fbpx

6 dicas para se dar bem no trabalho remoto

Negócios

Cada vez mais as empresas no Brasil vem acompanhando a tendência mundial do trabalho remoto.

Empresários estão entendendo que esse tipo de trabalho pode ser muito benéfico, tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Segundo um estudo da  Society for Human Resource Management, 68% dos profissionais acreditam que ter que ir até o escritório diminui a produtividade.

Porém, o fato de você não ter um local de trabalho para ir, pode trazer uma série de problemas que em um trabalho convencional você geralmente não encontra.

Durantes os dois primeiros anos de empresa, toda a equipe trabalhava remoto e foi com base nessa experiência que separei algumas dicas para você não se perder no meio de sua própria liberdade. Bora lá?

Estabeleça horários

A maior dificuldade de quando migrei para um trabalho remoto era diferenciar o horário de trabalho e horário de lazer.

Ao mesmo tempo em que estava constantemente disponível para trabalho até tarde, meus familiáres sempre achavam que eu não estava trabalhando.

Dessa maneira, no final do dia eu sempre me achava improdutivo, nunca finalizando o que precisava no trabalho mas mesmo assim muito cansado.

Por isso é importante criarmos uma rotina de horários (mesmo que seja flexível) para que consiga aproveitar bem seu dia.

É importante também avisar sua família sobre esses horários e combinar que durante esse período não poderá ser interrompido, assim você evita interrupções.

Tenha um “Home Office”

Trabalhar na cama pode parecer uma ideia boa de início, mas te garanto, não é legal e muito menos te faz bem.

Além da questão da postura, trabalhar na cama não vai dar o gatilho de que você mudou de descanso para trabalho, que o seu cérebro precisa. Assim você nunca vai conseguir se concentrar, sempre voltando a tirar aquele cochilo.

Tenha um espaço específico para trabalho, com uma boa mesa, uma boa cadeira e de preferência longe da sua cama.

É importante ter um local para seu trabalho remoto.

Fale com seu time frequentemente

Trabalhar remoto pode ser muito solitário, por isso é importante a utlização de ferramentas para a conversa com o time em tempo real.

Aqui na empresa utilizamos o Slack, Discord e Skype para reuniões e interações com o time, assim sempre que uma pessoa precisar de ajuda sobre um projeto ou quer tirar uma dúvida técnica, fica fácil a comunicação.

Outra dica importante para comunicação é utilizar as diárias do SCRUM para se comunicar com o time. Assim fica transparente o que cada um está fazendo dentro do time.

Powered by Rock Convert

Cuide do seu corpo

Com o trabalho remoto é ainda mais importante cuidarmos do nosso corpo, trabahando de casa geralmente ficamos horas e horas sentados em frente ao computador.

Dedique pelo menos 30 minutos do seu dia para praticar um exercício físico. Durante o seu “expediente” tente se levantar e praticar algum alongamento.

Não é porque você está trabalhando de casa que tem que ficar sentado o dia todo.

Desligue as distrações

No horário de trabalho, desligue todo o tipo de distração desnecessária, como por exemplo notificações de redes sociais, mensagens e de outros aplicativos.

Se você trabalha como freelancer ou algum tipo de prestação de serviço, é importante definir um horário de atendimento também, pois se não, você vai ficar o tempo todo parando para responder as pessoas, deixando sua produtividade lá embaixo.

Deixar apenas as notificacões de emergência ajuda você a focar no que realmente precisa ser feito.

Tenha um espaço alternativo de trabalho

E por último mas não menos importante, depois de 1 ano e 6 meses trabalhando remoto, encontrei o mundo perfeito mesclando escritório e o home office.

Assim, aqui na ez temos um escritório para ir, mas sempre que queremos/precisamos podemos trabalhar remoto.

Time da ez.devs
Escritório e time da ez.devs

Dessa maneira conseguimos aproveitar tanto os benefícios de ter um time alocado presencialmente (facilidade de comunicação, cultura do time, engajamento e entre outros) com os benefícios de se trabalhar remotamente (tempo para a família, menos tempo no trânsito, concentração).

E aí? Agora você se sente mais preparado para trabalhos remotos? Espero ter contribuído de alguma maneira e se tiver alguma dúvida deixe nos comentários.

Ah, e se tá procurando um trabalho misto (presencial + remoto), da uma olhada na nossa página de vagas, estamos contratando :).

Sobre o Autor

mm

Gabriel Malinosqui

Apaixonado por empreendedorismo e tecnologia.
Atualmente atuo como CEO na ez.devs e ajudo a empresas construirem seus produtos digitais

Entre com seus dados para a ligação.