fbpx

Tudo o que você precisa saber sobre alocação de desenvolvedores

Quando se fala em trabalho remoto diversos conceitos podem surgir na cabeça — tanto bons quanto ruins. Essa modalidade de serviço é muito comum na área de tecnologia, especialmente quando falamos de desenvolvimento. Apesar disso, é importante ponderar sobre como e porque adotá-la. Afinal, a alocação de desenvolvedores pode ocorrer tanto presencialmente quanto remotamente.

A decisão sobre o modelo de trabalho adotado pelo seu time de desenvolvedores deve levar em consideração diversos fatores. A demanda da empresa, sua capacidade física, condição financeira… Tudo isso é decisivo quando se pensa na melhor alternativa para seus devs.

Para concluir qual é a melhor forma de alocar esse grupo, é necessário se desprender de alguns conceitos que podem ser incorretos em relação aos dois modos de trabalhar. Para isso, a seguir você poderá compreender melhor como esses métodos funcionam e quais benefícios e as desvantagens eles podem ter.

Alocação presencial

Quando se pensa em uma startup, o modelo que muitos podem pensar é o de um local onde todos os colaboradores atuam presencialmente. Apesar dessa visão tradicional vir mudando nos dias de hoje, especialmente devido às novas formas de trabalho, a equipe inteiramente alocada no ambiente físico ainda é a realidade de diversos negócios. Mesmo nos setores de TI e desenvolvimento.

Local de trabalho

A alocação presencial demanda, antes de mais nada, uma estrutura física capaz de suportar as necessidades do seu time de desenvolvedores. Por isso, é preciso montar uma equipe que caiba dentro da realidade da sua empresa. Além disso, o negócio deve ser capaz de prover as ferramentas de trabalho necessárias para o desenvolvimento das atividades.

Acompanhamento

Nesses casos, é mais fácil ter noção de como seus colaboradores estão atravessando o processo e as estratégias utilizadas para concluir os serviços. Com a alocação presencial do time de devs, além de observar os resultados, é possível ter uma noção melhor de como eles atingiram as metas.

Comunicação

Outro fator a se considerar é a facilidade em se comunicar. Mesmo que existam diversas ferramentas digitais capazes de facilitar a comunicação a distância, muitas empresas podem achar mais cômodo seguir utilizando métodos analógicos. Isso dependerá da própria cultura empresarial e, às vezes, das necessidades da companhia.

Lideranças

O seu time de desenvolvedores precisa, a todo momento, bater metas e mostrar resultados. É parte do papel das lideranças incentivar isso. Muitas vezes o contato presencial facilita esses estímulos. A alocação presencial promove metodologias mais comuns de manter o time devs engajado e satisfeito.

Alocação remota

Essa forma de trabalhar com seus colaboradores é relativamente recente, já que depende drasticamente da tecnologia. Mesmo assim, já é amplamente utilizada e tem um apelo ainda maior nos setores de tecnologia. Essa tendência se dá especialmente quando falamos em desenvolvedores, já que a grande parte do serviço pode ser feito sem a necessidade de contato presencial — além de possuir diversos benefícios.

Economia

O motivo mais evidente de empresas adotarem a alocação remota é a diminuição de gastos fixos. Possuir um time de desenvolvedores remoto pode fazer uma grande diferença das despesas com o ambiente físico de trabalho, como contas de energia e água. Além disso, adotar uma equipe remota tem como consequência a oportunidade de buscar por um local menor, diminuindo gastos de aluguel, por exemplo.

Busca por talentos

Uma equipe remota pode desencadear em um número maior de possíveis funcionários, de qualquer lugar do país e até mesmo do mundo. Isso abre diversas possibilidades, especialmente porque a chance de encontrar talentos que façam o perfil da sua empresa só aumenta.

Com a maior utilização da comunicação assíncrona é preciso ter processos e direcionamentos muito bem definidos. Isso irá demandar não apenas uma boa estratégia, mas confiança na autonomia dos desenvolvedores remotos. Para entender melhor esse tipo de forma de se comunicar, você pode ler este artigo.

Afinal, qual a melhor alocação para desenvolvedores?

Essa é uma pergunta que sua empresa deverá responder sozinha. Contudo, se atente nas reflexões citadas neste texto. A alocação remota é uma ótima saída para médias e pequenas empresas por sua facilidade de adaptação física. Contudo, não é exclusiva desse tipo de negócios. Empresas grandes também podem utilizá-la como uma forma de trabalhar.

Vale pensar que os desenvolvedores podem realizar quase a totalidade do trabalho remotamente e isso não exclui a possibilidade de visitas, por exemplo. Tudo isso irá depender da forma com a qual sua empresa trabalha e, especialmente, a sua cultura. Vale sempre lembrar que opções de trabalho remoto dependem também da forma com a qual a empresa observa a relação com seus colaboradores.

Públicações relacionadas

Marketplace de talentos de tecnologia: o que você precisa saber

Você já ouviu falar sobre o marketplace de talentos de tecnologia? Esse novo modelo de negócios tem conquistado muitas empresas Ler o artigo completo

O futuro das relações de trabalho no mercado de tecnologia

As empresas precisam se adaptar! Quem trabalha no mercado de tecnologia sabe que as relações de trabalho mudaram, tendo em Ler o artigo completo

Contratar desenvolvedores: por que está ficando mais difícil para as startups?

A tarefa de contratar desenvolvedores tem se tornado um grande desafio para grande parte das startups. Com o grande aumento Ler o artigo completo

O que são organizações exponenciais?

Historicamente a grande maioria das empresas buscam um crescimento acelerado, afinal, crescimento (na maioria dos casos), traz aumento nos lucros Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos