fbpx

Vagas de desenvolvimento: como diminuir o tempo de contratação

Um bom processo de recrutamento e seleção é essencial para qualquer empresa que visa garantir a qualidade alta de um time. Por isso, ao ter vagas de desenvolvimento a serem preenchidas, é importante levar em consideração algumas métricas que indicam a qualidade do processo, como o tempo de contratação da pessoa desenvolvedora.

O tempo de contratação pode ser muito útil para mostrar se o processo está otimizado, se a marca empregadora está forte e se as etapas estão acontecendo da melhor forma possível, por exemplo. Além disso, ter um tempo de contratação reduzido implica à empresa menores custos e maior produtividade. Pensando nisso, abordaremos nesse artigo dicas que podem auxiliar no preenchimento de vagas de desenvolvimento.

Marca empregadora

Antes mesmo de começar a busca para encontrar o candidato ideal para vagas de desenvolvimento, seja por LinkedIn ou outras redes sociais, lista de candidatos, entre outros, é importante saber a importância da marca empregadora. Ao criar um ambiente agradável de se trabalhar, com uma cultura clara, bons benefícios, entre outros, sua empresa se torna mais atraente aos candidatos em potencial. Além disso, quando os funcionários gostam do local em que trabalham, acabam fazendo uma publicidade de sua empresa de forma espontânea, o que pode trazer novos olhares para a empresa. Quando mais candidatos em potencial conhecem a sua empresa e possuem interesse em trabalhar nela, há mais opções ao contratar profissionais e mais chances de diminuir o tempo de contratação.

Essa satisfação com o trabalho gerada pela marca empregadora também faz com que o profissional tenha uma tendência maior de permanecer na empresa por mais tempo, diminuindo, assim, a necessidade de contratação gerada por turnover.

Comunicação eficiente

Ao ter vagas de desenvolvimento disponíveis, é necessário avaliar como será feita sua divulgação. Existem diversas opções de divulgação, como sites de vagas, redes sociais e site da empresa. Por isso, analise quais delas serão mais assertivas de acordo com o perfil dos candidatos em potencial. Por exemplo, o perfil que você deseja alcançar está nas redes sociais? Se sim, quais? Que tipo de conteúdo consome? Ao realizar essa análise, a comunicação pode se tornar mais eficiente, auxiliar a encontrar os candidatos desejados e contribuir para diminuir o tempo de contratação.

Vaga atraente

As vagas de desenvolvimento precisam chamar a atenção dos candidatos em potencial. Assim, além da divulgação do título da vaga, é interessante apresentar um breve descritivo sobre as atividades, responsabilidades e desafios do contratado. Aproveite a oportunidade para apresentar mais sobre a empresa, seus valores, cultura, benefícios e demais informações que façam o profissional ficar interessado.

Uso da tecnologia

A tecnologia pode ser essencial para facilitar processos e facilitar o preenchimento de vagas de desenvolvimento.  Através dela, é possível contatar possíveis candidatos, realizar um filtro nos currículos com base nos requisitos necessários para a vaga, criar um banco de dados com possíveis talentos, acessar e/ou criar comunidades de desenvolvedores para facilitar o contato com pessoas desenvolvedoras, etc. A utilize ao seu favor!

Critério para entrevistas

A entrevista exige bastante tempo dos profissionais de recrutamento e seleção e também dos gestores da empresa. Por isso, antes de encaminhar um candidato para uma entrevista, realize testes para avaliar seu nível técnico, avalie seu currículo, analise seu histórico profissional e conquistas para verificar se ele realmente atende os requisitos da vaga. O tempo poupado ao não entrevistar candidatos que não atendem os requisitos básicos pode ser precioso.

Envie feedbacks

Quando um candidato se aplica a uma vaga, ele cria expectativas pela possibilidade de contratação. Por isso, mesmo se ele não for o selecionado, é importante oferecer este retorno e, se possível, explicar o porquê da decisão para que ele possa continuar se desenvolvendo. Segundo um estudo do LinkedIn, um candidato tem quatro vezes mais chances de considerar uma empresa para uma futura oportunidade quando é oferecido a ele um feedback construtivo. Se tratando da importância de diminuir o tempo de contratação, esse bom relacionamento pode ser de extrema importância futuramente.

Encontre os gargalos do seu processo seletivo

Ao realizar processos seletivos para vagas de desenvolvimento, será possível averiguar quais são as etapas que mais estão demandando tempo da equipe. Por isso, é importante verificar os motivos dessa demanda e quais são as oportunidades de melhoria.

Conte conosco!

Nosso ecossistema permite que você encontre talentos que tenham fit com a sua empresa em um período de tempo muito menor do que em outros tipos de alocações de profissionais. Assim, você não perde tempo tentando encontrar os talentos ideais e não corre o risco de contratações erradas.

Públicações relacionadas

Employer Branding: Como a sua cultura pode atrair devs

Você já parou para pensar que sua empresa pode estar afastando os talentos ao invés de atraí-los? Em um período Ler o artigo completo

Time de tecnologia: Tenha uma visão mais ampla para escalar seu produto

Para vencer os desafios de escalar o produto da sua startup, ter um time de tecnologia multidisciplinar e ágil é Ler o artigo completo

Tenha um time de tecnologia de alta performance

Para garantir o bom desenvolvimento de um time de alta performance no desenvolvimento de um projeto de tecnologia, é necessário Ler o artigo completo

As novas relações entre desenvolvedores e as empresas

A busca incessante por pessoas que trabalham no setor de tecnologia fez com que estes profissionais ditassem, a partir de Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos