fbpx

Vaga de desenvolvedor front-end: o que saber para se candidatar?

Um time de tecnologia é composto por profissionais de diversos perfis. Nesse texto, focaremos no desenvolvedor front-end.

O desenvolvedor front-end é o profissional responsável pela construção, manutenção e aprimoramento das interfaces dos aplicativos, ou seja, a parte com a qual os usuários interagem diretamente. Sendo assim, podemos dizer que ele tem um papel de grande importância: o de criar um ambiente que seja o mais simples e o mais prático possível e que também seja completo e intuitivo, proporcionando uma experiência agradável ao usuário.

 Para exercer essa função, muitos consideram necessário o conhecimento de linguagens como HTML, JavaScript e CSS e de uma boa quantidade de frameworks, ficando atento, principalmente, para as mais usadas no momento em que você está buscando por determinada vaga . Também podemos dizer que conhecimentos e experiências voltados à parte visual acrescentam muito para o desenvolvedor front-end, como, por exemplo, noções de Web Design e Photoshop.

Se você está à procura de uma vaga para desenvolvedor front-end, ou quer estar preparado para quando a oportunidade aparecer, confira algumas dicas para que as suas chances de sucesso sejam cada vez maiores:

 Crie seu próprio portfólio

Mostrando suas habilidades e seu conhecimento por meio da exposição de seus trabalhos, a análise dos recrutadores fica mais fácil e completa. Um portfólio completo e feito com cuidado e empenho pode ser um grande diferencial para a sua candidatura. Vale até criar um site próprio para expor seus projetos anteriores, o que proporcionaria mais pontos ainda e também faria parte do próprio portfólio!

  •  Preencha seu portfólio

Embora a estrutura e a aparência dele sejam importantes, seu conteúdo também faz toda a diferença! Qualquer projeto pode fazer parte de seu portfólio: os feitos para grandes empresas, para clientes menores, os feitos como trabalho voluntário, como freelancer, etc. Mostre para os recrutadores a qualidade do seu trabalho e os problemas que você é capaz de resolver.

  •  Participe de projetos open source

Nos projetos open source, os códigos-fonte podem ser modificados por qualquer desenvolvedor, profissional ou não, que tenha interesse em trabalhar neles. Sua participação pode ser enriquecedora pois aprimora suas habilidades de desenvolvimento e de trabalho em equipe, além de aumentar sua rede de contatos com outros desenvolvedores que podem te ajudar eventualmente. Uma forma de encontrar tais projetos é pela ferramenta Explore da plataforma GitHub, da qual falaremos a seguir.

  •   Divulgue seus códigos no GitHub

Sendo essa uma ferramenta muito importante, que serve como local de colaboração e aprendizado, é importante que você se habitue a usá-la. O GitHub também serve como plataforma para divulgar trabalhos, podendo ser utilizado como uma segunda opção de portfólio, menos personalizada, mas bastante proveitosa. Além disso, a participação constante em contribuições na plataforma deixa evidente a regularidade de seu trabalho e da busca constante por mais conhecimentos e recursos.

Busque sempre estudar e aprender

Acompanhar a evolução das tecnologias e as notícias relacionadas ao universo da programação, especificamente do front-end, é muito importante para que você possa sempre inovar em seus projetos, buscando sempre os melhores recursos para cada situação. Dessa forma, você pode se destacar em entrevistas ou processos seletivos por mostrar que está sempre se informando.

Busque mais qualificação

Embora o conhecimento prático e o que pesquisamos para aplicar no trabalho seja de grande valia, a realização de cursos e a participação em eventos relacionados à área de tecnologia, ou até mesmo de negócios, sempre contará pontos a mais para suas disputas por vagas. E enquanto as oportunidades de desenvolvedor front-end não surgem, por que não buscar recursos para aumentar suas chances, não é? Conhecimento nunca é demais!

Esteja atento ao surgimento de vagas

Acompanhe sempre canais de divulgação de oportunidades de emprego e também os canais de comunicação das empresas pelas quais você se interesse. Dessa forma, você não deixará passar as ótimas oportunidades que vierem a aparecer. Afinal, de que adianta tanta qualificação se perdermos boas chances? Não durma no ponto!

Conheça seu futuro local de trabalho

Quando se candidatar para uma vaga, busque conhecer o máximo possível da empresa, que tipo de serviços são prestados por ela, que métodos e tecnologias são usados em seu dia a dia, dentre outras informações. Dessa forma, você pode avaliar como seus conhecimentos podem contribuir para o serviço da empresa, quais deles podem ser vistos como diferenciais pelos recrutadores, além de demonstrar um interesse maior por se informar sobre a corporação.

Prepare-se para as entrevistas

Para o cargo de desenvolvedor front-end, além dos conhecimentos técnicos, é importante demonstrar suas habilidades interpessoais, ou Soft Skills, como habilidade de comunicação e de interpretação, importantíssimas para o trabalho em equipe. Como desenvolvedores front-end costumam fazer parte de equipes estratégicas, demonstrar conhecimento sobre metodologias ágeis, visão panorâmica sobre os projetos e habilidades de adaptação podem te destacar em relação aos seus concorrentes. Para se preparar para as entrevistas técnicas, dê uma olhada nestes dois artigos do nosso blog, que você pode acessar aqui e aqui.

 Agora que você já sabe o que precisa para se preparar para uma vaga de desenvolvedor front-end, confira em nosso site algumas das vagas disponíveis!

Desejamos muita sorte e muito sucesso em sua carreira!

Públicações relacionadas

Vaga de JavaScript: como recrutar o candidato ideal

O uso da linguagem de programação JavaScript tem crescido nos últimos anos, já que vem se tornando cada vez mais Ler o artigo completo

Contratação PJ: quais as vantagens para desenvolvedores?

Quantas vezes você recusou uma proposta interessante só porque ela se encontrava no regime PJ? Neste texto desmistificamos algumas ideias Ler o artigo completo

Desenvolvimento de Software: O que analisar antes de escolher um projeto para trabalhar

Trabalha com desenvolvimento de software? Confira dicas para te ajudar a analisar propostas e escolher o projeto ideal para se Ler o artigo completo

Práticas para se destacar em sua carreira de desenvolvimento
práticas para se destacar na carreira de desenvolvimento

Para conquistar a vaga dos sonhos, é preciso se destacar no mercado de trabalho. Isso acontece em todas as áreas Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos