Terceirização de ti: 5 vantagens para a sua empresa

Negócios

A prática de outsourcing de desenvolvimento de software nas empresas pode ser a solução para o crescimento do seu negócio. A atividade é bastante famosa no mundo pois consiste em uma terceirização de T.I. das empresas, permitindo aos gestores terem bons projetos sem precisarem investir internamente em novos funcionários. Além disso, o risco de investir em algo sem retorno financeiro diminui consideravelmente com esse tipo de serviço. 

O outsourcing é nada mais do que a prática comercial de contratar uma empresa para realizar serviços e criar produtos que tradicionalmente eram executados internamente pelos próprios funcionários.  Esse tipo de serviço funciona basicamente como uma contratação, assim, a empresa de terceirização aloca um ou mais profissionais para trabalhar no projeto da contratante, em tempo integral. 

Pensando nessa série de benefícios que o terceirização de T.I. proporciona, nós preparamos um artigo que lista cinco vantagens para sua empresa.

Redução de custos com a terceirização

O principal benefício do outsourcing de desenvolvimento de software é a redução de custos da sua empresa. Com esse tipo de terceirização na área de tecnologia, não há necessidade do empreendedor montar uma equipe específica em sua empresa e nem mesmo se preocupar em alocar espaço físico para o trabalho dos desenvolvedores. No outsourcing de TI, os funcionários podem atuar em regime home office ou em conjunto na sede da empresa contratada.

Além disso, o gestor também não precisa se preocupar em cuidar de toda a burocracia que envolve uma contratação. Isso é importante pois sua empresa não precisa demandar tempo para procurar e encontrar os desenvolvedores ideais para seu projeto. Outro ponto positivo é que uma possível necessidade de capacitação não será preciso ser feita, já que a empresa contratada possui desenvolvedores experientes para dar vida ao projeto.

Isso impede que a sua organização tenha que arcar com custos de treinamentos de funcionários que poderiam passar bastante tempo ociosos. Assim, além de eliminar gastos desnecessários e poder dedicar mais recursos para novos investimentos, passa-se a ter maior previsibilidade sobre o quanto se gasta em determinado período de tempo, fundamental para um controle de orçamento mais eficaz.

A terceirização gera melhores resultados e maior eficiência

Outro benefício bastante interessante obtido na contratação de uma empresa de tecnologia terceirizada é a entrega de melhores resultados. Ao terceirizar o serviço de TI para uma empresa especialistas no assunto, você terá uma equipe focada em produzir seu projeto, utilizando metodologias ágeis para entregá-lo em um período menor de tempo.

Isso acontece em razão de que os profissionais alocados pelo outsourcing vão utilizar toda e qualquer tecnologia de ponta para execução do projeto, sem que se utilize de seu aporte financeiro ou de recursos em sua empresa. Além disso, com o surgimento de novas tendências tecnológicas é normal que algumas empresas passem a adotar essas inovações no modelo de negócio, por isso manter uma equipe com especialistas em cada uma dessas soluções seria praticamente inviável. Isso também impactaria diretamente nos custos, que seriam muito altos.

Powered by Rock Convert

Porém, essa diversidade não é um problema para empresas de terceirização de TI bem estruturadas. Como elas costumam atender a vários clientes, contam com um quadro de profissionais mais amplo, além de poder investir em colaboradores de diferentes especialidades e perfis.

Redução de riscos 

A redução no risco é outro ponto positivo do outsourcing de tecnologia, tanto de erros acontecerem durante a execução do projeto quanto no investimento total da empresa. Por se tratar de um grupo especializado em tecnologia, o projeto será feito por profissionais extremamente capacitados no assunto que serão encontrados e contratados pela empresa terceirizada, garantindo melhores resultados no andamento do projeto.

A empresa também não precisa se preocupar com os riscos e os investimentos que possivelmente precisaria fazer, como, por exemplo, abrir um novo setor ou contratar novos funcionários somente para execução do serviço.

Outro risco que diminui com a contratação de uma equipe terceirizada especialista em tecnologia é a segurança de dados. Por possuir desenvolvedores extremamente capacitados, é garantia que seu projeto terá uma segurança reforçada contra ataques externos que possam comprometer seu sistema e aumentar a fragilidade da sua empresa.

Flexibilidade e agilidade

A equipe de TI terceirizada, por não estar inserida no dia a dia da empresa, tem mais flexibilidade para realizar reuniões e atendimentos. Isso porque os horários para o trabalho são mais flexíveis e é possível contar com os profissionais por mais tempo mesmo que remotamente.

Além disso, com as ferramentas disponíveis para comunicação a distância, o gestor não terá problemas para falar com a equipe de desenvolvimento de software terceirizada quando precisar, podendo realizar chamadas por áudio ou vídeo conferências por meio de qualquer aparelho com acesso à internet.

Acesso a tecnologia de ponta

O sexto item da lista é o acesso a tecnologia de ponta que os profissionais terceirizados possuem. Empresas especializadas em terceirização estão sempre acompanhando as tendências da área e em constante crescimento técnico sobre novas linguagens que surgem no mundo da tecnologia. Isso porque é atrativo para as empresas oferecerem serviços mais avançados e trazer o que há de melhor no mercado para atender às necessidades dos clientes, influenciando diretamente no desenvolvimento e crescimento do negócio.

Por ser um mercado em que mudanças ocorrem em grande velocidade, é preciso estar por dentro dos lançamentos, buscando evitar se tornar obsoleto e trazendo novos recursos para que as organizações possam contar com o que o mercado tem a oferecer de melhor.

Em mercados cada vez mais competitivos, vale lembrar da importância de se aproveitar recursos e as soluções lançadas, já que podem trazer impactos positivos para a produtividade, ganho de qualidade, redução de custos e aumento da eficiência. Fatores estes que são fundamentais para o crescimento da sua empresa e a criação de vantagem competitiva com concorrentes.