Uma tendência nos negócios: saiba o que é transformação digital

Negócios

Smartphones, aplicativos de bancos, eletrodomésticos inteligentes… Essas podem ser algumas das ideias que vêm à cabeça quando se pensa: “o que é transformação digital?”. É claro, tudo isso é parte de uma mudança na forma em que as pessoas se relacionam com a tecnologia. Contudo, essa transformação trata de uma mudança estrutural dentro de empreendimentos.

O que é transformação digital?

Hoje, é muito difícil imaginar uma empresa que não possua canais de comunicação digitais. Essa noção é parte de uma tendência em valorizar a experiência do consumidor na jornada de compra. Contudo, o marketing digital é só parte de um processo muito mais complexo na dinâmica dos negócios.

A transformação digital é o nome dado a uma profunda transformação na atividade produtiva de uma empresa. Apesar do que pode parecer, esse movimento não é exclusivo de negócios do ramo de tecnologia, mas de todos que buscam um ambiente mais eficiente.

Essa estratégia não se resume a maior atuação dos setores de informática. Na verdade, o que se busca com a mudança é centralizar toda a operação na tecnologia, melhorando o desempenho por meio da praticidade que as ferramentas digitais podem oferecer.

Não à toa, quando a transformação digital é feita, todos os colaboradores devem ser incluídos na nova cultura empresarial, além de compreender o porquê dessa mudança. Para isso, é importante ficar claro que o objetivo não é apenas melhorar a experiência do cliente, mas diminuir a burocracia e a ineficiência dos processos corporativos, aumentando a sua velocidade e autonomia.

As dificuldades de transformar

Além de entender como começar a transformação digital, também é crucial conhecer os desafios que podem ser encontrados nesse processo. Afinal, nenhuma solução é absoluta e conhecer as dificuldades de fazer uma mudança é essencial.

  • Entenda sua demanda

A transformação digital, muitas vezes, é desenvolvida por empresas terceirizadas. Por isso, compreender suas necessidades é o primeiro passo para atingir os resultados desejados. É essencial conseguir comunicar precisamente o funcionamento dos processos dentro da empresa. Só assim é possível torná-los mais eficientes.

  • Não fique para trás

É possível passar por uma transformação digital em empresas dos mais diversos portes. Compreender seu mercado é essencial. Ainda assim, é necessário ter consciência das particularidades do seu negócio e não se basear exclusivamente pela concorrência. Estar à frente pode ser decisivo e um diferencial na satisfação do cliente.

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  • Defina boas métricas

Calcular os benefícios gerados pela transformação digital é um processo que deve demandar muito cuidado. Criar as métricas corretas é a única forma de concluir se houve algum efeito positivo no desempenho e na satisfação dos clientes.

  • Não deixe de se atualizar

Uma vez que a transformação esteja implantada, ainda é  preciso estar sempre ativo. A manutenção das ferramentas digitais demanda uma equipe que esteja sempre atualizada e buscando aumentar cada vez mais a eficiência dos processos centralizados no digital.

Conheça os cases bem-sucedidos

Hoje, o Brasil um terreno fértil para a aplicação e ampliação da transformação digital. Não faltam exemplos de grandes empresas que viram a oportunidade da mudança como forma de criar uma vantagem em relação à concorrência. Conhecer alguns desses exemplos pode ajudar a entender melhor o que é transformação digital e como ela pode impactar seu negócio.

  • Magazine Luiza

A empresa precursora do e-commerce no país não poderia ter ficado pra trás na transformação digital. Além da persona bem humorada conhecida como Lu nas redes sociais, a empresa ainda possui um laboratório de inovação — o Luiza Labs. 

Unindo a modernização com a tradição da empresa, o Magazine Luiza soube mesclar a cordialidade do seu atendimento na loja física com novidades digitais. Automatização das vendas, compra digital com retirada presencial e uma plataforma de comércio eletrônico são só alguns dos processos digitais aplicados pela companhia. 

  • Via Varejo

Dona das marcas Casas Bahia e Pontofrio, a rede varejista também passou pela transformação. Com um trabalho desenvolvido pelas lideranças em conjunto com os colaboradores, a empresa conseguiu aumentar a dinamicidade dos seus processos. 

O banQI é um exemplo de iniciativa da empresa. O banco digital foi criado, em parceria com a startup AirFox. O objetivo da criação foi acompanhar a tendência de bancos digitais para facilitar o pagamento dos carnês e melhorar a experiência dos clientes.

Sem tempo a perder

É uma questão de tempo até que o digital seja o centro das operações em qualquer empresa. E não é necessário ser uma grande varejista para iniciar o processo. Hoje, diversas startups já prestam serviços de tecnologia que são o primeiro passo para a transformação digital.

Conhecendo seu produto e a dinâmica da sua empresa, é possível encontrar a opção mais viável para começar o processo e, então, dar início a uma nova cultura produtiva dentro do negócio. A transformação digital já chegou, e é apenas uma questão de tempo até que ela seja essencial para a maioria das empresas.