fbpx

Vaga de desenvolvimento: como se preparar para conseguir uma

O mercado de trabalho na área de tecnologia vem crescendo muito, o que torna comum se deparar com uma vaga de desenvolvimento (ou várias delas) ao entrar em sites de vagas de emprego ou em plataformas como o LinkedIn, por exemplo. Por outro lado, as empresas vêm tendo dificuldades para contratar profissionais da área, especialmente por conta do grande número de vagas disponíveis.

Se você é uma pessoa desenvolvedora que está se inserindo no mercado de trabalho, ou se estiver simplesmente procurando uma nova vaga de desenvolvimento para ocupar, este artigo traz dicas para que você dispute a próxima oportunidade com uma melhor preparação. Confira a seguir:

Melhore suas hard skills

Hard skills são os conhecimentos técnicos necessários para o trabalho. Consequentemente, eles variam de acordo com a vaga que está em aberto e com a função a ser exercida por quem ocupá-la. 

Para uma vaga de desenvolvimento front-end, por exemplo, é importante aprender as linguagens de programação mais comuns da área, que são JavaScript, HTML e CSS, além de conceitos importantes para a construção de interfaces de usuário, como o de UX (experiência de usuário).

No caso de oportunidades em desenvolvimento back-end, por outro lado, as linguagens voltadas para este tipo de programação são .NET, PHP, Python, Java, dentre outras. Para este segmento também é fundamental saber usar tecnologias de banco de dados, como MySQL, PostgreSQL ou Oracle, por exemplo, já que são recursos utilizados constantemente por pessoas desenvolvedoras back-end.

Por fim, se estivermos falando de uma vaga de desenvolvimento full-stack, além dos conhecimentos necessários para pessoas desenvolvedoras back-end e front-end, é importante que se tenha conhecimentos que te auxiliem a lidar com o projeto como um todo, como noções de uso de ferramentas de controle de versão e noções de gestão de projetos, por exemplo.

Também é interessante buscar que tecnologias são utilizadas ou desenvolvidas pela empresa desejada e estudar seu funcionamento, o que permite um melhor direcionamento de seus estudos em hard skills e demonstra um maior interesse pela empresa a seus tech recruiters.

Não se esqueça das soft skills!

Essas são as habilidades que não possuem relação direta com o trabalho em si, mas que fazem toda a diferença no dia a dia de um ambiente de trabalho. Algumas soft skills importantes para quem pretende ocupar uma vaga de desenvolvimento são: comunicação, já que pessoas desenvolvedoras normalmente trabalham em equipes; flexibilidade e resiliência, pois mudanças repentinas acontecem com certa frequência na profissão; organização e gestão de tempo, já que muitos projetos demandam muito serviço para prazos relativamente curtos; dentre outras habilidades.

Tais habilidades, ao contrário das hard skills, nem sempre podem ser demonstradas através de diplomas e certificados. Muitas delas nem podem ser avaliadas em processos seletivos, inclusive. No entanto, já que elas são muito importantes para o cotidiano de uma pessoa desenvolvedora, procure observá-las em seu dia a dia, seja no trabalho ou não, a fim de perceber que pontos podem ser melhorados e como você pode deixá-las mais fortes. 

Busque mais conhecimento

Conhecimentos além dos unicamente ligados às linguagens de programação são importantes para que você se destaque para conseguir uma vaga de desenvolvimento. Ter noções sobre qualidade de código e sobre controle de versão, ainda que não tenham a ver com uma linguagem de programação específica, é muito importante para apresentar trabalhos mais eficientes e fáceis de compreender.

Para quem deseja ir além e se tornar um desenvolvedor pleno ou sênior, conhecimentos em gestão de projetos, liderança, mercado e negócios também são essenciais para progredir na carreira de desenvolvimento.

Monte um portfólio

Apresentar um portfólio bem feito a uma equipe de recrutamento pode ser um diferencial e tanto. Para uma vaga de desenvolvimento, especialmente, é possível que a própria pessoa desenvolvedora crie o site em que se hospedará seu portfólio, servindo como uma demonstração extra de suas habilidades. 

Seus códigos e demais trabalhos também podem ser publicados em forma de portfólio na plataforma GitHub, muito usada por profissionais de desenvolvimento, e que possui diversas funcionalidades que tornam mais fácil e prático o cotidiano da profissão.

Contribua para um projeto open source

Projetos open source, ou de código aberto, são aqueles que ficam disponíveis para que qualquer pessoa desenvolvedora possa contribuir. Ao participar do desenvolvimento de um projeto como esse, você poderá aprender ao observar o trabalho de colegas de profissão, além de poder mostrar suas habilidades ao solucionar algo pendente no desenvolvimento do software ou trazer algo que facilite seu funcionamento, por exemplo.

Capriche no currículo

Muitas vezes, o currículo é o documento que causa uma primeira impressão a um recrutador. Dependendo do caso, um currículo mal estruturado pode fazer com que você perca a oportunidade de uma vaga. Portanto, se esforce para fazer um currículo esteticamente agradável, que possua todas as informações pertinentes, e da forma mais resumida possível. Evite dados ou informações que sejam irrelevantes para a vaga de desenvolvimento que você pretende disputar.

Participe de eventos de tecnologia

Eventos relacionados a tecnologia são excelentes para estudantes e profissionais da área. Afinal, nele é possível aprender mais com palestras, workshops e afins, além de ser uma excelente oportunidade para fortalecer seu networking. Contatos feitos em tais eventos podem ser importantes para indicações para vagas, por exemplo.

Buscar oportunidades e disputar uma vaga de desenvolvimento é um desafio e demanda esforço de quem deseja conquistar um lugar em uma empresa. Portanto, respire fundo, prepare-se o quanto puder e muito boa sorte em seus processos seletivos!

Públicações relacionadas

Salário para desenvolvedores em 2021
Salário para atuar como desenvolvedor em 2021

Confira neste artigo quais são os salários que um desenvolvedor pode receber em 2021.

Como melhorar suas soft skills e hard skills e acelerar o seu desenvolvimento
Soft skills e hard skills para acelerar o seu desenvolvimento

Conheça algumas práticas que podem te ajudar a melhorar suas soft skills e hard skills como desenvolvedor e te ajudar Ler o artigo completo

Contratação PJ: quais as vantagens para desenvolvedores?

Quantas vezes você recusou uma proposta interessante só porque ela se encontrava no regime PJ? Neste texto desmistificamos algumas ideias Ler o artigo completo

Desenvolvimento de Software: O que analisar antes de escolher um projeto para trabalhar

Trabalha com desenvolvimento de software? Confira dicas para te ajudar a analisar propostas e escolher o projeto ideal para se Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos