fbpx

Você já trabalhou remoto? Apesar desse modelo de trabalho ainda gerar um certo preconceito ele está se tornando uma tendência e sendo adotado por várias empresas no Brasil.

Por isso decidi escrever esse artigo para você entender como o trabalho remoto funciona e porque é o melhor modelo de trabalho para o desenvolvimento de software.

Quais os tipos de negócios ideais para esse modelo?

Não temos um tipo de negócio ideal para o trabalho remoto, na verdade a maioria dos negócios  podem adotar esse modelo. No entanto, algumas empresas têm mais facilidade de se adaptar a esse modelo, como é o caso de empresas de desenvolvimento de software. 

Essas empresas tem a facilidade de se adaptar ao trabalho remoto por não precisarem propriamente de uma estrutura física, e isso possibilita uma redução de custos para a empresa.

Benefícios de quem trabalha remoto

Existem vários benefícios para quem trabalha remoto, vou citar 3 deles para você. Confira abaixo:

Trabalhar de qualquer lugar

Isso mesmo, de qualquer lugar. Mas você deve estar se perguntando se realmente isso ajuda? Claro que sim, porque para quem trabalha remoto a prioridade é se sentir bem e confortável no local em que vai trabalhar.

Agora pensando como empresa, a vantagem do Dev trabalhar de qualquer lugar é que realmente sua produtividade aumenta, pois falei anteriormente, ele vai trabalhar de qualquer lugar. O desenvolvedor pode estar viajando e ainda assim fazer as tarefas que tem no board.

Investir em projetos pessoais

Já que esse modelo de trabalho possibilita ao desenvolvedor escolher seus horários, ele vai conseguir destinar mais tempo a projetos pessoais.

É possível ele destinar esse tempo para estudos, atividades físicas e entre outras coisas.

Menos estresse diário

É isso mesmo, para quem trabalha remoto o nível de estresse diário diminui, porque o dev não vai precisar se preocupar com o estresse de sair de casa e voltar tarde, enfrentar trânsito na ida até a empresa e na volta para a casa.

Com a diminuição de estresse o dev consegue ter uma melhor qualidade de vida, isso também é benéfico para a empresa, já que o rendimento do desenvolvedor aumenta. 

Como controlar a produtividade de quem trabalha remoto 

Mas o trabalho remoto também não é só ”alegria”, para uma gestão de time remoto existem alguns prontos em que a empresa que adota esse modelo de trabalho tem que se preocupar, como:

Comunicação

Manter a comunicação entre a empresa e o prestador de serviço que está remoto é essencial. Pois tanto a empresa como a pessoa tem que estar a parte do está acontecendo no projeto. Então é importante sempre adotar um hábito de realizar reuniões conforme a necessidade de ambos, sendo reuniões semanais ou até mesmo mensais.

Existem diversas ferramentas que podem auxiliar e melhorar essa comunicação entre a empresa e o prestador de serviço remoto, como por exemplo Slack, Skype, Hangouts, entre outros.

Prazo

Um ponto muito importante é que ambos fiquem atentos a prazos e como anda o projeto, por isso é essencial que o gestor responsável pelo projeto e o dev estejam bem alinhados em como andam as etapas do projeto.

Para auxiliar com o prazo e acompanhar como o projeto está, pode-se utilizar o Scrum ou o Kanban. Essas duas ferramentas auxiliam bastante o gestor de projeto e o desenvolvedor, desta forma, ambos saberão como anda o projeto e o que já foi realizado.

Enfim, adotar o modelo de trabalho remoto pode ser muito vantajoso tanto para a empresa quanto para o desenvolvedor. Claro que existem alguns casos que esse modelo não consegue ser aplicado, por isso é importante analisar se sua empresa está bem alinhada culturalmente para adotar esse modelo de trabalho.

E ai, você também acha que o trabalho remoto é o futuro? Deixe nos comentários sua opinião ou se tiver alguma dúvida estamos a disposição 🙂

Entre com seus dados para a ligação.