande parte de seus recursos financeiros e receber um resultado totalmente diferente do esperado.

Exposição de dados

Ao colocar pessoas de outra empresa em seu time, você e os demais colaboradores internos estão correndo riscos em relação aos dados do seu projeto ou da empresa de modo geral. Por isso, caso esteja pensando em contratar uma empresa de terceirização em TI, certifique-se de que seus dados estarão bem seguros mesmo após a finalização dos projetos. Afinal, segurança nunca é demais.

Uma maneira de fazer isso é alterando os acessos aos dados e também com um contrato de confidencialidade das informações.

Baixo engajamento ou demissão de outros talentos 

Quando você mantém um time interno e também contrata uma equipe de outsourcing, precisa tomar cuidado com o bem estar dos seus colaboradores. Isso porque duas situações podem vir a acontecer: ou eles se sentirão inferiorizados, dependendo da assistência que você dá aos outros profissionais, ou haverá demissões, o que é ainda pior.

Quando você encontra o equilíbrio entre os recursos que fornece tanto ao time interno, como à equipe terceirizada e demonstra que todos os colaboradores somam ao projeto, evita o baixo engajamento dos talentos e consegue melhores resultados.

Conclusão

O mundo perfeito é onde você tem a flexibilidade, velocidade e qualidade de uma terceirização, em conjunto com os benefícios de uma equipe terceira. E isso é possível através de outras soluções que vão além do outsourcing, como o Marketplace de Talentos.

Para escalar seu time com agilidade e assertividade, entre em contato conosco. Estamos ansiosos para te ajudar nesta jornada!

Compartilhar:

Gabriel
Último artigo
Criando e compartilhando componentes Vue.js
Próximo artigo
What is Staff Augmentation?