Transformação digital e inovação: o efeito da tecnologia nas empresas

Negócios

Não são raros os casos de empresas que se vêem estagnadas. A frustração em não observar um avanço na companhia pode impactar diversos aspectos de uma operação. Por isso, é essencial não ser conservador na hora de pensar em melhorias. Para ajudar nisso, dois conceitos são essenciais no momento de se aprimorar: transformação digital e inovação. Ficou interessado? Entenda melhor a seguir!

Transformação digital

Antes de tudo, esse é um conceito que deve estar claro na mente de quem busca inovar. Hoje, boa parte das soluções para problemas em negócios pode ser resolvido por meio de ferramentas digitais. E é exatamente isso que tornou o conceito de transformação digital tão popular recentemente.

Ainda assim, mesmo que a aplicação de estratégias tecnológicas seja uma parte importante desse movimento, ele não se resume a isso. Na verdade, esse é um processo muito mais profundo de revolução da empresa. A transformação digital envolve mudanças de mentalidade, cultura e operação empresariais. Não à toa seus efeitos podem ser tão intensos.

Quando se trata deste conceito, falamos em uma proposta de revisão de tradições do negócio. Essa alteração parte das lideranças e vai até os colaboradores. Todos devem se alinhar a uma nova forma de ver o negócio, baseado principalmente na busca por agilidade e desempenho amplamente baseados na tecnologia. Na transformação digital, os recursos tecnológicos são o centro de tudo.

A transformação no mercado

Pode ser que o conceito da transformação digital não seja uma novidade. É possível que você já tenha ouvido sobre empresas concorrentes ou de outros setores que apostaram nessa mudança e não tenha levado a sério. É natural que, algumas vezes, mudanças tão drásticas possam ser vistas com suspeita. Mas saiba que essa não é uma tendência apenas de médios e pequenos negócios. 

Grandes empresas brasileiras como a Via Varejo e a Magazine Luiza já passaram por esse processo e são referências na transformação. Com apostas em diversas frentes, as marcas dessas empresas são vistas como grandes cases de sucesso. As inovações vão desde ferramentas de comunicação até aplicativos e sites.

Powered by Rock Convert

Além dos diversos benefícios, apostar em ferramentas digitais vem sendo uma saída para empresas contornarem a atual crise mundial. A digitalização de processos internos e externos têm se mostrado uma importante opção para alguns negócios. O home office e a maior utilização do e-commerce são apenas alguns dos exemplos disso.

É por isso que transformação digital e inovação caminham juntos. Afinal, este processo não é apenas um diferencial em relação à outras empresas, mas uma forma de estar atualizado e compreender as novas dinâmicas do mercado. 

Transformação digital e inovação

Agora, uma coisa já deve estar evidente: a transformação digital faz parte de um processo de renovação das formas de se produzir e trabalhar em uma empresa. Compreender isso é o primeiro passo para utilizá-la em benefício da sua própria empresa. Afinal, possuir um olhar que faça sentido com a nova realidade é indispensável.

Segundo o dicionário Michaelis, uma das definições para o verbo inovar é “introduzir novidades”. Não há nada que represente melhor a transformação digital do que isso. E não apenas pela mudança de mentalidade empresarial que ela agrega, mas porque sua startup estará firmando um compromisso com essa “introdução de novidades”.

Se sua empresa não consegue mais atingir metas ou aumentar os resultados, uma mudança tão drástica pode soar como um tiro no escuro. Contudo, é só olhar para o lado. Não faltam casos de empresas que melhoraram diversos aspectos da sua operação com a transformação digital. Ela pode causar um impacto que vai além dos números e atinge diretamente a satisfação dos funcionários e o ambiente de trabalho.

É a hora de transformar!

A produtividade e o desempenho de uma startup dependem de diversos fatores, e a transformação digital não é uma bala de prata. Mesmo assim, seu impacto se reflete positivamente em vários setores. Ela não funciona como uma interferência pontual, mas como um processo gradual de melhorias da dinâmica produtiva.

Por isso, se você está pensando em aderir à esse movimento, leve em conta que ele só funcionará se aplicado corretamente. Para que a transformação digital leve à inovação, é preciso que todo o seu time esteja engajado. Assim, a possibilidade de um bom resultado se torna cada vez maior.